O que acontece com uma pessoa que bebe pouca água?

Perguntado por: ahilario6 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Pessoas desidratadas apresentam menor volume de sangue que o normal, o que acaba atrapalhando o funcionamento do coração; A falta de água pode causar fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga e, se for muito prolongada, levar à morte.

A ausência de sede em diversas horas do dia é normal se o corpo não precisar de reposição de líquidos. No entanto, se o corpo necessita de reposição de líquidos e ainda há falta de sede, deve consultar o seu médico ou farmacêutico imediatamente.

Para se manter hidratado, limpar o organismo e evitar complicações de saúde, não basta beber água apenas quando temos sede e compensar tomando grandes quantidades, pois isso pode sobrecarregar o corpo. "A água deve ser ingerida, principalmente no verão, de 2 em 2 horas, no mínimo 2 litros por dia.

Beber tudo de uma só vez
Pode parecer estranho, mas ingerir a quantidade de líquido necessária no dia de uma só vez é um erro e pode trazer sérias consequências à saúde. Ao bebermos muita água num curto espaço de tempo, podemos levar nosso corpo à hiponatremia.

Um cálculo recomendado pelos especialistas é ingerir 35ml de água por cada quilo. Assim, a quantidade de água ingerida se aproxima mais da sua necessidade individual. Exemplo: Uma pessoa que pesa 65 quilos deve tomar aproximadamente 2,27 litros de água por dia.

A ingestão de água, além de ajudar em uma noite tranquila de sono, é uma das melhores formas de recuperar nutrientes e minerais no corpo. Durante o sono, a água presente no corpo lubrifica os músculos e articulações, beneficiando os hormônios e aumentando seu nível de energia.

Sem água suficiente, o corpo retém o líquido que está armazenado e reduz a eliminação de água pelos rins. A explicação é a mesma do item anterior: quanto menos diluídas estão as toxinas que devem ser liberadas pelo corpo, mais forte será o odor do seu suor.

Estudos observacionais relacionam um consumo habitualmente baixo de água com um risco aumentado de problemas cardiovasculares no futuro. Da mesma forma, uma baixa ingestão de líquidos também é um fator de risco para a formação de cálculos renais.

Você perde água tanto pelo xixi, quanto pelo suor, que sai constantemente da gente sem a gente nem sentir direito, de tão pouquinho que é. Aí, um lugar lá no cérebro, chamado hipotálamo, sente que o organismo está precisando de água e manda a mensagem de sede!

Uma forma de contribuir para que seu corpo permaneça hidratado é consumir frutas e legumes que contenham água na composição. “Nenhum alimento substituiu o benefício que a água pura traz para o corpo, mas esses alimentos complementam a hidratação, sendo fontes de água, vitaminas e minerais.

Algumas frutas ajudam a manter o corpo hidratado, em especial as que possuem uma grande quantidade de água como a melancia, a laranja e o morango. Legumes e verduras também são fontes de água para a alimentação. Uma salada refrescante com alface e tomate, por exemplo, é uma refeição aliada da boa hidratação.

Quais são os sinais da desidratação? Na desidratação leve, as pessoas sentem sede e a boca fica seca. Na desidratação grave, as pessoas sentem vertigem, confusão e tontura ao se levantarem. Sem tratamento, as pessoas consequentemente entram em coma e morrem.

Beber muita água pode provocar o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio. O problema é chamado de hiponatremia, que significa a queda do nível de sódio sanguíneo e pode levar, em situações muito graves, à intoxicação por água.

Não existe uma hora especificamente ideal. Devemos nos hidratar ao longo de todo o dia, sempre que possível ou quando sentirmos sede. Entretanto, recomenda-se beber água em alguns momentos: pela manhã, antes das refeições, quando sentir fome, antes e depois de se exercitar e quando se sentir doente ou cansado.

Como beber água para emagrecer
Para ajudar a emagrecer, a água deve ser consumida sem a adição de qualquer substância que possa aumentar seu conteúdo de calorias. Dessa forma, está recomendada a ingestão de água pura, água aromatizada ou chás sem açúcar.

Beber muita água e urinar pouco não significa necessariamente que você está com insuficiência renal. Se você mora em uma região mais quente, é possível que grande parte da água que você ingere esteja sendo eliminada pela pele e respiração, mesmo sem você perceber.

Pode até parecer contraditório, mas ingerir muita água não vai te fazer inchar. O seu corpo muitas vezes armazena água de modo a não ficar desidratado, mas se você está constantemente ingerindo o líquido, o seu corpo expulsa um pouco do estoque.

Não é normal. Quando a diurese (urina) começa a prejudicar suas atividades e sono, precisamos investigar alguma alteração no trato urinário e/ou rins. Procure um nefrologista.

O consumo regular de água também tem efeitos diretos no metabolismo, que é acelerado, facilitando a queima de gorduras e a perda de peso. Além disso, o líquido torna a prática de exercícios físicos mais fácil e eficiente e diminui o apetite, contribuindo diretamente para os resultados na balança.

Combate a retenção de líquido e favorece a perda de peso; Previne o aparecimento de pedras nos rins e outras doenças renais; Melhora a circulação sanguínea; Facilita a digestão de refeições.