O que acontece com quem desonra pai e mãe?

Perguntado por: nvasconcelos . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Quando você tenta negar um de seus pais é como se você desse as costas para a vida e, internamente, você morre, apresentando cognitivamente sintomas de tristeza profunda ou sintomas de depressão.

Os pais são os tutores dos filhos de Deus e devem ensiná-los, educá-los e cuidar deles. Os pais são responsáveis perante o Senhor pelo modo como educam e orientam seus filhos, pois “Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.

Desse modo, todos honrarão o Filho, bem como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, não honra o Pai, que o enviou. Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida.

Uma mãe deve ser louvada e agraciada todos os dias. Não há nada mais recompensador para uma mãe, do que a felicidade de um filho e sua gratidão por tudo o que ela fez e fará sempre que for necessário. Em Êxodo diz: “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá”.

Por que os filhos precisam honrar os pais?

  • 1- Suas orações serão ouvidas. "Quem honra o pai intercede pelos pecados, evita cair neles e é ouvido em sua oração diária" (Eclesiástico 3, 3).
  • 2- Seus filhos te trarão alegria. ...
  • 3- Sua vida será longa. ...
  • 4- Será abençoado por Deus. ...
  • 5- Terá justiça no lugar dos pecados.

Não há monetização do amor mas da falta de cuidado sobretudo as relações paterno-filiais, o dano causado pela ausência afetiva é antes de tudo uma lesão aos direitos de personalidade. Reitero que a indenização é devida não com intuito de penalizar a falta de afeto mas irresponsabilidade de cuidado.

Ser desrespeitado, até mesmo por uma criança, principalmente sendo seu filho, é algo ruim e deixa qualquer um chateado, então demonstre ao pequeno o quanto aquilo te machuca emocionalmente. Ao se abrir com elas, as crianças percebem que as próprias atitudes podem realmente ferir e o nível em que aquilo foi errado.

Não meça força com a criança ou adolescente
A desobediência é uma resposta não esperada pelos pais, por isso, quando acontece, é natural que cause surpresa e raiva. Porém, é preciso controlar esses sentimentos e não deixar que eles orientem o tom da conversa e a forma como os responsáveis vão lidar com a situação.

A função do pai na família é ser o provedor e protetor do lar e toda a responsabilidade da criação dos filhos deve ficar com a mãe.

Seja sempre educado com os seus pais para mostrar reverência. Diga "por favor" e "obrigado". As palavras têm poder e bastante significado. Além de serem um sinal de educação, elas mostram um nível de gratidão essencial na relação entre pais e filhos.

Honrar pai e mãe significa que você olha para os seus pais sem filtros de julgamentos, apenas olha como quem concedeu-lhes a vida e a grande experiência de estar vivo. Honrar pai e mãe significa tomar a vida tal como ela lhe foi dada. Não significa dizer “sim” a tudo que eles ditam, pois isso é uma postura infantil.

12 "Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor,o teu Deus, te dá.

Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.

Romanos 13:7-8 (Dai honra a quem tem honra) - Bíblia.

Em muitos casos, o sentimento ainda é fruto de um desgaste diário que envolve diversas funções e responsabilidades acumuladas no papel de mãe e cuidadora de uma criança. "A sobrecarga física e mental pode ser grande, o que acaba levando a um excesso de irritabilidade e explosões de raiva.

Você nunca deve falar para seu filho: “Eu preciso fazer ginástica”. Isso passa a sensação de obrigação, de que que se exercitar é algo negativo. Ao invés disso, fale algo positivo como: “O dia está lindo, vou dar uma corrida” ou “Vou treinar para me sentir bem”.

Esses pais são chamados de tóxicos porque, ao exagerarem na superproteção e até mesmo no autoritarismo, acabam impactando negativamente no desenvolvimento das crianças. Com isso, afetam principalmente a autoestima, autoconfiança e autonomia de seus filhos.

A obediência aos pais – imediata, completa e de coração – é a forma inicial de honrá-los. É o padrão de Deus, que deve ser inculcado pelos pais. Para os filhos, é uma atitude de respeito e submissão àqueles que Deus colocou em sua vida como ferramentas para moldar o caráter e treinar na conduta.

Muitas pessoas que não se relacionam bem com seus pais, vivem uma vida mais ou menos: são infelizes no que fazem, não são boas em se relacionar com os outros e não conseguem viver com prosperidade, pois esse relacionamento ruim acaba afetando sua vida nas áreas pessoal, profissional e financeira.