O que acontece com quem se vinga?

Perguntado por: areis . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

Ou seja, toda a energia que a pessoa tem para se vingar se volta para si mesma, trazendo conseqüências como problemas psicossomáticos, transtornos de alimentação, depressão entre outros. O rancor e o ressentimento são sentimentos destrutivos e quando não são elaborados da forma certa podem causar prejuízos emocionais.

A vingança acontece quando a pessoa não consegue dar conta de seu Eu Machucado – ou seja, das suas dores, medos, invejas, raivas e outros sentimentos negativos – e acredita que sua dor é causada pelo outro.

A vingança tem um lado sadio, que é a necessidade de movimento, de ação quando alguém se percebe ameaçado , isto é o nosso lado mais primitivo, o instinto de sobrevivência. Este lado instintivo dá o alerta e nos mobiliza à reação.

Não permitamos que cresça em nós qualquer sentimento de rancor, ressentimento, vingança contra quem quer que seja. Deus não nos quer vingando nem mesmo aquele que possa ter nos atrapalhado de evangelizar, de fazer isso ou aquilo, porque não há algo mais diabólico do que a capacidade de alguém vingar o mal que recebeu.

A vingança traz pessimismo, ódio, ressentimento… “Essas sensações vão enferrujando a alma”, diz o especialista. A vontade de se vingar gera vários males, como ansiedade, depressão e transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Outro mal comum entre os vingativos é a fobia social.

  1. 2.1 Mostre às pessoas vingativas que a vida pode e deve ser leve.
  2. 2.2 Evite discussões, você verá que não vale a pena.
  3. 2.3 Depois de respirar fundo e se acalmar, converse.
  4. 2.4 Suspenda o julgamento e disponha-se a ajudar.
  5. 2.5 Mostre que somente uma pessoa sai prejudicada disso tudo.

O melhor meio de ir à forra com alguém que a magoou é dedicando tempo a si mesma. Esforce-se para entrar em forma e seguir em frente. Você se sentirá suficientemente vingada quando mostrar que não precisa do seu ex para ser feliz.

E segundo Cleber Masson (2017) são elas: vingança divina, vingança privada e vingança pública.

“Há uma grande diferença entre justiça e vingança: A vingança é algo que deve ser evitado. É doentia, é destrutiva. A justiça é algo que te torna harmônico.

“Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor”, (Romanos 12:19). É difícil, muito difícil, no calor de uma contrariedade, colocar em prática este ensinamento da Bíblia Sagrada.

Pessoas vingativas experimentam esse impulso por causa de suas inseguranças e baixa autoestima. Às vezes, apenas ver os outros tendo sucesso desperta sua frustração e desejo de machucar. Falta de empatia e dificuldade em gerenciar emoções.

O significado é com os dicionários. A origem é o Latim VINDICARE, “liberar, clamar, tomar desforra”, relacionado a VINDICTA, “vingança”, provavelmente de VIM DICTA, “mostrar autoridade”, de VIM, “força”, mais a raiz de DICERE, “dizer”. Mas querer saber onde e quando a palavra surgiu é ingenuidade demais.

Vingança Divina
É o direito penal imposto pelos sacerdotes, fundamentalmente teocrático (o Direito se confundindo com a religião). O crime era visto como um pecado e cada pecado atingia a um certo Deus. A pena era um castigo divino para a purificação e salvação da alma do infrator.

Somente Deus tem o direito à vingança porque só Ele é justo para dar a punição correta. Quanto a nós, temos que aprender a perdoar e a retribuir o mal com o bem (Romanos 12:17-21).

7 maiores vinganças de todos os tempos

  1. 1 – Lorena Bobbitt e John Bobbitt. ...
  2. 2 – Katie Collman e Anthony Stockelman. ...
  3. 3 – Cora Crippen e Hawley Crippen. ...
  4. 4 – Dave Carroll e a United Airlines. ...
  5. 5 – Júlio César e os piratas. ...
  6. 6 – Asano Naganori e Kira Yoshinaka. ...
  7. 7 – D. ...
  8. 7 prisioneiros que escaparam e estão por aí até hoje.

A Bíblia diz em 1 Pedro 3:18, “Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir- nos a Deus.” Sim, justiça é o que Deus é – e sim, justiça é o que não somos! E, sim, justiça é o que Deus requer.

Espiritualistas afirmam que o poder da frase consiste em um tipo de praga a qual mata a pessoa e depois a envenena, o que a deixa com medo de executar a vingança, mas isso não passa de especulação de pessoas que querem manchar a sabedoria do grande e sábio Madruga.

Continuar lendo Como Oxum se vinga?