O que acontece em uma lesão reversível quando acontece uma hipóxia?

Perguntado por: equaresma . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

A hipóxia interfere diretamente na respiração celular aeróbica, resultando, inicialmente, em uma queda no processo de fosforilação oxidativa e dos níveis de ATP produzido pelas mitocôndrias.

O processo é conhecido como "respiração mitocondrial", a respiração de uma célula. Se não houver oxigénio presente na célula para aceitar eletrões, somos privados de oxigénio. Isto é fatal para a célula e para todo o organismo. Isto é o que chamamos hipóxia.

Necrose de Coagulação: é característica da morte por hipóxia em todos os tecidos, à exceção do cérebro. Com isso a acidose intracelular desnatura proteínas e enzimas, bloqueando a proteólise celular.

A hipóxia cerebral, ou encefalopatia hipóxica, é a insuficiência no fornecimento de oxigênio para o cérebro . Quando prolongada, pode produzir a morte dos neurônios cerebrais, conduzindo à lesão cerebral hipóxica.

A hipóxia grave refere-se a anóxia e é uma causa relativamente comum de lesão ao sistema nervoso central. A anóxia encefálica prolongada pode levar à MORTE ENCEFÁLICA ou a um ESTADO VEGETATIVO PERSISTENTE.

A hipóxia-isquemia decorre de uma diminuição da oferta de oxigênio aos tecidos e pode se desenvolver de duas maneiras: por uma situação de hipóxia, que é a diminuição da quantidade de oxigênio circulante nos tecidos, e de uma isquemia, ou seja, interrupção do aporte sanguíneo aos tecidos (BERGER e GARNIER, 1999; ...

Os estímulos ligeiros levam a lesões reversíveis. Se o estímulo for grave ou persistente, a lesão torna-se irreversível.

A Hipóxia a Nível Celular
Neste momento a célula se torna edemaciada, com bolhas na membrana plasmática, perda de micróvilos e desagregação de ribossomos do retículo endoplasmático rugoso. Ao microscópio eletrônico são visíveis mitocôndrias também edemaciadas, com massas amorfas em seu interior quando a lesão evolui.

Hipóxia: quando as células não conseguem respirar
O processo é conhecido como "respiração mitocondrial", a respiração de uma célula. Se não houver oxigênio presente na célula para aceitar elétrons, ela é privada de oxigênio. Isso é fatal para a célula e para todo o organismo. Isso é o que chamamos de hipóxia.

A hipóxia ocorre quando há falta de oxigênio no corpo. Ela consiste na diminuição da oferta de oxigênio dos tecidos que compõem o nosso organismo. Quando há falta no sangue, por exemplo, é chamada de hipoxemia, uma condição grave que pode levar à morte do paciente.

A isquemia ocorre quando um trombo ou um êmbolo (AVC isquémico) reduz o fluxo sanguíneo: A sobrevivência do tecido depende de: Circulação colateral. Duração da isquemia.

As células são expostas a um estresse excessivo, então elas são lesionadas podendo ser de forma reversível até um certo ponto, mas se o estímulo persistir ou for intenso demais, a célula sofre lesão irreversível.

Essa hipóxia hipobárica estimula alterações fisiológicas pela ativação de quimiorreceptores periféricos. Isso aumenta, de duas a cinco vezes, o ciclo de ventilação, tendo como resultado, um aumento da frequência respiratória, do volume corrente e da frequência cardíaca.

Quando o cérebro não está recebendo oxigênio suficiente, a freqüência cardíaca aumenta, na tentativa de entregar mais oxigênio. Se a hipóxia é grave o suficiente, o coração não será capaz de manter-se devido a demanda e pode eventualmente falhar, causando um ataque cardíaco.

As principais incluem:

  • Hipóxia Hipóxica (de altitude) ...
  • Hipóxia Hipêmica (anêmica) ou hipoxemia. ...
  • Hipóxia Estagnante. ...
  • Hipóxia Histotóxica. ...
  • Hipóxia (hipoventilação) de treinamento.

Diante de um evento como um acidente vascular cerebral (AVC), os neurônios suportam por até cinco minutos a falta de oxigenação e da chegada de nutrientes.

A lesão celular reversível é caracterizada por alterações na função e na estrutura da célula que podem ser recuperadas com a remoção da causa subjacente.

A lesão cerebral pode ter efeitos sérios e ao longo da vida no funcionamento físico e mental, incluindo perda de consciência, memória e/ou personalidade alterada e paralisia parcial ou completa.