O que acontece com um coração grato?

Perguntado por: igodinho6 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

No estudo, as pessoas mais gratas apresentaram melhor humor, qualidade no sono, melhor recuperação e menos inflamações. Durante oito semanas, diariamente, os pacientes precisavam escrever três razões pelas quais eles eram gratos.

Agradecer pode acalmar a mente, estimular o autoconhecimento e fazer com que a pessoa valorize o que já tem, em vez de nutrir a ansiedade por aquilo que deseja ter. É uma sensação prazerosa que realmente causa transformações no estilo de vida.

Gratidão também é um termo muito popular e proferido pela religião Católica. Os fiéis geralmente fazem pedidos de ajuda, auxílio e proteção, e quando algo que eles pediram para Deus acontece, ocorre um sentimento de gratidão, procurando uma maneira de agradecer por ter alcançado uma graça.

Toda vez que agradecemos e nos sentimos gratos por algo ou alguém, aumenta-se os níveis de dopamina, um neurotransmissor responsável pelo bem-estar, humor e prazer. Consequentemente, nos sentimos mais felizes, leves e satisfeitos, porque ativamos o sistema de recompensa do cérebro.

Paulo nos lembra em 1 Tessalonicenses 5:16-18, que podemos ser gratos em todas as circunstâncias, boas ou más. Ele escreve: “Alegrem-se sempre, orem continuamente, dêem graças em todas as circunstâncias; pois esta é a vontade de Deus para você em Cristo Jesus”.

Obrigado dá o sentido de obrigação, você fala aquilo porque é educado ou porque acha culturalmente certo falar isso. Ter gratidão é completamente diferente. É o desejo de realmente querer retribuir o favor que você recebeu.

Nada obstante, segundo nos ensina o notável filólogo JOSÉ DE SÁ NUNES: "Ser grato é o mesmo que ser agradecido; é o verbo agradecer na voz passiva." Não se nega, todavia, que GRATO tenha também o sentido de AGRADÁVEL.

Sendo assim, gratidão significa o reconhecimento das coisas boas que existem na vida. Ser grato é reconhecer o que também não enxergamos. Vai além de dizer um “obrigado(a)” para quem te estendeu a mão ou te fez o bem.

Além de reduzir sintomas de depressão e ansiedade, a gratidão melhora o sono, fortalece o sistema imune, melhora a qualidade de vida e a sensação de felicidade.

Uma pessoa grata está sempre de coração cheio, falando palavras preciosas e delicadas para todos que se aproximam dela, e tendo atitudes de compreensão, carinho e amor, devolvendo à vida e às pessoas todo o amor que recebe.

O significado de Gratidão para a Psicologia
Para a Psicologia, a gratidão é uma emoção positiva que envolve ser grato e agradecido aos acontecimentos da vida. Inclusive, essa emoção está associada a vários benefícios comprovados para a saúde mental e física.

Uma é o fato de que expressar gratidão encoraja os outros a continuarem sendo generosos, promovendo assim um ciclo virtuoso de bondade em relacionamentos. Da mesma maneira, pessoas agradecidas talvez fiquem mais propensas a retribuir com seus próprios atos de bondade.

A gratidão verdadeira é quando aprendemos a valorizar as coisas boas que acontecem em nossas vidas. Já a gratidão condicional é quando somos gratos porque estamos melhor que outra pessoa. Se a nossa gratidão depende da condição da vida alheia, nunca seremos realmente gratos e, consequentemente, felizes.

Na Bíblia, Gratidão é a qualidade de reconhecer e valorizar as dádivas recebidas. A vida, a saúde, a família, os talentos, as capacidades, os amigos, a fé, enfim, tudo que temos e somos, nos foi dado. A Palavra de Deus incentiva-nos sempre a ser agradecidos ao Senhor.

Difícil é ter atitudes de gratidão em meio ao medo, o pânico e à desinformação, gerados por uma crise de saúde mundial, como estamos vivendo. Ser grato pelas coisas ruins que acontecem na nossa vida não significa que assim teremos uma vida perfeita ou que ignoramos o momento pelo qual passamos no mundo.