O que acontece em cada fase da cicatrização?

Perguntado por: avarela4 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação. O colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano e também é o principal componente da matriz extracelular dos tecidos.

2 – Fase proliferativa:
É a fase da regeneração, que pode durar de 5 a 20 dias. Nela ocorre a proliferação de fibroblastos, que dão origem ao processo chamado “fibroplasia”. Nesse período, as células endoteliais se proliferam, resultando em rica vascularização e infiltração de macrófagos.

São 3 as fases da cicatrização: inflamatória, proliferativa e de reparo. Pode durar de 1 a 4 dias, variando de acordo com a extensão e o tipo da lesão. É caracterizada pela presença de secreção (exsudato).

FERIDA qualquer lesão na integridade da pele e tecidos adjacentes . Classificação da UP pelo comprometimento tecidual: • Estágio I: comprometimento da epiderme; Estágio II: comprometimento até a derme; • Estágio III: comprometimento até o subcutâneo; • Estágio IV: comprometimento do músculo e tecido adjacente.

Fase inflamatória
No início, as células da pele são expostas a sinais de fase aguda e a hemostasia marca o primeiro estágio da cicatrização, que interrompe o sangramento após dano vascular. Portanto, a primeira resposta é a ativação das plaquetas para formar uma rede de fibrina e parar o sangramento da ferida.

a) Intenção da ferida: 1ª intenção ou primária – a cicatrização primária envolve a reepitelização, na qual a camada externa da pele cresce fechada; 2ª intenção ou secundária – é uma ferida que envolve algum grau de perda de tecido; 3ª intenção ou terciáriaocorre quando intencionalmente a ferida é mantida aberta para ...

Onde acontece a regeneração celular
É na camada basal, a mais profunda da epiderme, que as células novas se originam e, de lá, sobem para a camada córnea, a mais externa do corpo. Ali, as células mortas vão sendo substituídas, ao serem eliminadas com a descamação da pele.

Exsudato é a matéria resultante de um processo inflamatório, que sai dos vasos sanguíneos e deposita-se em tecidos ou superfícies teciduais. Ele é constituído de líquido, células, fragmentos celulares e proteínas. Figura 4.1: Uma ferida inflamada geralmente produz exsudato.

Fase de reparo
É a última fase do processo de cicatrização. A densidade celular e a vascularização da ferida diminuem, enquanto há a maturação das fibras colágenas. Ocorre uma remodelação do tecido cicatricial formado na fase anterior.

A deiscência da sutura cirúrgica, popularmente conhecida como abertura dos pontos, é uma complicação grave na qual as bordas da ferida, que estão unidas por uma sutura, acabam abrindo e se afastando, o que aumenta o risco de infecção e dificulta a cicatrização.

O Processo de Cicatrização

  1. Inflamatória ou Exsudativa: ...
  2. Proliferativa ou Granulação: ...
  3. Maturação ou Remodelamento ou Reparativa:

Alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:

  1. Lavar a ferida. ...
  2. Fazer um curativo. ...
  3. Resfriar a pele. ...
  4. Aplicar calor na ferida por 15 minutos. ...
  5. Manter a ferida elevada. ...
  6. Consumir ômega 3 e vitaminas A, C e E.

Uma das principais causas da ferida na pele que não cicatriza são os problemas de circulação no sangue. Por exemplo, a má circulação pode afetar as artérias, reduzindo a irrigação sanguínea nas pernas e contribuindo para a dificuldade de caminhar e feridas que levam muito tempo para cicatrizar.

O processo cicatricial é comum a todas as feridas, independe do agente que a causou. O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação.