O que acontece depois que parar de tomar sibutramina?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Quem parar de usar a sibutramina pode engordar o dobro do peso que perdeu? Não. Segundo o endocrinologista Walmir Coutinho, qualquer tratamento feito para emagrecer, quando é interrompido, pode proporcionar o ganho de peso.

Álcool. A administração concomitante de dose única de sibutramina com álcool não resultou em interações com alterações adicionais do desempenho psicomotor ou funções cognitivas. Entretanto, o uso concomitante de álcool com Cloridrato de Sibutramina não é recomendado.

Fiquei extremamente magro, enfraquecido e com variações de humor. Sim, eu consegui emagrecer, mas isso custou minha paz. Portanto, acho que a sibutramina não é para todo mundo, porque cada corpo pode reagir de uma forma diferente. O meu simplesmente a rejeitou, mas eu persisti no erro.

Veja 5 dicas para emagrecer e não engordar novamente

  1. Não se concentre na balança. O ideal é avaliar a composição corporal. ...
  2. Aposte em lanches saudáveis. ...
  3. Não faça dietas restritivas ou da moda, sem acompanhamento médico. ...
  4. Coma proteína. ...
  5. Atenção a ingestão de carboidratos.

O tratamento deve ser descontinuado em pacientes que após 3 meses não tenham conseguido perder pelo menos 5% do peso inicial. O medicamento também deve ser interrompido nos pacientes que inicialmente tiveram boa resposta, mas acabaram por voltar a engordar pelo menos 3 kg durante o tratamento.

Entre algumas das reações adversas mais comuns da utilização da Sibutramina são a constipação, insônia e secura na boca. Porém, além disso, é comum observar taquicardia, palpitações, náuseas, delírios, dor de cabeça, crise de ansiedade, sudorese e alterações no paladar (MANCINI, HALPERN, 2006).

O risco que o uso indiscriminado da sibutramina provoca no organismo é muito alto, já que a administração do medicamento em pessoas com problemas cardíacos pode levar ao derrame e enfarte, além de uma infinidade de efeitos colaterais, como a boca seca e amarga, náusea, estômago irritado, constipação, problemas para ...

Também após 2 anos, cerca de 43% dos pacientes tratados com sibutramina mantiveram 80% ou mais de sua perda de peso original (i.e., sua perda de peso em 6 meses) comparado a 16% com placebo. A perda de peso média foi de 11 kg para pacientes com sibutramina e 6 kg para pacientes com placebo.

O endocrinologista Amélio Godoy Matos diz que substâncias proibidas inibem o apetite, enquanto a sibutramina aumenta a saciedade. Segundo ele, apenas dieta e exercícios nem sempre são suficientes para emagrecer.

"A sibutramina interfere nesse mecanismo de captação de algumas substâncias químicas (noradrenalina, serotonina e dopamina) pelo neurônio da frente, modificando a comunicação entre os neurônios e alterando a função que o cérebro determinou para cumprir", completou.

O efeito está relacionado com o aumento da concentração de serotonina e noradrenalina (neurotransmissores que têm relação com o humor) proporcionado pela sibutramina.

O orlistat reduz a absorção de gordura em 30% e a elimina nas fezes, mas não deve ser usado por quem tem dificuldade para absorver nutrientes. A sibutramina age sobre a serotonina, dá a sensação de saciedade, mas seu uso foi restrito pela Anvisa pelo risco cardiovascular. A sibutramina não funciona para todo mundo.

A maneira mais eficaz de evitar o famoso efeito sanfona, segundo Esthela Oliveira, é passar por uma reeducação alimentar. “Essa reparação na rotina alimentar deve ocorrer a partir de uma mudança completa de hábitos.

Ao deixar de tomar o remédio para emagrecer, a pessoa volta a engordar. Depende. Os medicamentos para emagrecer contêm inibidores de apetite, o que faz com que a pessoa tenha menos vontade de comer. Quando para de tomar o remédio, pode haver uma tendência de engordar, já que o efeito da medicação é cortado.

Adotar hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, a prática de exercícios físicos e o gerenciamento do estresse, pode ajudar a acelerar o metabolismo e facilitar o emagrecimento. Acredite em você e no seu potencial para alcançar seus objetivos, mesmo após os 40 anos.

É possível ir adaptando o tratamento a uma mudança de hábitos, intensificando os exercícios físicos e a vigilância com a alimentação, por exemplo. O que ocorre, no entanto, é que muitas pessoas abandonam o medicamento por conta própria e retornam aos [maus] hábitos antigos.

Internauta: Quais os principais efeitos colaterais da sibutramina? Dr. Alexandre Hohl: Dor de cabeça, irritabilidade, boca seca, prisão de ventre, acelerar o coração.

Os especialistas consultados pelo G1 explicaram que a sibutramina age sobre dois neuro transmissores: a serotonina e a noradrenalina. Esses neurotransmissores funcionam entre os neurônios, levando informações de um para o outro. Nesse processo, geram a sensação de saciedade.

Segundo o endocrinologista Walmir Coutinho, qualquer tratamento feito para emagrecer, quando é interrompido, pode proporcionar o ganho de peso. “A questão de engordar o dobro que emagreceu pode ocorrer quando há interrupção do tratamento de fórmulas com hormônios de tireoide. Tal fenômeno é chamado de 'efeito rebote'."