O que acontece na infância não fica só na infância?

Perguntado por: lperalta5 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 20 votos

A infância é a fase crítica do desenvolvimento, é nela que nossas crenças vão se formando e essas crenças guiarão nossos comportamentos e a forma de pensar e sentir.

Já dizia Freud e Jung, o que a gente vive na infância impacta o resto dos nossos dias. É tão importante olharmos pra isso! Não basta sabermos, racionalmente, que nossos pais deram o seu melhor, que estavam em desequilíbrio, que não sabiam o que estavam fazendo quando te trataram de uma determinada forma.

Principais mudanças na primeira infância
Com o desenvolvimento motor, logo no primeiro ano as crianças começam a dar os primeiros passinhos, usar as mãos para agarrar e segurar objetos. Quando se desenvolvem um pouco mais, começam a imitar sons semelhantes a palavras e imitar o que outras pessoas fazem e falam.

Algumas dessas consequências podem incluir problemas de saúde mental, relacionamentos interpessoais difíceis, baixa autoestima e até mesmo problemas de saúde física. Quando uma criança sofre um trauma, isso pode afetar seu desenvolvimento ao longo da vida.

A personalidade é formada na primeira infância, até os 2, 7 ou 14 anos, dependendo da linha de pesquisa. De acordo com Holland, ela é fruto da genética, das experiências nessa fase da vida e a influência das figuras parentais. Em síntese, o importante é que na vida adulta a personalidade está formada.

A infância é a etapa inicial da vida compreendida entre o nascimento e os 12 anos de idade. As experiências vividas nesse período são cientificamente reconhecidas por afetar profundamente o desenvolvimento físico, mental, social e emocional dos indivíduos.

A infância é a fase crítica do desenvolvimento, é nela que nossas crenças vão se formando e essas crenças guiarão nossos comportamentos e a forma de pensar e sentir. Nos primeiros 36 meses de vida, o cérebro chega ao ápice de conexões neurais, ultrapassando a quantidade de conexões ...

Traumas de infância: Consequências e Como Superar com a...

  • 1- Invalidação constante de sentimentos.
  • 2- Abusos físicos ou psicológicos.
  • 3- Bullying e agressões.
  • 4- Abandono ou rejeição.
  • 5- Relacionamentos problemáticos na família.

A acusação só serve para nos deixar infelizes. Nossos problemas de ordem física, emocional e mental são fruto de cinco feridas que trazemos da infância: rejeição, abandono, humilhação, traição e injustiça.

A primeira infância compreende a fase dos 0 aos 6 anos e é um período crucial no qual ocorre o desenvolvimento de estruturas e circuitos cerebrais, bem como a aquisição de capacidades fundamentais que permitirão o aprimoramento de habilidades futuras mais complexas.

A criança de hoje é um “nativo digital” porque nasceu nesse contexto tecnológico completamente disponível para ser utilizado por eles e com eles. Desde muito pequenos são convidados a usar a tecnologia para criar, explorar, construir, entreter-se, expressar-se e se comunicar com os outros.

As características da infância que se destacam nessa fase são descobertas, engenhosidade e curiosidade. Além disso, eles têm controle total dos esfíncteres e de seu auto cuidado, sendo mais independentes.

Após Sua Ressurreição, Jesus se encontra com Seus discípulos. Eles estão todos feridos, machucados, decepcionados com si mesmo, porque abandonaram o Mestre, não foram fiéis até o fim.

  1. Entenda que você é a soma de todas as suas experiências. ...
  2. Fortaleça sua autoestima. ...
  3. Construa uma rede de apoio. ...
  4. Não perpetue o sofrimento com seus filhos. ...
  5. Tente perdoar quem lhe feriu. ...
  6. Tire da experiência negativa algo benéfico. ...
  7. Busque ajuda quando o fardo for pesado demais.

A infância é o período em que as pessoas começam a ter contato com outras pessoas, fora do ambiente familiar, e têm a oportunidade de desenvolver a própria personalidade, conhecer o que sente e compreender a sua identidade como um indivíduo.

FALTA DE AFETO NA INFÂNCIA PODE ATRAPALHAR RELACIONAMENTOS NA VIDA ADULTA. Se nossos pais, por exemplo, eram muito preocupados em suprir as necessidades materiais e financeiras ou não sabiam como nos oferecer carinho e apoio emocional, tendemos a repetir isto ao longo da vida no nosso jeito de amar outras pessoas.

Segundo o trabalho, os neurônios jovens que nascem constantemente nos cérebros infantis bagunçam as memórias, fazendo com que elas se percam. Para crescer, temos de esquecer. A pesquisa foi desenvolvida por pesquisadores do SickKids, um hospital infantil associado à Universidade de Toronto, no Canadá.

Continue a leitura!

  • Agressividade. A agressividade é um comportamento bastante comum durante a infância, mas quando é exagerada, precisa ser analisada. ...
  • Indisciplina. ...
  • Baixo rendimento escolar. ...
  • Tristeza persistente. ...
  • Mentiras. ...
  • Preguiça.

Características de uma pessoa com personalidade forte
Elas possuem opiniões convincentes. Contudo não são arrogantes. Além disso, possuem a habilidade de defender os seus argumentos, pois costumam ter discursos bem preparadores e coerentes.

O conceito de infantil pode ser usado para se referir ao comportamento adulto que se assemelha ao de uma criança. Quando se diz que um adulto é infantil, está a ser qualificado de imaturo e instável.

As fases da vida
As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Há também as fases de transição entre as etapas da vida, como: Puberdade, Juventude e as mulheres que passam por uma fase chamada de climatério.