O que acontece depois que o cachorro toma vermífugo?

Perguntado por: dsilveira . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 2 votos

O remédio, na verdade, atua se livrando dos parasitas que estão no organismo naquele momento. Porém, se novos vermes entrarem depois de um tempo, será necessária uma nova dose. Dessa forma, tomar vermífugos deve ser algo recorrente na vida dos pets.

De acordo com a Dra. Ana Rita, sim. “Pode acontecer, pois se trata de uma medicação como qualquer outra, que pode gerar vômitos e diarreias dependendo da sensibilidade de cada paciente, assim como da verminose com que ele foi acometido”, explica.

Raramente podem ocorrer anorexia, letargia, diarréia e vômito nos animais tratados. Esses efeitos geralmente estão relacionados com altas infecções por endoparasitos antes do tratamento.

Qual o risco de tomar vermífugo sem necessidade? Ao tomar o remédio sem ter, de fato, algo a ser combatido, a pessoa corre o risco de se expor sem necessidade aos efeitos colaterais desta forte medicação, que pode causar desconforto gástrico, enjoo, tontura, sonolência, entre outros problemas.

Vermífugos são os medicamentos usados para eliminar vermes e cada um deles é indicado para um tipo de verme em cachorro. Por isso, saber diferenciar os tipos desses parasitas é importante para relatar ao veterinário, que poderá indicar o medicamentos mais adequado. Os vermes podem ser nematoides ou cestoides.

De acordo com especialistas, a ação do remédio é rápida e provoca seus primeiros efeitos entre duas e oito horas após a ingestão do comprimido. O processo completo da ação do vermífugo, porém, pode durar uma média de 24 horas.

Caso se trate de um efeito colateral do vermífugo, a diarreia deveria cessar por conta própria depois de 24-48 horas. Porém, se ela persistir além desse tempo, também será necessário ir ao centro veterinário.

O albendazol é um medicamento seguro e bem tolerado, portanto apresenta poucos efeitos colaterais. No entanto, a bula esclarece que os pacientes que fazem uso do medicamento podem ter náusea, dor abdominal, vômito, diarreia, tontura, gases, dor de cabeça e febre.

Constipação. Dor de cabeça. Secura da boca. Prurido cutâneo (uma inflamação na pele que dá coceira).

É normal, nesta primeira vermifugação, o filhote eliminar muitos vermes, isto ocorre devido aos vermes que já nascem com ele, proveneintes da mãe.

Além disso, a ausência do medicamento pode deixar o organismo do animal com os anticorpos reduzidos, já que a produção é estimulada com a regularidade dos vermífugos. Sendo assim, lembre-se: o vermífugo deve ser dado ao seu cãozinho o quanto antes.

Em cães, a primeira dose do vermífugo deve ser administrada logo, entre os primeiros 15 e 30 dias de vida. Depois disso, são necessárias outras 2 doses, com intervalos de 15 dias cada.

Geralmente, os remédios atuam de forma rápida. Entre duas e oito horas após ingerir o comprimido, o cachorro já poderá sentir os primeiros efeitos. Todo o processo pode durar, em média, 24 horas. Seguindo as recomendações do veterinário e da bula de cada medicação, seu amigo estará protegido e não terá complicações.

Não vale a pena tomar remédio sem necessidade

  • Lavar as mãos com água e sabão antes de preparar alimentos, antes de comer e depois de ir ao banheiro;
  • Higienizar frutas, legumes e verduras antes do preparo;
  • Evitar andar descalço em locais de higiene duvidosa;
  • Beber apenas água engarrafada, filtrada ou fervida.

Quanto ao tratamento, geralmente são utilizados medicamentos que eliminam o agente etiológico da doença, chamados de antiparasitários. No caso das verminoses, os fármacos chamados de vermífugos matam e eliminam os vermes contidos no organismo.

Comendo os ovos do verme ou suas larvas
Muitos parasitas vivem na grama e na terra fora da sua casa, e alguns parasitas, como os ancilostomas ou as lombrigas, podem sobreviver ali, o que facilita que seu cão pegue esses parasitas quando sair para cheirar, explorar ou brincar com seus brinquedinhos.

– Nemátoda ou nematoides: são chamados comumente como vermes cilíndricos, também conhecidos como oxiúros (muito pequenos, brancos, que produzem coceira anal). Do mesmo modo pertencem a este grupo as Ascaris lumbricoides (produzem dor abdominal e falta de apetite).

Giardíase. A giardíase é uma verminose provocada pelo protozoário Giardia lamblia. A maioria das pessoas contaminadas pela Giardia lamblia não apresenta sintomas. Nos casos sintomáticos os mais comuns são diarreia, dor abdominal, flatulência, náuseas, vômitos e emagrecimento.

Como mencionamos acima, o vermífugo é um medicamento que combate e previne contra endoparasitas. Também chamado de vermicida, esse remédio de verme para cachorro deve ser dado de forma recorrente ao pet. Os cães podem contrair vermes em um simples passeio na rua, por isso, é muito difícil protegê-los.

No entanto, é importante fazer a administração de acordo com a orientação do veterinário, que pode pedir para dar doses por três dias seguidos e realizar o reforço após 15 dias.

Por exemplo, é possível saber se o cachorro está com febre caso ele apresente:

  1. Focinho quente e seco.
  2. Orelhas quentes.
  3. Letargia, desânimo, falta de energia, cansaço.
  4. Tremedeiras.
  5. Olhos vermelhos.
  6. Vômito.
  7. Tosse.
  8. Perda de apetite.