O que acontece depois da morte do gato?

Perguntado por: ecastro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4 / 5 7 votos

Não existe reencarnação de animais de estimação, é como se eles deixassem de existir. Este mesmo processo ocorre com todos os animais, viram pó depois de perderem o fôlego de vida. O seu pet não está sofrendo, ou no céu, mas apenas dorme como um sono profundo, sem ligação nenhuma com nosso mundo.

Há uma série de coisas que você pode fazer para ajudar um gato de luto a superar a perda. Minimizar mudanças dá ao gato tempo para aceitar a perda de um companheiro. Mantenha a rotina do gato igual. Mudanças nos horários das refeições ou até mesmo mudar os móveis de lugar poderão causar ainda mais estresse.

É preciso viver o luto", aconselha Andrea. Geralmente, um processo de luto dura de três meses a um ano, podendo se estender por mais tempo.

Quando um Animal de Estimação Morre
Os animais de estimação dão estrutura e sentido à nossa vida, diminuem os nossos sentimentos de ansiedade, stresse e solidão e aumentam o nosso bem-estar. Por isso, para além da dor de os perdermos, também nos podemos sentir perdidos, sobrecarregados de emoções difíceis de gerir.

No esoterismo, diz-se que os gatos são dotados de um sexto sentido, que afasta as más energias e protege dos espíritos ruim sendo como um talismã. Nesses casos, a resposta para o que significa quando um gato se aproxima de você, é levar paz e proteção.

Assim como os cães, os gatos sabem ler nossas expressões faciais com muita facilidade, e muitas vezes eles ficam nos encarando tentando adivinhar o que estamos querendo “falar” com as nossas expressões, nossos olhares etc. Os gatos pode ficar nos encarando por vários motivos: Pedido de atenção. Chamar para brincar.

Sempre que um gatinho fica muito perto do seu tutor, especialmente na hora de dormir, é porque ele quer demonstrar afeto. Ou seja, gato dormindo com o tutor quer dizer que o bichano tem carinho pela pessoa, pelo ambiente e pelos momentos que eles têm juntos.

Sete dias também é o tempo de luto dos familiares. Isso significa que a família fica esse tempo de luto a fim de eliminar as interferências da morte na vida dos que ficam e, com isso, diluir um pouco da dor. Mas é claro, o luto pode continuar (e geralmente segue fazendo parte da rotina) ao longo da vida de quem fica.

Como os bichanos são muito curiosos e observadores, eles logo irão perceber qual tutor é mais maleável e qual é mais durão. Desse modo, quando um gato te escolheu, ele quer dormir com você baseando-se na sua personalidade.

Por serem curiosos, independentes e territorialistas, eles adoram explorar todos os espaços, como se estivessem explorando o seu “reino”, seja para marcar sua presença, por algum interesse amoroso ou comunicar aos outros animais que é ele quem manda por ali.

Eles possuem uma área de superfície do corpo grande em relação ao peso, o que reduz a força com que chegam ao chão em uma queda. A velocidade máxima alcançada por um gato em queda é menor comparada a humanos e cavalos, por exemplo.

Se você sofre com o sofrimento dos animais, revela que existe um apego, uma dependência, um sentimento de carência dentro do seu ser.

O luto por um animal de estimação é tão forte quanto qualquer outro. Portanto, não tenha medo de buscar uma ajuda profissional para lidar melhor com esse problema. Procure um psicólogo para conversar e aprender a lidar melhor com a saudade.

Além disso, acreditava-se que os bichanos passariam pela reencarnação como gatos por seis vezes. No entanto, quando morressem na sexta vida, reencarnariam na sétima como humanos. Daí a lenda que diz que os gatos têm sete vidas.