O que acontece com os expoentes na subtração?

Perguntado por: rribeiro . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.1 / 5 18 votos

Assim, basta tratar as potências como valores inteiros. Uma potência de dez ao quadrado mais uma potência de dez ao quadrado é igual a duas potências de dez ao quadrado. Caso os expoentes não forem iguais deve-se igualá-los e só depois somar ou subtrair.

Divisão de potências de mesma base: conserva a base e subtrai os expoentes. Potência de potência, multiplicar os expoentes. Potência com expoente racional: o expoente do radicando se transforma no numerador do expoente da base fora da raiz, e o índice da raiz passa a ser o denominador.

Sempre que o expoente for igual a 1, o resultado será igual à base. A base é um número qualquer diferente de zero, e o expoente é igual a 0. Sempre que o expoente for igual a zero, o seu resultado será igual a 1. A base é igual a 10 e o expoente um número qualquer, diferente de zero.

São elas: multiplicação de potência de mesma base, divisão de potência de mesma base, potência de potência, potência do produto e potência do quociente.

Para efetuar a soma ou a subtração com números em notação científica devemos somar ou subtrair os números e repetir a potência de 10. Por isso, para fazer essas operações, é necessário que as potências de 10 apresentem o mesmo expoente. Para saber mais, veja também Exercícios de Potenciação.

O resultado de um produto entre duas potências de bases iguais será uma terceira potência, na qual a base será igual às bases das potências que foram multiplicadas, e o expoente será igual à soma dos expoentes dessas potências.

Para multiplicar potências com bases diferentes, mas expoentes iguais, podemos juntar as bases e elevar uma vez só o expoente. De forma análoga, para a operação de divisão entre duas potências de bases diferentes, mas expoentes iguais, a operação pode ser escrita como a divisão das bases, elevada ao mesmo expoente.

Esta potência lê-se "3 elevado a 5", "3 elevado à quinta" ou, simplesmente, "3 à quinta". Ao número que se multiplica por si mesmo dá-se o nome de base da potência e ao número que nos indica o número de vezes que a base se multiplica por si mesma chamamos expoente. No exemplo indicado, 3 é a base e 5 o expoente.

Resumo sobre a regra de sinais
Ao se multiplicar dois números com mesmo sinal o resultado será positivo; Ao se multiplicar dois números de sinais opostos o resultado será negativo.

A potenciação não é só de expoente natural, ela também pode ser de expoente negativo e fracionário.

Logo, A expressão 52 equivale a 25.

No exemplo negativo ((-2-³) ele diz (fala pela primeira vez) que o resultado é igual a 1/-8 e quando escreve na lousa repete e escreve como sendo -1/8.

A potenciação é uma operação matemática. Utilizamos a potenciação para indicar multiplicações consecutivas de um mesmo fator. Por exemplo, 35 representa 5 multiplicações do número 3, o que resulta em 243. Dizemos que 3 é a base, 5 é o expoente e 243 é a potência.

Os termos de uma potenciação são: A base (a) representa o número que será multiplicado por ele mesmo n vezes; O expoente (n) representa o número de vezes que a base será multiplicada; E a potência (c) representa o resultado da operação efetuada.

2 elevado a 3 é igual a 6. 3 elevado a 2 é igual a 6 não.

A notação científica é uma forma de escrever números usando potência de 10. É utilizada para reduzir a escrita de números que apresentam muitos algarismos. Números muito pequenos ou muito grandes são frequentemente encontrados nas ciências em geral e escrever em notação científica facilita fazer comparações e cálculos.

Arquimedes, o pai da notação científica.

10 – Para adicionar ou subtrair dois números que estão expressos em potências de 10, cujos expoentes são diferentes, o que deve ser feito antes de efetuar a operação? Organizar as notações de forma que os dois números estejam multiplicados pela mesma potência (base e expoentes iguais.)

Potência de expoente zero.
Sempre que o expoente for igual a zero o seu resultado será igual a 1. Assim, é possível concluir que toda potência de expoente zero será igual a 1.

Quando você eleva a 3, está multiplicando o número por ele mesmo três vezes. Então, 5 vezes 3, você já viu antes, é 15. Mas, 5 ao cubo, 5 vezes ele mesmo três vezes, é igual a 5 vezes 5, que é 25. Então, 25 vezes 5 é 125.

a) Dois elevado à quinta potência = 25
Em uma potência de base 10, o resultado é um número que tem 1 como algarismo de maior valor posicional seguido de tantos zeros quantos indicados pelo expoente.