O que acontece com quem come carne de urubu?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 3 votos

Segundo médicos ouvidos pelo portal, comer urubu não é recomendável. A ave é necrófaga – se alimenta de animais mortos – e possui bactérias de putrefação que podem provocar infecção alimentar e outros danos à saúde humana.

Segundo especialistas, a carne vermelha dessa ave tem péssimo gosto e seu organismo vive em contato com bactérias da putrefação. Sendo assim, não é possível comer carne de urubu.

Os predadores naturais dos urubus são as jiboias e as sucuris. Em situações de perigo e em presença de predadores, os urubus vomitam boa parte do alimento que consumiram para alçar voo com rapidez. O tamanho corporal varia entre 56 e 68 cm, o peso médio entre 1100 e 1950 g, com uma envergadura de até 150 cm.

Segundo médicos ouvidos pelo portal, comer urubu não é recomendável. A ave é necrófaga – se alimenta de animais mortos – e possui bactérias de putrefação que podem provocar infecção alimentar e outros danos à saúde humana.

Sim, urubu pode comer carne humana e diversos registros nos últimos anos comprovam este fato. Como animais que se alimentam de carniça - cadáveres e carcaças - o cheiro de qualquer animal morto pode atraí-los. Assim como acontece com os abutres, que também comem carne humana.

Sim, a carne de cavalo pode ser consumida no Brasil. De acordo com o artigo 10 do Decreto 9.013, de 2017, os equinos são considerados como espécies de açougue, portanto, sem impedimentos para consumo. A carne pode ser consumida desde que os animais sejam abatidos em estabelecimentos sob inspeção veterinária.

De acordo com Wallauer, quando atacam seres ainda vivos, aves que costumam comer carniça começam pelos olhos ou outros orifícios naturais, como o ânus, porque não têm força para pegar carne sadia. "A ponta do bico faz a função de uma cureta, que é um instrumento cirúrgico para raspagem. O ferimento é quase cirúrgico".

Os Urubus, por sua vez, mantêm o ambiente em que vivem limpo, eliminando desde carcaças até ossos, sendo responsáveis pela eliminação de 95% das carcaças de animais mortos na natureza.

Como os urubus conseguem comer carne podre? Os cientistas ainda não desvendaram totalmente esse mistério, mas acreditam que os urubus se deliciam com comida estragada sem passar mal graças ao seu sistema imunológico e ao potente suco gástrico secretado por seu estômago.

A forma mais rápida e simples de espantar os urubus de locais indesejados é com o auxílio dos repelentes. Nesse caso, pode ser usado o Repelente Para Urubu ByeBird, que consiste em um gel pastoso e incolor colocado na área desejada.

O ovo de urubu é comestível? Todo este cenário não é animador para quem pensa em comer o alimento gerado por esta ave, não é mesmo? Porém, podemos garantir que o ovo de urubu é comestível. Inclusive, não há restrições científicas sobre a ingestão de ovos, independente da ave em questão.

Meios para sobreviver de podridão. A cabeça e o pescoço pelados dos urubus ajudam na sobrevivência. Como eles se alimentam de carne podre, cheia de bactérias e outros micro organismos, se tivessem penas, essas regiões poderiam se transformar em pontos de contaminação.

Pois, apesar de não apresentarem garras e patas adaptadas para a caça, eles podem atacar diante de uma situação em que se sintam coagidos. Há, inclusive, diversos relatos de pessoas que já levaram bicadas destes animais.

Na cadeia alimentar representada aqui, o urubu desempenha o papel de consumidor quaternário. Esse animal se alimenta principalmente de matéria orgânica e/ou partes mortas de organismos, e por isso é considerado, quanto à sua dieta, um detritívoro.

Na verdade, os pombos são comestíveis sim, mas, por serem grandes propagadores de doenças como criptococose; Histoplasmose; Salmonelose; Ornitose; Toxoplasmose; alergias; Tuberculose avícola etc., recomenda-se que apenas o animal criado em cativeiro seja usado como alimento para seres humanos.