O que acontece com os filhos rebeldes?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

A desobediência é uma resposta não esperada pelos pais, por isso, quando acontece, é natural que cause surpresa e raiva. Porém, é preciso controlar esses sentimentos e não deixar que eles orientem o tom da conversa e a forma como os responsáveis vão lidar com a situação.

A falta de limite, de comunicação na família e de atenção podem causar rebeldia. Não é possível manter a aparência tendo filhos crianças e adolescentes, pois eles mostram se alguma coisa está acontecendo. Tem filho que verbaliza o problema, já outros não.

Uma mãe deve ser louvada e agraciada todos os dias. Não há nada mais recompensador para uma mãe, do que a felicidade de um filho e sua gratidão por tudo o que ela fez e fará sempre que for necessário. Em Êxodo diz: “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá”.

As diferenças geracionais, os maus-tratos na infância e que deixam marcas profundas nos filhos, problemas com heranças, mau relacionamento familiar desde cedo, entre outras, são as principais causas desta tomada de posição de muitos filhos que optam por seguir a sua vida distantes dos pais.

Expurga-me tu dos que me são ocultos. Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão. Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!”

Como reagir à agressão verbal?

  1. Chumbo trocado, não! Ao ser verbalmente agredido, jamais reaja da mesma maneira, não revide ou “dê o troco” de forma igualmente agressiva. ...
  2. Conte até dez. E se precisar, conte até 100. ...
  3. Valorize ideias e opiniões. ...
  4. Evidencie a agressão verbal. ...
  5. Busque um lugar tranquilo e dê espaço.

Quando meu filho não me obedece é porque nós estamos estimulando nelas a resistência e não a cooperação. O resultado mais triste de ter o objetivo de conseguir que nossos filhos façam o que queremos, ao invés do que todos querem, é que, em algum momento, tudo o que pedirmos lhes parecerá uma exigência.

Jogue dentro sete cubos de gelo enquanto vai falando: “Afaste (nome das pessoas) da vida dos meus filhos. Que (nome das pessoas) não tenham mais forças para atrapalhar a vida deles ou a vida de qualquer outra pessoa próxima à nossa família.

Rebelde é um adjetivo para qualificar alguém que não obedece ninguém e nem escuta conselhos, que acredita que possui uma autoridade legítima.

A rebeldia entre os jovens é algo normal e que pode ou não ocorrer. Ou seja, nem todo adolescente é rebelde, mas muitos são.

Durante uma live no Instagram, um dos atores do remake, Sergio Mayer Mori, disse não gostar das músicas do RBD e que as canta apenas por conta do trabalho. O comentário surgiu após vários fãs de Rebelde pedirem para o ator cantar alguma música da banda.

Você nunca deve falar para seu filho: “Eu preciso fazer ginástica”. Isso passa a sensação de obrigação, de que que se exercitar é algo negativo. Ao invés disso, fale algo positivo como: “O dia está lindo, vou dar uma corrida” ou “Vou treinar para me sentir bem”.

Em muitos casos, o sentimento ainda é fruto de um desgaste diário que envolve diversas funções e responsabilidades acumuladas no papel de mãe e cuidadora de uma criança. "A sobrecarga física e mental pode ser grande, o que acaba levando a um excesso de irritabilidade e explosões de raiva.

Para um filho homem a mãe é o aconchego, a proteção e ele vai sempre querer cuidar e protegê-lá. O pai para o menino significa aventura, bagunça e e brincadeiras que oferecem algum risco. O afastamento do aconchego e segurança do mundo materno.

Síndrome do Ninho Vazio – SNV, corresponde ao sofrimento que esses pais terão por ter seus filhos longe do lar, é algo além de uma simples saudade dos filhos. Vale ressaltar também que pais com mais de um filho podem desenvolver a síndrome até mesmo quando somente um dos seus filhos saiu de casa e os outros permanecem.

O sentimento de culpa nasce justamente quando você acredita que fez algo que impactou negativamente o seu filho. Antes de falarmos disso, pais precisam compreender que influências externas e/ou conflitos internos não-resolvidos afetam o seu comportamento e, consequentemente, a maneira como criam os seus filhos.