O que acontece em uma sessão espírita?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

O Centro Espírita é um templo de oração onde, sob as bênçãos do Evangelho, entramos em comunhão com Deus, com Jesus e com os Amigos Espirituais que nos assistem. Nele encontramos uma oficina de trabalho, através da qual nos candidatamos a instrumentos da Bondade Divina na ajuda aos irmãos em Humanidade.

O Tratamento Espiritual se desenvolve dentro dos mesmos princípios da fluidoterapia, através do passe e da água fluidificada. Ele é recomendado para os problemas mais graves, sejam de comportamento, de relacionamento, de influências espirituais ou de saúde e ocorre em duas etapas.

É uma reunião onde os trabalhos são desenvolvidos, ao mesmo tempo, no Plano Espiritual e no Plano Físico, cada plano com sua coordenação e com seus participantes, mas atuando todos em conjunto, sob a supervisão dos mentores do Plano Espiritual.

Jamais se deve entregar aos jogos das circunstâncias, revoltar-se ou sucumbir-se às provações, condições que lhe agravam o sofrimento. É preciso não confundir submissão com aceitar as pro- vas da vida com resignação. A primeira produz alienação, quando não conduz ao desespero.

O Espiritismo tem três preceitos fundamentais: o da evolução do espírito através da reencarnação, o da existência de vida em outros mundos e o da prática mediúnica como forma de comunicação entre os vivos e os mortos.

Consiste em receber fraternalmente aquele que busca o Centro Espírita, dando-lhe a oportunidade de expor, livremente e em caráter privativo e sigiloso, suas dificuldades e necessidades.

GERAIS

  • O que faço nessa situação?
  • O que fazer para mudar determinada situação?
  • O que mais preciso saber sobre mim mesmo?
  • O que precisa aprender neste momento da vida?
  • Qual o conselho para meu dia/semana/mês etc.?

O que é a Triagem? É a porta de entrada para todas as ASSISTÊNCIAS ESPIRITUAIS oferecidos pela Comunidade. As pessoas que buscam na Comunidade auxílio e alívio para dores de toda ordem, são orientadas à luz Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus.

Falta de paciência, irritação, fragilidade emocional, pensamentos negativos, bocejo excessivo e até dores em algumas regiões do corpo, quando descartadas as causas médicas, podem ser sinal de que você precisa de ajuda espiritual.

A medicina é na Terra a misericórdia de Deus, que não lega o sofrimento sem recurso, e seguirá de progresso em progresso curando e aliviando doenças, sob a inspiração do Espíritos Superiores, que servem a Deus junto à humanidade.

Os sinais decisivos de uma mediunidade ostensiva são:

  1. Vidência ou audição espiritual comprovada;
  2. Transe psicográfico (escrevendo) ou psicofônico (falando);
  3. Efeitos físicos: mobilidade de objetos sem que ninguém os toque, alteração da luminosidade, etc.

Segundo ele alma é o espírito encarnado, e espírito é a alma desencarnada. Para Kardec, pois, os dois vocábulos têm o mesmo significado, com diferenças apenas de momento e local, ou seja, de tempo e espaço!

Por questões de sensatez deve-se evitar: shorts, bermudas, blusas decotadas sensuais, vestidos ou saias curtas, minissaias, calças apertadas seja para homens e seja para mulheres. Uma casa espírita não é passarela para espetáculos de vaidades terrenas e sim abrigo para meditações do espírito.

Ser médium é ser cooperador da Espiritualidade, pois, por seu intermédio, os Espíritos se manifestam entre os homens. O médium responsável usa o talento que lhe foi confiado a serviço do Bem, pois, a pessoa não se distingue pela faculdade mediúnica que possui, mas pelo uso que faz dela.

Obsessor por atração: atrai-se por afinidade psicológica ou espiritual/energética com seu alvo. As energias que servem de ponte são várias (vícios e compulsões, ganância, ódio, inveja, ressentimento, depressão etc.) e servem como alimento para esses espíritos.

Os espíritas velam seus mortos da mesma maneira que os demais religiosos. Durante o velório, fazem preces e procuram manter o equilíbrio porque o espírito do desencarnado pode continuar por perto durante um período. Os espíritas não usam velas nem flores nas cerimônias fúnebres. O corpo pode ser enterrado ou cremado.

As médiuns, quando estão no período menstrual conhecido como '' corpo aberto'', não podem participar da corrente mediúnica, porque neste período estariam sobre a influência de hormônios que as deixariam mais instável e ao mesmo tempo mais poderosas.

A técnica, originada das práticas de cura do cristianismo primitivo, consiste basicamente na imposição de mãos sobre uma pessoa, a fim de transferir boas energias e tratar o lado espiritual de quem recebe o “passe”.

Buscar sentido para a vida por meio do autoconhecimento e da conexão com Deus ou alguma outra entidade que você acredite é o que chamamos de espiritualidade. É a tentativa dos homens de se conectar, por meio de energia, fé e crença com algo transcendente e maior que nós mesmos.

Há evidências de que pessoas com espiritualidade bem desenvolvida tendem a adoecer menos, a ter hábitos de vida mais saudáveis e, quando adoecem, desenvolvem menos depressão e se recuperam mais rapidamente. Para muitas pessoas, a espiritualidade é uma fonte de conforto, bem-estar, segurança, significado, ideal e força.