O que acontece horas antes da morte?

Perguntado por: imonteiro8 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 2 votos

A consciência pode diminuir. Os membros começam a esfriar e ganham uma coloração azulada ou com manchas. A respiração pode ficar irregular. Confusão e sonolência podem ocorrer nas últimas horas.

A sororoca (também conhecida como ruído da morte ou “death rattle”, em inglês) consiste em uma respiração ruidosa, causada pelo acúmulo de secreções no trato respiratório superior. Ela apresenta significativa prevalência (12-92%) no contexto de últimas horas ou dias de vida.

Delirium e confusão
As alterações mentais que acompanham o estágio terminal de doenças podem causar desconforto ao paciente e a seus familiares, entretanto, geralmente os pacientes não as percebem.

Tremores musculares ocasionais, movimentos involuntários, alterações na frequência cardíaca e perda de reflexos nas pernas e braços são sinais de que o fim de vida está próximo.

Som da morte
As pessoas falam desse som como se fosse algo terrível, mas esse som, na verdade, me diz que o paciente está tão profundamente relaxado, e em um estado de consciência tão profundo, que sequer a saliva na garganta o incomoda enquanto as bolhas de ar entram e saem dos pulmões.

produzido pelos movimentos oscilatórios das secreções nas vias aéreas superiores durante os movimentos respiratórios na inspiração e expiração. Geralmente é acompanhado de falência circulatória e afundamento do estado de consciência. Este sinal é um forte indicador de que a morte está próxima.

Abaixo vamos listar algumas medidas que podem tratar ou aliviar os sintomas mais prevalentes nas últimas 48 horas de vida.

  • Anorexia e diminuição da ingesta oral.
  • Delirium.
  • Convulsões e mioclonias.
  • “Ronco da morte

Seus trabalhos descrevem a identificação dos cinco estágios que um paciente pode vivenciar durante sua terminalidade, que são: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação(1). A negação pode ser uma defesa temporária ou, em alguns, casos pode sustentar-se até o fim.

Nota de condolências para um amigo enlutado:
Espero que tenha força para superar esse momento ruim e também que saiba que estou aqui ao seu lado para lhe prestar toda ajuda e apoio que precisar. Mesmo que agora seja difícil entender e aceitar, e que pareça que essa dor será incurável, o tempo trará alívio e serenidade.

Se o paciente tem dor, que é o sintoma mais frequente no paciente em estágio terminal, é indicado o uso de opioides para seu alívio. Às vezes, os opioides são usados isolados para sedação13. Quando o paciente tem dor esse medicamento pode ser suficiente para aliviar a dor e promover a sedação paliativa.

TERMINALIDADE E MEDO DA MORTE
O temor que o ser humano tem da morte faz com que seja encarada como um tabu, algo que não pode ser nem abordado e discutido, pode-se observar isso quando os familiares não querem que o seu ente saiba que está doente, ou quando já sabe evita-se falar sobre sua morte.

Podemos citar várias doenças que causam confusão mental em idosos, como a desidratação grave, AVC (acidente vascular cerebral), demências, Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, e tantas outras.

As pessoas que enfrentam uma doença terminal sentem uma dor e uma solidão enorme, muitas vezes associada à depressão e a um sentimento de “vazio”.

Lucidez terminal
— Isso foi diagnosticado em uma pessoa que está neurologicamente ou psiquiatricamente acometida com uma doença crônica ou que caminhou rápido. Ela apresenta uma melhora, uma lucidez, uma clareza dias, horas ou minutos antes de morrer.

Os membros começam a esfriar e ganham uma coloração azulada ou com manchas. A respiração pode ficar irregular. Confusão e sonolência podem ocorrer nas últimas horas. As secreções na garganta ou o relaxamento dos músculos da garganta provocam, por vezes, uma respiração ruidosa, denominada o estertor da morte.

É considerada morte de causas naturais aquela que é resultante de uma doença ou um mau funcionamento interno do corpo, não causado diretamente por forças externas, geralmente devido à idade avançada.