O que acontece com pessoas que julgam os outros?

Perguntado por: imenezes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Quando julgamos os outros, não conhecemos a história completa, o que há por trás dessa pessoa. Você só precisa olhar para si mesmo. Quantas pessoas existem que não têm ideia de tudo que você já passou? Não tente procurar visões melhores ou piores, todas são válidas!

Dicas para o julgamento alheio não te sabotar

  1. Tenha autoconhecimento. Conhecer-se é o primeiro passo para tomar consciência das atitudes destrutivas que precisamos mudar. ...
  2. Evite comparações. ...
  3. Não leve para o lado pessoal. ...
  4. Identifique porque certos comentários incomodam. ...
  5. Não peça opiniões se não estiver pronto para ouvir.

“Não julgueis e não sereis julgados”, diz taxativamente Jesus. “Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes” (Mt 7, 1-2).

"Julgar os outros nos ajuda a ter a sensação de segurança. É uma ação que usamos para controlar nossa vida e a situação ao nosso redor, às vezes inconscientemente. Uma vez que nos damos conta disso, podemos tomar atitudes para mudar."

Ao julgar alguém, corremos o risco de sermos injustos e cometer erros de interpretação. Além disso, julgar os outros pode levar a sentimentos negativos como raiva, ressentimento e hostilidade, que podem afetar nossa saúde mental e nosso bem-estar geral.

Julgar o outro é atribuir ao outro algo que é seu. Falamos a partir das nossas experiências, vivências e sob a nossa ótica da vida e das situações. Cada pessoa tem a sua história de vida, a maneira própria de enxergar e perceber as situações ao seu redor.

Quando um réu é julgado, ele só é julgado até o juiz e o júri se convencem da verdade. Depois disso, vem a sentença, mesmo que não seja verdade o que se afirma sobre o réu, mas se eles se convencerem que é verdade, então acabou o julgamento.

Geralmente, alguém que te julga muito pode ser assim também com outros. Tenha em mente que muitas vezes as pessoas julgam com base nelas mesmas. Elas não conseguem ter a empatia de analisar você e sua situação para entender suas escolhas. Fazem críticas precipitadas e baseadas numa visão generalizada.

Embora várias pessoas julguem outras por muitos motivos, geralmente elas fazem isso quando: Não conhecem bem ainda a outra pessoa; Não se identificam com as mesmas crenças, valores e comportamentos da outra pessoa; A pessoa ameaça a forma de enxergar a vida de alguma maneira.

quando você julga uma pessoa, isso não define quem ela seja. isso define quem você é. Frases motivacionais, Frases inspiracionais, Frase para refletir.

Resposta: resposta pessoal, mas geralmente vergonha e raiva.

Na Bíblia, a fofoca é sempre vista como algo mau, e detestável por Deus (Provérbios 6:16-19). As pessoas são sempre advertidas a tomar cuidado quando se faz uma fofoca, ou quando se anda com um fofoqueiro (Levítico 19:16).

Julgamento · Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça. · Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto ... Julgamento na Bíblia · 1 Pedro 4:5 · 2 Coríntios 5:10 · 1 Coríntios 4:5 · 2 Pedro 2:9 · 2 Timóteo 4:7-8 · 1 Coríntios 9:27.

Para não julgar os outros, podemos seguir estas 8 estratégias:

  1. Pensar antes de falar. ...
  2. Praticar o mindfulness. ...
  3. Ninguém é perfeito. ...
  4. Lembrar que não somos todos iguais. ...
  5. Olhar para si mesmo. ...
  6. Sentir-se bem consigo mesmo. ...
  7. Ter uma mente mais aberta. ...
  8. Estar ciente de que as aparências enganam.

Portanto, julgar alguém apenas a partir do que ele está usando como condição sine qua non da sua personalidade, é uma análise estereotipada, reducionista, que reforça o preconceito e a dificuldade de aceitar o jeito de ser do outro e que, no fundo, pode ser uma projeção da falta de aceitação de si mesmo.

Você se sente ressentido? Se sente-se ressentido, então você está julgando alguém. O discernimento é clareza objetiva, como em “isto não é para mim”, o julgamento está personalizando isso, como em “algo deve estar errado com você.”

Romanos 14:4 NVI
Quem é você para julgar o servo alheio? É para o seu senhor que ele está em pé ou cai. E ficará em pé, pois o Senhor é capaz de o sustentar.

O Senhor disse: “De toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado” (Mateus 12:36–37). A fé em Jesus Cristo nos ajuda a estarmos preparados para o Julgamento Final.

Tanto quanto possível, devemos julgar as situações em vez de julgar as pessoas. Sempre que possível, devemos abster-nos de fazer julgamentos até termos um conhecimento adequado dos fatos. E devemos sempre ser receptivos ao Espírito Santo, que pode orientar nossas decisões.