O que acontece na primeira infância?

Perguntado por: igonzaga . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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A primeira infância compreende a fase dos 0 aos 6 anos e é um período crucial no qual ocorre o desenvolvimento de estruturas e circuitos cerebrais, bem como a aquisição de capacidades fundamentais que permitirão o aprimoramento de habilidades futuras mais complexas.

Inicia-se nesta fase o aprendizado das regras de convivência: o que pode e o que não pode, o que é seu e o que é do outro, entenderá que tem sua oportunidade para falar e deve respeitar quando outro o faz, e assim por diante. É um longo processo que parte das situações mais elementares para as mais complexas.

A Primeira Infância pode ser traduzida como uma fase de pura descoberta e aprendizado. Essa etapa, que compreende os primeiros anos de vida de uma criança (do nascimento até o 6º aniversário), exige atenção especial dos pais, responsáveis, cuidadores e educadores.

A boa relação emocional entre pais e filhos no desenvolvimento na primeira infância – até os 3 anos – tem o maior impacto. Ao confiar no adulto, a criança aprende a regular suas emoções, explorar o mundo com confiança e se comunicar. Crianças apoiadas têm mais chances de serem adultos positivos e seguros.

Trata-se da primeira fase do desenvolvimento cognitivo, correspondendo mais ou menos aos dois primeiros anos de vida da criança. Nesse período, o bebê percebe o mundo pelos órgãos sensoriais — aquilo que existe para ele é o que pode ser visto ou tocado.

Elas aparecem desde o nascimento e vão sendo refinadas até atingirem sua forma madura. O desenvolvimento desse tipo de percepção é fundamental para a aquisição das percepções complexas. São classificadas como percepções simples a percepção visual, auditiva, tátil, olfativa e gustativa e proprioceptiva ou cinestésica.

Entendendo as 4 fases da infância

  • Primeira infância. ...
  • Fase pré-escolar. ...
  • Período de latência. ...
  • Estágio da puberdade.

No período primeira infância, é alçada ao posto de atividade dominante a atividade objetal. Os períodos seguintes são marcados pelo jogo de papéis e atividade de estudo. Por fim, na adolescência, a comunicação íntima pessoal e a atividade profissional de estudo são as atividades que guiam o desenvolvimento psíquico.

As características da infância que se destacam nessa fase são descobertas, engenhosidade e curiosidade. Além disso, eles têm controle total dos esfíncteres e de seu auto cuidado, sendo mais independentes.

Desde o nascimento, Freud afirma que a primeira fase de desenvolvimento de uma criança se concentra na região oral. Tendo como exemplo principal foco a amamentação da mãe, a criança obtém prazer no momento da sucção e sente satisfação com a nutrição proporcionada pelo ato.

Fazer com que as crianças consigam desenvolver suas capacidades é um dos papéis da escola na primeira infância. Isso porque, a partir de um bom planejamento educacional, elas conseguirão ampliar suas habilidades: escrita, corporal, oral, científica, matemática, musical, entre outros.

O desenvolvimento infantil é um processo gradativo; ele possui várias fases. Cada criança é um ser único, por isso é preciso respeitar o seu tempo e suas necessidades. O excesso ou a falta de estímulos pode interferir nesse processo, levando a dificuldades futuras.

Principais mudanças na primeira infância
Com o desenvolvimento motor, logo no primeiro ano as crianças começam a dar os primeiros passinhos, usar as mãos para agarrar e segurar objetos. Quando se desenvolvem um pouco mais, começam a imitar sons semelhantes a palavras e imitar o que outras pessoas fazem e falam.

Para que o cérebro da criança se desenvolva com qualidade, ela precisa de três tipos de experiências ou vivências básicas e integradas: as sensoriais, as emocionais e as motoras. O cérebro precisa dos estímulos sensoriais porque tudo chega a ele através dos sentidos.

Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget

  1. Estágio sensório-motor. Faixa etária: do nascimento aos 18-24 meses de idade. ...
  2. Estágio pré-operatório. Faixa etária: dos 2 aos 7 anos de idade. ...
  3. Estágio operatório-concreto. Faixa etária: dos 7 aos 11 anos de idade. ...
  4. Estágio operatório-formal.

O desenvolvimento infantil para a teoria de Piaget considera 04 fases no que diz respeito a cognição, que são: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Nessa fase a criança desenvolve a competência de manter a concentração em sensações e movimentos.

Especialmente na primeira infância, a aprendizagem é fortemente influenciada por todo o meio onde a criança se encontra e com o qual interage. A criança aprende no ambiente de seus relacionamentos, que por sua vez afetam todos os aspectos de seu desenvolvimento.

A percepção é um processo que se realiza em três fases: selecção, organização e interpretação.

De acordo com Vigotski, no período compreendido pela primeira infância, o mundo externo seria percebido de um modo primitivo, qualitativamente diverso, sendo a percepção do espaço orientada, em três momentos respectivos, pela boca, pelo tato e pela vista.