O que acontece em 1500?

Perguntado por: lteles8 . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

O descobrimento do Brasil é como conhecemos a chegada dos portugueses ao Brasil, em 22 de abril de 1500. A chegada dos portugueses aqui se deu pela expedição de Pedro Álvares Cabral, português que encabeçava a travessia cujo destino final era a Índia.

22 de abril de 1500: quando Pedro Álvares Cabral e a expedição de portugueses chegaram ao território brasileiro.

No dia 22 de abril de 1500, o Brasil foi descoberto.

Ano Um cristão (nosso Ano Um)
Dentro deste caos de calendários, um humilde monge chamado Dionísio Exiguus apareceu.

A chegada dos portugueses ao Brasil ocorreu em 22 de abril de 1500. Neste dia, navegantes liderados por Pedro Álvares Cabral desembarcaram na região da atual cidade de Porto Seguro. Lá permaneceram do dia 22 de abril a 2 de maio de 1500.

1500 (MD, na numeração romana) foi um ano bissexto e o último ano do século XV do Calendário Juliano, da Era de Cristo, e as suas letras dominicais foram E e D (53 semanas), teve início a uma quarta-feira e terminou a uma quinta-feira.

O primeiro lugar avistado foi um morro, batizado de Monte Pascoal. No dia seguinte, 23 de abril, os europeus pisam em terra firme e fazem os primeiros contatos com os indígenas. O desembarque ocorreu em uma praia de areia branca, que corresponde hoje a Porto Seguro, no sul da Bahia.

Eventos. Fevereiro - Descoberta do Uruguai pelo navegador espanhol Juan Díaz de Solís. 20 de Fevereiro - Nomeação do corregedor Diogo Taveira numa alçada à ilha da Madeira. Março - Com a morte de Fernando II de Aragão, seu neto Carlos de Ghent se torna rei da Espanha como Carlos I.

Período colonial (1500-1822) Chama-se período colonial a época que vai de 1500 até 1822, ano da independência do Brasil. Nesta época, o Brasil era governado por Portugal e isto significava que suas riquezas deveriam ir para este país. Também qualquer problema administrativo e com a justiça era resolvido ali.

A utilização do termo descobrimento está ligada ao etnocentrismo dos portugueses, e também dos europeus. Por entenderem o mundo tendo por centro sua própria etnia, seu próprio povo, os portugueses desconsideraram que os indígenas já conheciam o território.

Na realidade, Portugal não descobriu o Brasil, ele ocupou, invadiu, submetendo dessa maneira diversas nações indígenas. Se o Brasil já possuía uma população indígena, local, não se trata de uma descoberta, e sim de uma conquista.

No AR em 22/04/2020 - 19:00
Hoje se comemora os 520 anos do descobrimento do Brasil. Numa tarde de 22 de abril de 1.500, Pedro Álvares Cabral avistava o Monte Pascoal e os portugueses desembarcavam por aqui, dando início a colonização brasileira.

Em 1530, o rei de Portugal D. João III resolveu dar início a colonização do Brasil, fixando pessoas no território colonial. A diminuição dos lucros com a exploração do pau-brasil e as constantes presenças de estrangeiros no litoral brasileiro preocupou o monarca português.

O Brasil foi descoberto num desvio de rota gigantesco? Ou foi visitado de propósito, após 44 dias de viagem com direito a tempestades?

Todos nós sabemos que os anos começaram a ser contados a partir do nascimento de Cristo, dividindo a história da humanidade em antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C.).

Este feriado é celebrado na segunda segunda-feira de outubro, em comemoração à descoberta da América, por Cristóvão Colombo em 12 de outubro de 1492.

Essa incerteza em relação ao tamanho do território gerou o primeiro nome da região que foi “Ilha de Vera Cruz”. Esse primeiro nome foi dado por Pedro Álvares Cabral quando chegou à terra recém-encontrada, porém, a discussão em torno da escolha de um nome para essa região da América estava apenas começando.