O que acontece com o oxigênio no nosso corpo?

Perguntado por: nmarques . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.8 / 5 10 votos

O oxigênio captado pelo nosso sistema respiratório é levado para todas as nossas células e usado na fabricação de energia (respiração celular). No processo de fabricação de energia, é produzido gás carbônico, que depois é eliminado para fora do corpo também pelo sistema respiratório.

A hemoglobina, uma proteína das células vermelhas do sangue, ajuda a transportar oxigênio por todo o corpo.

O oxigênio que passa para o sangue entra nas hemácias e liga-se à hemoglobina, proteína que, entre outras funções, está relacionada com a cor vermelha do sangue. Ao se ligar à hemoglobina, forma-se a oxi-hemoglobina, que garante o transporte de oxigênio para as células.

As artérias pulmonares transportam o sangue venoso (com gás carbônico) do coração para os pulmões e a aorta envia o sangue arterial, rico em gás oxigênio, do coração para os tecidos do corpo humano.

A respiração celular é um processo aeróbio que necessita, portanto, do oxigênio para que ocorra. Nesse processo, o oxigênio atua como aceptor final de elétrons no final da cadeia de transporte de elétrons.

Outro desastre que aconteceria nestes cinco segundos sem oxigênio seria que a crosta da Terra entraria em colapso e se esmigalharia, causando terremotos e fissuras no chão. Isso porque a crosta é composta por 45% de oxigênio!

O stress oxidativo faz com que células e os organismos envelheçam. Se houver acumulação de espécies reativas de oxigénio, vai levar a danos no ADN, bem como a alterações nas moléculas de proteína e lipídios na célula. A célula acaba por perder a funcionalidade e morre. Com o tempo, o tecido sofre e o corpo envelhece.

Na inspiração, o ar entra em nossos pulmões; na expiração, sai. Na inspiração, o diafragma, músculo encontrado logo abaixo dos pulmões (a luva do experimento) contrai-se. O diafragma provoca o alongamento da cavidade torácica e os músculos intercostais promovem o levantamento das costelas.

Nos capilares, o oxigênio presente no interior dos alvéolos difunde-se para o interior do capilar e liga-se à hemoglobina. O oxigênio é então levado pelo sangue para todas as células do corpo para que possa ser usado no metabolismo celular.

fitoplâncton

Os responsáveis pela produção de oxigênio são as algas - seres aquáticos que podem ser microscópicos ou macroscópicos – e que, juntos, formam o chamado fitoplâncton. Acredita-se que o fitoplâncton produza cerca de 98% do oxigênio atmosférico.

7 - 8 litros de ar por minuto. Isso representa 550 litros de oxigênio puro ao dia. Suficiente para encher 3 banheiras! Um adulto saudável apresenta15 respirações por em repouso.

Recomenda-se a utilização de cateter nasal de oxigênio com até 5L/min sem necessidade de umidificação e não se recomenda a utilização de máscaras de Venturi®. Se o paciente não atingir a SpO2 alvo, recomenda-se ajustar o fluxo de O2 entre 10 e 15 L/min com máscara reservatório não reinalante.

Outros fatores podem ser melhorados devido à presença do oxigênio: fortalecimento do sistema nervoso e do sistema imunitário, melhora a concentração, atenção e memoria; funciona como um anti-stress; fornece um remédio natural contra a dor de cabeça e enxaquecas; alivia o desconforto temporários associados com a ...

A grande maioria dos seres vivos necessita do oxigênio para realizar o metabolismo celular e precisa eliminar o gás carbônico (dióxido de carbono) resultante desse processo.