O que acontece com os zangões?

Perguntado por: vdias . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Geralmente os zangões ficam circulando dentro do ninho sem fazer qualquer atividade e se alimentam pouco, mas no dia do acasalamento, ele se alimenta bastante de mel e sai do ninho à procura da abelha rainha.

Este tipo de abelha atinge a maturidade sexual aos 12 dias de vida e vivem aproximadamente de 80 a 90 dias, dependendo única e exclusivamente das abelhas operárias para sobrevivência. Os machos da colmeia morrem quando fazem a cópula com a rainha, ou quando são expulsos da colmeia devido à escassez de alimento.

Os zangões são os únicos machos da colmeia, e eles têm a função de fecundar a rainha. Os zangões não possuem ferrão e nem estruturas que lhes permitem trabalhar. Após a fecundação da rainha os zangões morrem.

Vivem de 80 a 90 dias e dependem única e exclusivamente das abelhas operárias para sobreviver: são alimentados por elas, e por elas são expulsos da colmeia nos períodos de falta de alimento – normalmente no outono e no inverno – morrendo de fome e frio.

Nas operárias, cerca de 40 dias no verão a 150 dias no inverno. Nos zangões, cerca de 50 dias.

O zangão é o único macho da colméia, não possui ferrão e nasce de ovos não fecundados depositados pela rainha.

É o voo que a rainha faz, quando está sexualmente pronta para a fecundação. Enquanto que nas abelhas melíferas é fecundada por vários machos, nas abelhas sem ferrão é fecundada por apenas um macho.

As funções exercidas pela rainha são a postura de ovos e a manutenção da ordem social na colmeia.

O voo nupcial dá início à vida reprodutiva da rainha, que ocorre de 5 a 7 dias após o seu nascimento. A fecundação da rainha ocorre em áreas de congregação de zangões, onde existem milhares de zangões voando à espera de uma rainha, conferindo assim uma grande variabilidade genética no acasalamento.

A picada de marimbondo normalmente é muito desconfortável pois causa uma dor muito forte, inchaço e vermelhidão intensa no local da ferroada. No entanto, esses sintomas estão especialmente relacionados com o tamanho do ferrão, e não com a intensidade do veneno.

O zangão nasce de ovos não fecundados: este fenômeno, que é um exemplo de partenogênese, consiste no desenvolvimento de um embrião sem necessidade de fertilização; a rainha, neste caso, não utiliza o sémen do macho (zangão) e põe ovos que contêm apenas o seu material genético.

O Zangão vive para assegurar a continuidade da espécie e morre quando esta é assegurada. Quando ele se manifesta na tua Vida é sinal claro para honrares o verdadeiro sentido do Sagrado Masculino em Ti e te sintonizares com o Divino, agindo conscientemente e em total Serviço para o Bem do Outro e do Todo.

Ele se chama zangão. Essa é uma palavra o-no-ma-to-pai-ca, o que quer dizer que ela foi feita para imitar um som. No caso, o zzzzumbido deste inseto durante o vôo formou a sílaba “zang-“, que também é usada para formar o verbo zangar, já que este inseto não costuma ser muito bem-humorado.

O mel é a principal fonte de alimento das abelhas. Por essa razão elas o armazenam e selam cuidadosamente nas células hexagonais do favo de mel da colmeia. Ali o mel fica muito bem guardado e conservado, longe das variações de temperatura e de contaminações. As abelhas comem mel sempre.

As operárias geralmente elegem simultaneamente mais de uma larva para suceder o trono. Quando elas nascerem, haverá uma competição mortal para elas. Elas irão lutar entre si e a vencedora será eleita para reinar a colônia. A principal arma utilizada na disputa pelo trono entre as rainhas é um jato de fezes.

Pois é, as abelhas constroem os favos de mel em formato de círculo e os colocam lado a lado, nas chamadas “fileiras”, onde ficam o pólen e o mel. Com o calor gerado por todo esse trabalho das abelhas-operárias, os círculos de mel derretem-se, dando origem ao conhecido padrão hexagonal dos favos.

Eles são maiores e mais fortes do que as operárias, entretanto, não possuem órgãos para trabalho nem ferrão e, em determinados períodos, são alimentados pelas operárias. Em contrapartida, os zangões apresentam os olhos compostos mais desenvolvidos e antenas com maior capacidade olfativa.

Usando a comunicação via antenas de transmissão localizadas em determinados pontos, o piloto consegue as orientações sobre quais rotas seguir. Apesar do avanço da tecnologia, o VOR ainda é utilizado por diversos pilotos.

O curso de voo por instrumentos (IFR) é uma habilitação adicional que o piloto de avião pode realizar nas licenças do Curso de Piloto Comercial, porém também pode ser realizado com a licença do Curso de Piloto Privado. O treinamento teórico é realizado dentro do curso de Piloto Comercial Teórico.