O que acontece com Rhaenyra e Criston?

Perguntado por: aresende2 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Rhaenyra rejeitou sua proposta por causa dos deveres que ela tem para com sua família e o reino em geral, com Criston igualmente se recusando a ser simplesmente seu amante. A separação oficial ocorreu no casamento de Rhaenyra e Laenor, quando Criston Cole matou brutalmente o amante de Laenor, Joffrey Lonmouth.

Lucerys Velaryon
O jovem foi o primeiro entre os filhos de Rhaenyra a morrer durante a Dança dos Dragões. Enquanto voava, Lucerys é perseguido por Aemond, seu primo, montado em seu dragão, Vhagar. Os dois dragões se envolvem em uma luta que resulta na morte do filho de Rhaenyra.

Em 114 d.C., Sor Criston foi ao casamento de Rhaenyra e Laenor. O casamento furou sete dias, com festejos e justas. Cole foi o campeão da Rainha Alicent, Harwin o de Rhaenyra. Ambos se encontraram no campo e Cole acabou quebrando a clavícula e o cotovelo de Harwin, a quem Cogumelo passou a chamar de "Ossos-Quebrados".

Em uma batalha na Pedra do Dragão, Aegon é ferido novamente, quebrando as duas pernas. Mais tarde, depois que seu filho primogênito é morto em batalha, a esposa e irmã de Aegon, Helaena, comete suicídio. No final da batalha, Aegon captura e mata Rhaenyra Targaryen.

Se ambos perdem a vida, quem vence a Dança dos Dragões? No final do arco, Aegon III, filho de Rhenyra, torna-se o rei de Westeros. Assim, George R. R. Martin deu a vitória para a linhagem de Rhaenyra Targeryen em detrimento à linhagem de Alicent Hightower.

Alerta de spoiler! No quinto episódio de “A Casa do Dragão”, Joffrey Lonmouth (Solly McLeod), amante de Laenor Velaryon (Theo Nate), é assassinado brutalmente durante o noivado de Laenor e Rhaenyra (Milly Alcock). Quem o mata é Criston Cole (Fabien Frankel), o Senhor Comandante da Guarda Real.

Foi somente depois de sua demissão que os esforços diplomáticos de Otto deram frutos. Assim como ele havia previsto, Otto foi o primeiro a ser decapitado como um traidor por Rhaenyra após a queda de Porto Real em 130 d.C..

Em Pedra do Dragão, Daemon engravidou sua amante, Mysaria. Ele queria dar para ela um ovo de dragão. Um enraivecido Viserys exigiu que Daemon devolvesse o ovo e retornasse para sua esposa, Rhea, no Vale.

Rhaenyra Targaryen foi a filha mais velha do Rei Viserys I.
Foi casada duas vezes e mãe de cinco filhos, entres os quais Aegon e Viserys, sendo que ambos se tornaram reis após sua morte.

Atenção para a presença de spoilers a seguir!
Mais tarde, seu marido (e tio) Daemon enforca Rhaenyra quando ela menciona As Crônicas de Gelo e Fogo, sem perceber que Viserys nunca chegou a mencionar isso para Daemon.

Alicent Hightower
Sobrevive aos filhos, aos netos e ao pai. Assim como aos líderes dos Pretos.

A ação violenta do cavaleiro pode ter relação com tudo aquilo que ele vinha enfrentando desde que quebrou seus votos com a Guarda Real. Além do sentimento de culpa, Criston também tentava lidar com o ciúmes e a rejeição que sofreu por parte de Rhaenyra Targaryen.

Lucerys está morto. Apavorado, Aemond percebe que acaba de iniciar uma guerra. Nas cenas finais do episódio, Daemon entra no salão de Pedra do Dragão e conta a Rhaenyra o que aconteceu. A rainha se vira de costas para seus conselheiros e entra silenciosamente em prantos.

Outra motivação também seria a desonra. Criston Cole jurou lealdade à Guarda Real de Porto Real; assim, levando a sua posição muito a sério, o homem não poderia se envolver com outras pessoas sexualmente, precisando, enfim, manter a sua castidade jurada durante a nomeação.

Em termos dos personagens principais da primeira temporada de House of the Dragon, aqueles que morrerão muito mais tarde na série antes do final incluem a Rainha Rhaenyra Targaryen, o Rei Aegon II Targaryen e o Príncipe Daemon Targaryen.

Em 118 d.C., com a bênção do Rei Viserys I Targaryen, Rhaena foi prometida a seu primo, Príncipe Lucerys Velaryon. Rhaena recebeu um ovo de dragão, mas o dragão recém-nascido não era saudável e morreu horas depois de emergir de seu ovo.

O destino de Aemond é selado na Batalha acima do Olho de Deus, quando ele enfrenta Daemon Targaryen e o seu dragão Caraxes. O confronto termina com a morte dos dois príncipes e dos seus respectivos dragões, com Daemon pulando de Caraxes e matando Aemond com a Irmã Sombria.

Após a execução de sua mãe, Aegon III permaneceu cativo em Pedra do Dragão. A morte de Rhaenyra não pôs fim à guerra, sendo que provavelmente os seguidores dela passaram a apoiar Aegon III. O quebrado Rei Aegon II só sobreviveu por mais meio ano, de modo que Aegon III herdou o Trono de Ferro.

De qualquer forma, o lado vencedor da Dança dos Dragões é o de Rhaenyra Targaryen, embora ela mesma tenha morrido durante o conflito. Assim, após a morte de Aegon II por envenenamento, Aegon Targaryen, o filho mais velho de Rhaenyra com Daemon, é coroado o novo rei de Westeros e se torna Aegon III.

Continuar lendo Como Criston Cole morre?