O que acontece com o soro fisiológico fora da geladeira?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Não há contaminação do soro fisiológico mesmo quando ficar aberto em ar ambiente por até 28 dias, desde que se mantenha condições assépticas no seu uso. 1. Tomooka LT, Murphy C, Davidson TM. Clinical study and literature review of nasal irrigation.

Conforme o hospital, o soro vencido não é nocivo, pois a substância perde suas propriedades, mas não ocasiona mal ao paciente.

Lavar o nariz com soro gelado:
Portanto, ao usar o soro fisiológico gelado na lavagem, estes cílios terão seus movimentos prejudicados. Além disso, o soro gelado traz dor e irritação dentro do nariz. Concluindo: Realize a lavagem nasal com soro em temperatura ambiente ou levemente morno.

O soro fisiológico deve ser armazenado em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC) e o prazo de validade é determinado pelo fabricante de acordo com a data de fabricação. Em geral, os fabricantes determinam 24 meses de validade para esse tipo de produto antes de ser aberto.

Pode ser usado na temperatura ambiente sem nenhum problema.

E, se você se pergunta “quantas vezes posso fazer inalação com soro”, lembre-se de seguir a indicação médica, mas o padrão é até 4 vezes ao dia, o que leva 15 a 20 minutos.

Uma pele saudável é uma pele hidratada, de dentro para fora e de fora para dentro! Então, para dar um plus na hidratação do seu rosto sem pesar, o soro fisiológico pode ser um grande aliado. Uma boa opção é borrifar soro geladinho e aplicar seu hidratante preferido com a pele ainda molhada.

Não há contaminação do soro fisiológico mesmo quando ficar aberto em ar ambiente por até 28 dias, desde que se mantenha condições assépticas no seu uso.

Usar o soro gelado não é recomendado, porque isto faz com que o nariz tenha que fisiologicamente aumentar o seu desempenho, o que pode até piorar a obstrução. Realmente, o correto para tratar e prevenir a rinite é a limpeza nasal de duas a três vezes por dia com soro fisiológico, mas em temperatura ambiente.

Dessa forma, até 30 dias de uso após aberto seria seguro utilizar a mesma garrafa de soro para a lavagem do nariz. Mas existem alguns cuidados que você deve tomar, independente do tempo de uso e da forma que você guarda o soro, que vou explicar em outro post.

“No entanto, quando muita força é empregada no jato, ou com volume acima do indicado, especialmente em crianças (até 30 ml por cavidade), podem ocorrer otites e até crises de pneumonia”, reitera.

Inicialmente deve-se aquecer o soro fisiológico ou similar até a temperatura corporal; para tanto, pode-se friccionar o frasco entre as mãos ou colocá-lo na axila durante certo tempo. Quando aquecer em banho-maria ou em forno de micro-ondas, avaliar antes a temperatura do soro no dorso da mão.

O soro deve estar à temperatura ambiente para evitar que a mucosa das fossas nasais fique irritada. Eventualmente, pode ser aquecido previamente antes da realização da técnica.

Pode ser consumido gelado ou em temperatura ambiente. Muita atenção com a receita, porque doses aumentadas de sal ou açúcar podem fazer mal.

Geralmente, o tratamento mais indicado para as pessoas que sofrem de bronquite é a hidratação das vias respiratórias por meio da inalação com soro fisiológico ou com broncodilatadores e anti-inflamatórios, dependendo da recomendação médica.

A resposta é não. O soro fisiológico embora possa ser um grande aliado em alguns momentos - para limpar feridas, lavar as narinas, tratar a desidratação - ele não é recomendável para ser aplicado nos olhos e nem nas lentes de contato. Em sua composição carrega muito sódio e pode irritar ainda mais os olhos.

Temperatura: assim como algumas medicações o soro deve ser mantido na geladeira e tem validade de 15 dias após aberto. Você pode fazer logo após a retirada da geladeira, gelado porém pode gerar desconforto.