O que acontece com Tamar e Judá?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Tamar (Juliana Xavier) experimentou muito sofrimento em "Gênesis", mas vai ganhar um final feliz, depois que Judá (Thiago Rodrigues) decide mantê-la em sua família, ajudando a nora na criação dos gêmeos, que nascem nos últimos capítulos. A decisão vai deixar até mesmo o coração de Jacó (Petrônio Gontijo) quentinho.

É bem possível que ela tenha sido taxada de amaldiçoada perante a comunidade por Judá por ter enviuvado dos seus dois filhos.

Por que Tamar cometeu o ato? Como visto na novela, a personagem vivida por Juliana Xavier foi expulsa da casa de Judá por Muriel (Rhaisa Batista). A mulher fez isso por acreditar que a nora tinha sido a responsável pelas mortes de Er e Onã.

Muriel (Rhaisa Batista) morrerá de tristeza após os destinos trágicos de Er (Tiago Marques) e Onã (Caio Vegatti) em Gênesis. Viúvo, Judá (Thiago Rodrigues) se desesperará com a nova desgraça, mas afogará as mágoas e viverá o luto na cama com Tamar (Juliana Xavier) na novela bíblica da Record.

Sem sorte, ela enfrenta a viuvez pela segunda vez após o rapaz sofrer um acidente fatal. Acusada pela sogra, Muriel (Rhaisa Batista) de ser uma maldição para a família, a moça se desespera ao achar que não tem futuro algum. Ela é enviada de volta à família pelo sogro e começa a planejar uma reviravolta para sua vida.

Em Adulão, Judá conheceu a filha de um cananeu, Sua, e teve três filhos: Er, Onã e Selá. Judá escolheu uma mulher para Er, o seu filho primogênito, uma canaanita de nome Tamar. O casamento de Er e Tamar não durou muito, pois ele era perverso diante de Deus, pelo que Deus o matou (Gn 38:7).

A decisão de Tamar de fingir que era uma prostituta para poder engravidar de Judá violava a lei da castidade. Tamar sabia que suas ações poderiam ter graves consequências, como ser sentenciada à morte.

Um erro do passado assombrará Judá (Thiago Rodrigues) em Gênesis. Após se ver em desgraça com a morte dos dois filhos, Er (Tiago Marques) e Onã (Caio Vegati), o pastor se culpará por ter vendido José (Juliano Laham) como escravo na novela bíblica da Record.

Muriel (Rhaisa Batista) entrará em depressão após perder os filhos e morrerá no colo do marido.

Onã morre engasgado durante discussão com Tamar.

Casado com Muriel (Rhaisa Batista) e pai de três filhos, o hebreu terá problemas matrimoniais. Tomado pela culpa de ter vendido José (Juliano Laham) no passado, o personagem se afundará na bebida, e sua ausência em casa lhe trará grandes problemas.

No decorrer dos capítulos, a jovem fica viúva e é obrigada a se casar com o cunhado, Onã (Caio Veagati), pela chamada "Lei do Veriato", por ter perdido o marido antes de conhecer a maternidade. E a tragédia volta a assombrar Tamar e ela novamente conhece a viuvez.

CAIU A MÁSCARA
O rapaz também precisará acertar as contas com Deus por não dar um filho a Tamar, que é responsável por dar continuidade à linhagem que permitirá a primeira vinda de Jesus (Dudu Azevedo). Ele tropeçará e cairá de cabeça de uma caixa de ferramentas, sangrando até a morte com um facão na nuca.

Judá questiona Onã sobre se recusar a dar um filho para Tamar, mas o rapaz rebate suas críticas e diz que sempre se sentiu deixado de lado por causa de Er. Ele sai furioso a caminho do campo, onde tropeça e cai sobre o cesto de adagas, morrendo na hora.