O que acontece depois do TCC?

Perguntado por: agomes6 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

O TCC (trabalho de conclusão de curso) leva pelo menos um semestre para ser produzido e a apresentação não dura mais do que algumas horas. Em muitos casos, depois da aprovação, o trabalho não tem aproveitamento algum e passa servir apenas para ilustrar currículos e portfólios.

Como todos os trabalhos científicos, a organização do texto do TCC deve obedecer a seqüência: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, dividindo-se os capítulos conforme a natureza do assunto.

Em média, um aluno gasta de 60 a 70 horas para finalizar uma monografia. Isso se ele já souber como fazer o trabalho e conhecer bem a Metodologia. Caso contrário, ele vai demorar muito mais do que 70 horas.

O que reprova é a ausência, somada aos demais fatores de um trabalho mal feito. Muitos estudantes reprovam no TCC porque não levam a sério essa etapa decisiva do curso. A falta de dedicação e a preguiça fazem com que eles adiem ao máximo a elaboração do trabalho.

Não existe nenhuma pena mortal para quem é reprovado no TCC. Tudo o que você precisa fazer é tentar de novo. A banca examinadora vai explicar porque o trabalho não foi aprovado e o que precisa ser melhorado. A partir daí é só recomeçar.

Vantagens para quem deseja fazer o TCC
Afinal, um estudo muito bem elaborado também pode ajudar outras pessoas que buscam informações sobre o assunto escolhido. Além disso, a realização de um TCC pode fazer a diferença na prova de títulos para quem deseja seguir a carreira através de concursos públicos.

Em geral, a aprovação do TCC é um critério para o aluno obter o diploma do curso de graduação. O "Trabalho de Conclusão de Curso" também é requisito obrigatório para outros cursos que não sejam de graduação, como, por exemplo, cursos de pós-graduação, MBA, cursos técnicos, entre outros.

Entre as formas possíveis de realização encontram-se as três mais comuns: a monografia, produção de artigo acadêmico e publicação em revista científica. Entenda o que é cada uma delas e veja que não há motivos para ter medo do trabalho de conclusão de curso.

30 minutos

O tempo de apresentação do TCC costuma ser curto. Esse tempo varia de acordo com a instituição de ensino. De forma geral, a apresentação do TCC dura entre 20 e 30 minutos.

Os mais comuns tipos de TCC

  • Monografia. Monografias são, em geral, um tipo de TCC que é aplicado a cursos de graduação e pós-graduação. ...
  • Projeto Experimental. ...
  • Artigo Acadêmico. ...
  • Publicação Científica.

Não há uma graduação específica que não tenha o Trabalho de Conclusão de Curso. O que pode acontecer é que em uma faculdade é obrigatório e em outra não. Psicologia, História ou Medicina Veterinária são alguns dos exemplos.

Evite apresentar o TCC em um ambiente com muitos elementos ou em um ambiente com muito barulho, pois isso poderá atrapalhar a experiência da banca e os ouvintes de sua apresentação, além de afetarem sua própria concentração.

Antes de mais nada, o TCC não precisa ser difícil. Pode tirar isto da cabeça e respire, pois ao contrário, sua pesquisa pode ser rápida, fácil e escrita com qualidade.

A nota de cada examinador será a soma do trabalho escrito (com valor de 0 a 70 - zero a setenta) e da apresentação oral (com valor de 0 a 30 - zero a trinta), totalizando, assim, nota 100 (cem).