O que acontece com o pai de Tieta na novela?

Perguntado por: ogonzaga . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

Ele estava internado no Hospital Albert Sabin, no Rio de Janeiro, desde 30 de junho por conta de uma pneumonia. Durante o período de internação, Sebastião passou por melhoras e recaídas, informou a assessoria do hospital, que não foi autorizada pela família a divulgar a causa da morte.

ZÉ ESTEVES (Sebastião Vasconcellos) — Pai de Tieta (Claudia Ohana/Betty Faria) e Perpétua (Adriana Canabrava/ Joana Fomm). Velho dono de cabras e propriedades, que deixou de sê-lo, mas que, graças ao dinheiro que a filha vem lhe mandando há anos, sonha em voltar ao que era.

Osnar (José Mayer) nunca se casou, Amintas (Roberto Bonfim) é um solteirão convicto e Timóteo (Paulo Betti) se casou com Elisa (Tássia Camargo), irmã mais nova de Tieta (Betty Faria).

Tieta (1989)
Vinte e cinco anos depois, ela volta para a cidade com um único objetivo: se vingar da família que a deserdou. Enquanto todos achavam que ela estava morta, Tieta interrompe uma missa que estava sendo rezada em sua homenagem, chocando toda a cidade.

Qual é o segredo de Leonora em Tieta? Apesar de dizer para todos que era casada com o milionário Comendador Felipe Cantarelli, de quem teria ficado viúva, a verdade é que Tieta se tornou uma prostituta quando foi para a capital paulista.

A protagonista da obra é Tieta, menina/mulher com forte apelo sexual, que é expulsa pelo pai e humilhada diante de toda a cidade, Sant´Anna do Agreste, para a felicidade da irmã beata Perpétua.

Tieta percebe que nada mudou em Santana do Agreste, que permanece parada no tempo, e que todos continuam hipócritas. Para chocar mais a família, ela tem um romance com o próprio sobrinho, o jovem seminarista Ricardo, filho da sua rancorosa irmã Perpétua, que sonha que Ricardo se torne padre.

Tieta acaba enxotada de casa e da cidade e parte para retornar 25 anos depois. Rica e altiva, ela põe à prova a hipocrisia da população que a condenou no passado e que passa a bajulá-la tão somente pela influência e dinheiro da filha pródiga.

Na novela Tieta o que tinha na caixa da personagem Perpétua era o órgão sexual do falecido marido dela, um militar com quem ela teve dois filhos, Ricardo (Cássio Gabus Mendes) e Peto (Danton Mello). A personagem de Joana Fomm vivia em luto, frustrada, e sempre tentava tirar vantagem dos parentes.

Era conhecida como a assombrosa "Mulher de Branco". No final da novela, sua identidade foi revelada: se tratava de Laura (Claudia Alencar), mulher do comandante Dário (Flávio Galvão).

Carmosina tem uma menina, Gladstone pede para ela ser a última mulher de sua vida e eles ficam juntos. Modesto leva uma nova amante para Mangue Seco.

Diante da guerra de egos, restou aos autores converterem o bêbado em um evangélico fervoroso na reta final da história. "Foi a forma que encontraram para acabar com o mito e o ícone que era o Bafo de Bode. Foi a forma de tirar a graça do personagem", avaliou.

Bemvindo Sequeira

Bemvindo Sequeira estreou na novela Tieta, fazendo o papel de "Bafo de Bode". Logo em sua primeira atuação, o ator já fez muito sucesso.

Relação íntima entre um homem e uma mulher ou ambos do mesmo sexo.

Perpétua (Joana Fomm)
Irmã mais velha de Tieta, a quem odeia e a quem denunciou ao pai no passado, provocando sua expulsão da cidade. No entanto, é capaz de bajulá-la ao saber que ela é rica como ninguém. Teve dois filhos, Ricardo (Cássio Gabus Mendes) e Peto (Danton Mello).