O que acontece com quem toma Rivotril todos os dias?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

O maior risco do uso do Rivotril é a ficar dependente. Embora os estudos mostrem que menos de 1% da população sofre de dependência química por culpa de remédios, a dependência do Rivotril pode ocorrer. E, no geral, não por causa da alta dose, mas sim pelo uso contínuo do remédio.

Como Funciona o Rivotril (Clonazepam)?
Ele tem um efeito inibitório no cérebro, normalmente, causa uma inibição da atividade dos neurônios. E quando você atua sobre o receptor GABA, está estimulando uma atividade inibitória no cérebro, por isso ele provoca sintomas majoritariamente inibitórios.

Outras se viciam em menos de 30 dias, além das causas do remédio mascarar quadros mais graves. Dados do Sindicato das Farmácias de Criciúma apontam que, em média, são vendidos por dia, entre três e quatro cartelas do medicamento nos estabelecimentos situados na área central, onde existe maior circulação de clientes.

Utilizados para tratar sintomas como ansiedade e insônia, os benzodiazepínicos (como Rivotril, Frontal e Lexotam) foram associados a um risco até 51% maior de desenvolvimento da demência.

Clopam 0,5mg, caixa com 200 comprimidos (embalagem hospitalar)

O uso prolongado é desaconselhado porque esses medicamentos causam efeitos colaterais. É comum quem os usa relatar aumento da sonolência, dificuldade para se concentrar e amnésia temporária.

Reduzir a dose entre 10% e 25% a cada 2 semanas; ou. Reduzir a dose em no máximo o equivalente a 5 mg de Diazepam (ou 0,25 mg de Clonazepam) por semana, ajustando a velocidade da redução de acordo com a tolerância da pessoa.

Quando utilizados comprimidos, sublinguais ou solução oral, o Rivotril tem efeito rápido. Leva em torno de 30 a 60 minutos para começar a atuar no organismo e perdura por até 8 horas em adultos e 12 horas em crianças.

Dose total diária: 0,25 mg a 2,0 mg. Dose única diária tomada 30 minutos antes de dormir.

O Rivotril tem entre seus usos o controle de distúrbios epilépticos e casos graves de transtornos de ansiedade, como a Síndrome do Pânico. Sempre em situações pontuais e pelo menor tempo possível.

O clonazepam gotas começa a fazer efeito no organismo dentro 30 minutos a 1 hora após a sua administração.

A dose pode ser aumentada, a critério médico, até atingir a dose de manutenção individual, usualmente de 3 a 6 mg/dia. Sempre que possível, dividir a dose diária em 3 doses iguais. Caso não seja possível, a maior dose deve ser tomada antes de deitar.

Legalizado e aprovado pela Anvisa, o clonazepam (Rivotril) é o segundo remédio mais vendido e utilizado no país. Contudo, o clonazepam é um remédio considerado "tarja preta", então, para comprá-lo em farmácias, é necessário ter uma receita médica em mãos.

Ele age aumentando a ação do GABA (ácido gama-aminobutírico), um neurotransmissor depressor. Ou seja, que reduz a agitação, a excitação e a tensão. Assim, trazendo a sensação de relaxamento e até sono. Imagine que o Sistema Nervoso está muito inquieto por conta do tanto de estímulos que está recebendo.

O uso prolongado e indiscriminado de remédios sedativos, hipnóticos (como o zolpidem), ansiolíticos, antidepressivos, relaxantes musculares, anticonvulsivantes e calmantes (como rivotril e diazepam) podem afetar a memória e causar esquecimentos.

O clonazepam, mais conhecido como Rivotril, tem meia-vida mais longa. Isso faz com que dure mais tempo no corpo que o diazepam, que tem meia-vida curta. Em termos de comparação, 0,25 mg de clonazepam equivalem a 5mg de diazepam.

A oxicodona é considerada o remédio mais perigoso do mundo: além de o opioide ser altamente viciante, ele também é atraente por sua capacidade de anular qualquer dor física e promover uma sensação agradável de relaxamento e euforia. O medicamento já viciou mais de 2 milhões de pessoas somente nos Estados Unidos.