O que acontece com quem tem doença autoimune?

Perguntado por: ileiria . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

As doenças autoimunes são aquelas em que o sistema imunológico ataca o próprio organismo. Ele passa a confundir algumas estruturas com agentes invasores e, dessa forma, produz anticorpos contra órgãos e tecidos saudáveis. A partir disso, podem surgir sintomas e problemas de saúde que precisam de tratamento.

Importante ressaltar que algumas doenças autoimunes podem ser desenvolvidas por conta de maus hábitos, que prejudicam a qualidade de vida. Sendo assim, os fatores de risco também incluem o abuso de álcool, drogas, cigarro, sedentarismo e alto consumo de alimentos industrializados.

Elencamos abaixo as doenças autoimunes mais perigosas. Confira!

  • Esclerose Múltipla. Estima-se que 130 pessoas a cada 100 mil habitantes desenvolvem esta doença autoimune, uma das mais conhecidas no mundo, por ser uma das mais cruéis. ...
  • Diabetes tipo 1. ...
  • Lúpus. ...
  • Vitiligo.

- Tenha uma dieta saudável visando a melhora dos prognósticos e a regressão dos sintomas associados às doenças autoimunes. - Tome água. A água ajuda a aliviar a sensação de boca seca além de ajudar na retenção de líquidos que são efeitos secundários de alguns medicamentos indicados para doenças autoimunes.

Não, a doença autoimune não tem cura, mas, costuma ser altamente controlável e pode entrar em remissão e não reativar. Ou seja, é possível que, com o tratamento, a patologia deixe de ficar ativa, não dê mais sinais e também não reapareça no futuro.

Esclerose múltipla
Doença crônica, muito comum em pessoas com idade entre 20 e 30 anos, que resulta no comprometimento da função do sistema nervoso.

Em doenças autoimunes, o sistema imunológico combate células do próprio organismo, tornando-se imunidade baixa. Em geral, as condições desse tipo apresentam dores, manchas, icterícia, e outros sinais como os listados.

O tratamento das doenças autoimunes pode envolver o uso de drogas imunossupressoras, ou seja, que inibem a ação do sistema imunológico.

Quando você tem uma doença autoimune, o sistema imunológico ataca erroneamente o tecido saudável em vez de combater a doença. “Em certos casos, apenas ter uma doença autoimune pode aumentar o risco de carcinoma basocelular (CBC) ou SCC, os dois tipos mais comuns de câncer de pele”, diz ele.

As doenças autoimunes não órgão-específicas costumam acometer múltiplos órgãos e sistemas, tendo uma multiplicidade de apresentações clínicas e, por essa razão, o médico mais indicado para o manejo e cuidado com o paciente é o reumatologista.

O lúpus, a pior entre as doenças autoimunes, é de difícil controle.

A causa da artrite reumatoide é desconhecida. É uma doença autoimune, o que significa que o sistema imunológico do corpo ataca os tecidos saudáveis por engano.

Presença de anemia (número reduzido de glóbulos vermelhos), que causa fadiga, fraqueza e tonturas. O baço pode aumentar de tamanho. A anemia pode ser grave e até mesmo fatal.

Para identificar uma doença autoimune, o hemograma (exame de sangue completo) é bastante eficiente, uma vez que avisa que a contagem de células não está normal.