O que acontece espiritualmente com quem trai?

Perguntado por: oguimaraes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Do ponto de vista espiritual o cônjuge infiel reata antigas ligações conflituosas com seus adversários espirituais (de outras vidas), que vendo sua atitude – que muitas vezes apenas é uma repetição do que já fez no passado – se reaproximam para vingar-se e “destruí-lo”.

Além disso, as crenças da pessoa traída em relação aos relacionamentos podem sofrer mudanças radicais. Ela pode passar a desacreditar no amor, não ver mais sentido no casamento ou em relacionamentos longos, ou crer que é impossível confiar em alguém de verdade.

Há muitas emoções pelas quais uma pessoa passa quando descobre que foi traída. Estes sentimentos vão da raiva à depressão, mágoa e até mesmo desejo de vingança. Provavelmente, uma das emoções mais importantes que você sentirá será a raiva. Há muitas emoções pelas quais uma pessoa passa quando descobre que foi traída.

Infelizmente a resposta para essa pergunta é sim, quem ama trai. Não importa o tipo de traição que você ou seu parceiro tenha experimentado, emocional ou física, esse é um assunto que pode ser muito difícil de resolver e superar. Afinal, vamos ser sinceros: pode ser emocionalmente desgastante e devastador.

A culpa de uma traição reside basicamente em quem traiu. Afinal, quem disse o “sim”, em última instância, é somente quem trai. No entanto, um dos sinais de que não houve um genuíno arrependimento da traição é quando a pessoa que cometeu o ato tenta justificar aquilo como se fosse culpa da pessoa traída.

O adultério é visto no espiritismo como transgressão ao sentimento e a lei de amor”. A diferença entre traição e adultério, é que na traição há uma quebra de confia seja no casamento ou no relacionamento sem compromisso e no adultério existe o ato sexual.

Perda de carinho e cuidado um com o outro. Desequilíbrio no dar e receber da relação. Falta de comunicação em relação às necessidades emocionais e do relacionamento. Questões de saúde física.

A traição simboliza quebra de confiança. Quando isso acontece, o traído passa por um período de luto. Como algo muito importante é perdido, o pesar é semelhante ao de quando alguém amado morre. As emoções são tão intensas que podem causar um trauma emocional.

Uma pesquisa realizada pela Ashley Madison, plataforma líder em relacionamentos extraconjugais, tentou mapear o que motiva os adúlteros e traírem seus parceiros. Realizada com 1.080 usuários entre 22 de novembro de 2018 e 21 de janeiro de 2019, a pesquisa apontou que quem trai se sente mais feliz.

Uma das razões mais comuns para a infidelidade por parte dos homens é a rotina sexual. Quando isso acontece é muito comum que eles não deixem suas parceiras para não perder a estabilidade econômica, social e emocional que já conquistaram. Em resumo: eles já têm o que precisam. Passar por um divórcio não é fácil.

Com base nas informações do site Ashley Madison, dedicado a casos extraconjugais de pessoas comprometidas, os homens que mais traem são os que têm 29, 39, 49 e 59 anos. Fique de olho, portanto: o término de um ciclo de 10 anos de vida costuma mexer com as fantasias masculinas.

Thiago de Almeida, psicólogo da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em relacionamentos amorosos, verificou em uma pesquisa realizada com 45 casais que o ciúme desperta a infidelidade: quanto maior o ciúme maior será a infidelidade do parceiro, esse efeito é conhecido como autorealizador.

Alguns sinais de traição clássicos ainda são muito evidentes, como preocupação excessiva com bem-estar do companheiro ou companheira. Flores e presentes sem motivo, surpresas e até mesmo curiosidade sobre os caminhos e compromissos nos próximos dias também costumam ser sinais de traição.

Por exemplo, superar uma traição no casamento que tenha gerado filhos é diferente de superar no início de um relacionamento. Nesse sentido, é plenamente possível perdoar a traição e salvar um casamento, vivendo feliz com a pessoa amada.

Por exemplo, quando se percebe sinais de arrependimento de uma traição claros, bem como os sentimentos estruturantes de uma relação ainda se mantêm fortes como o afeto, a cumplicidade e o companheirismo pode ser que o relacionamento retome e se fortaleça.

Aqui estão algumas dicas interessantes que podem ser seguidas logo após descobrir a traição.

  1. 1) Basear em fatos concretos. ...
  2. 2) Confie na sua decisão. ...
  3. 3) Considere a fase do relacionamento. ...
  4. 4) Dê tempo ao tempo. ...
  5. 5) Não use o perdão como moeda de troca. ...
  6. 6) Busque terapia. ...
  7. Dica da especialista.