O que acontece comer pão todo dia?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Pães são ricos em carboidratos e podem levar ao ganho de peso. Paula Crook destaca que qualquer tipo de pão apresenta ingredientes ricos em carboidratos, seja na versão integral, sem glúten ou com farinha branca. “O consumo exagerado de carboidrato sem um aumento do gasto energético é transformado em gordura.

Sim, é verdade: o pão pode fazer parte de uma dieta equilibrada e os carboidratos são cruciais para uma boa saúde.

Não é necessário a exclusão do pão francês da sua vida, nem de outros alimentos, porém o consumo deve ser feito com moderação, talvez não seja problema você comer um pãozinho por dia.

O pão é um alimento rico em carboidratos, portanto significa que é uma ótima fonte de energia para realizar as suas tarefas diárias. Isso porque o carboidrato também contribui para a formação da serotonina - neurotransmissor responsável pela sensação de bom humor e bem-estar.

Diferente do que muitas pessoas pensam, não é preciso cortar o pão para emagrecer. Na verdade, se consumido de forma equilibrada, ele pode ser incluído em nossa alimentação sem prejuízos. A nutricionista Luna Azevedo lembra que nenhum alimento é capaz de nos engordar de forma isolada.

Para a nutricionista Anita Sachs a necessidade varia de pessoa para pessoa, mas indica uma regra a ser seguida: “normalmente, ingerir 100 gramas de pão por dia não tem qualquer problema, pois contabiliza entre nove e onze porções diárias de cereais que a pessoa pode comer”, explica Anita.

O pão, rico em carboidratos, é visto como vilão do emagrecimento por muita gente - principalmente durante a noite. Na teoria, ele é mais prejudicial à dieta nesse período porque, durante o sono, o funcionamento do nosso fica mais lento e, consequentemente, a metabolização do açúcar, também.

É saudável comer pão com ovo? Essa é uma dúvida muito comum, já que essa é uma receita que tem a fama de ser “ruim” para a saúde. Logo de cara, adiantamos que isso não passa de um grande mito. A verdade é que o ovo é um alimento muito saudável, cheio de nutrientes que ajudam no equilíbrio do nosso organismo.

Embora também não condene o pão francês em tempos de dieta, Baptista sugere o consumo em dias alternados. Nesse sentido, a nutricionista indica substituí-lo, por exemplo, por pães de fermentação natural. "Ou então por outras variedades, como o pão de milho ou de farinha de amêndoa."

Além de ser pobre em fibras e rico em carboidrato simples, o pão tem um índice glicêmico elevado. Ao consumir o pão branco, por exemplo, a glicemia sobe rapidamente na corrente sanguínea, e certamente vai favorecer o aumento de peso. E a obesidade é um grave fator de risco, e deve ser evitada.

1. Pães e massas. A farinha refinada branca é uma das principais inimigas de quem quer manter o peso adequado e evitar a barriguinha. Os alimentos com esse ingrediente, como pães e massas, têm carboidratos mais suscetíveis à fermentação que levam aos gases e distensão abdominal.

Uma boa forma de substituir o pão francês, feito com farinha branca, é comer tapioca, crepioca, cuscuz ou pão de aveia, que são boas opções, mas também é possível substituir o pão comum por alimentos ricos em proteína, como uma omelete com queijo, ou um ovo cozido, por exemplo.

Mas já que o pão é um bom alimento para ser incluído no dia a dia, como saber o que passar no pão que seja saudável? Acima de tudo, vale priorizar a adição de alguma fonte de proteína. Keyla indica opções como: queijo minas, frango, ovo, carne peixe, creme de ricota ou patês (frango, atum, sardinha).

O pão, alimento sagrado que abastece povos há séculos, traz inúmeros benefícios para a saúde. Em sua versão integral, então, possui ainda mais nutrientes, vitaminas e minerais e maior teor de fibras, proporcionando uma digestão mais lenta e sensação de saciedade por mais tempo.

Segundo a nutricionista Thaís Leopoldo, os pães podem ser incluídos na nossa alimentação no café da manhã ou como lanche da tarde, sempre tendo equilíbrio durante o consumo.

Ao ser torrado o pão apenas perde água e consequentemente torna-se mais leve. Trata-se de um verdadeiro mito alimentar que importa desvendar de vez. A verdade é que de facto nenhum alimento 'engorda' e sim alguns alimentos são mais calóricos do que outros.

No quesito nutrição, eles também têm valores muito parecidos. O pão leva uma certa vantagem em alguns nutrientes, como proteínas, carboidratos e lipídios (9,8 g, 61,6 g e 2,2 g, respectivamente, para 100 g do produto).

Segundo nutricionista, se você é saudável e está no seu peso ideal, não há problema comer pão - moderadamente - todos os dias.

Eles são ricos em carboidratos e proteínas, substâncias essenciais para assegurar a saúde de uma pessoa. Além disso, o alimento possui grandes quantidades de cálcio, de ferro, de fibras, de vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5) e de minerais (potássio e sódio).

Pão engorda? Dicas de como comer pão sem engordar

  1. Ao comprar, siga a regra 10: 1.
  2. Sempre procure grãos integrais.
  3. Pão engorda? Prefira trigo orgânico.
  4. Consuma pão fermentado.
  5. Combine o pão com uma gordura boa.