O que acontece na morte por queda?

Perguntado por: tduarte . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.3 / 5 7 votos

É a completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro. Isto significa que, como resultado de severa agressão ou ferimento grave no cérebro, o sangue que vem do corpo e supre o cérebro é bloqueado e o cérebro morre.

Algumas pessoas o descrevem como uma sensação nítida de que se estar caindo, ou perdendo o equilíbrio, o que nos leva a acordar assustados, enquanto outros o descrevem como um “choque elétrico” percorrendo o corpo.

Em quedas ou colisões - sejam no ar com outro avião ou em terra com prédios, por exemplo - a impressão que se tem é que dificilmente alguém sairá vivo. Porém, dados estatísticos em diversas pesquisas apontam que a chance de sobrevivência em um acidente aéreo é de, no mínimo, 90%.

A queda livre de corpos é considerada um Movimento Uniformemente Variado, pois todos os corpos sofrem aceleração da gravidade. A aceleração da gravidade corresponde a 9,8 m/s², isto quer dizer que um corpo em queda livre aumenta sua velocidade em 9,8 m/s a cada 1 segundo.

Foram identificadas as seguintes consequências: fraturas, imobilização, lesões de tecidos moles, contusões, entorses, feridas e abrasões, lesões musculares e neurológicas, surgimento de outras doenças, dor, declínio funcional e da atividade física, atendimento médico, hospitalização, reabilitação, medo de cair, ...

Relaxe o corpo. Se os seus joelhos e cotovelos estiverem travados e os seus músculos, rígidos, o impacto da queda causará mais dano aos seus órgãos vitais. Não se mantenha tenso. Faça o possível para manter o corpo relaxado para que, ao atingir o solo, esteja mais preparado para receber o impacto.

audição

Vocês sabem qual é o último sentido que perdemos quando nós morremos? A audição. Segundo pesquisas da Universidade da Columbia Britânica, no Canadá é possível que o cérebro humano responda aos estímulos sonoros quando estão a beira da morte.

Essa respiração pode continuar por horas e frequentemente significa que a morte ocorrerá em horas ou dias. No momento da morte, pode acontecer que alguns músculos se contraiam e que o peito se mexa como se estivesse respirando.

Vf² = Vo² ± 2ad, em que:

  1. Vf — velocidade final do objeto em m/s;
  2. Vo — velocidade inicial do objeto em m/s;
  3. a — aceleração em m/s²;
  4. d — distância percorrida dada em metros.

Por quando tempo devo observar a criança após a queda? A primeiras 12 horas após o trauma são mais importantes. Isso porque se houver um sangramento arterial dentro da cabeça, e a criança pode evoluir para coma e até óbito devido a compressão rápida do cérebro.

Considera-se queda quando o paciente é encontrado no chão ou quando, durante o deslocamento, necessita de amparo, ainda que não chegue ao chão.

A queda livre é, portanto, um movimento descrito pelos corpos, abandonados a uma certa altura, que acontece exclusivamente pelo efeito da gravidade local. Nesse tipo de movimento, desconsideramos o efeito das forças de arraste ou atrito.

A taxa de queda de um corpo depende de dois fatores: seu peso e resistência do meio em que ele se desloca. Segundo Aristóteles: “Um dado corpo move-se numa dada distância num dado tempo; um corpo mais pesado move-se na mesma distância em menos tempo, sendo este tempo inversamente proporcional aos pesos.

Considerando que um corpo próximo da superfície terrestre, sujeita à aceleração da gravidade de 10 m/s2, é abandonado e depois de 2 segundos atinge o solo, de qual a altura o corpo sofreu queda livre? Portanto, um corpo abandonado de uma altura de 20 metros chega ao chão em 2 segundos.

As complicações mais graves são fraturas ou traumatismo craniano, além da possibilidade de desenvolver o medo de cair novamente.

A principal problemática relacionada às quedas é a ocorrência de danos ao paciente, que acontecem em aproximadamente 30 a 50% dos casos incluindo escoriações, hematomas, contusões, fraturas de fêmur, quadril e traumas de crânio, podendo levar o paciente ao óbito nos casos mais graves 2.

Apesar de ser a segunda causa de lesão mais freqüente, o acidente automobilístico é a principal causa de morte relacionada ao trauma na faixa etária de 65 a 75 anos9,17,18 Os homens são mais susceptíveis ao trauma quando dirigem veículos automotivos, enquanto as mulheres estão mais expostas à injúria quando estão na ...