O que acontece com o nosso espírito quando dormimos?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Os benfeitores explicam que, durante o sono, por meio do sonambulismo ou pela mediunidade, um Espírito encarnado é capaz de se desdobrar. Assim, sem perder a ligação com seu invólucro carnal, ele visita outros lugares e tem contato com realidades espirituais.

Quando morremos, nosso espírito e corpo se separam. Mesmo que nosso corpo morra, nosso espírito — que é a essência de quem somos — continua vivo. Nosso espírito vai para o mundo espiritual.

O indivíduo morre quando o coração deixa de funcionar e o corpo fica sem oxigênio e o espírito desencarna quando se completa o desligamento fluídico, o que em muitos casos demanda algumas horas ou até dias.

Os espíritos desencarnados não ficam nos túmulos presos aos despojos mortais. Eles continuam vivendo perto de nós ou nas Colônias Espirituais, como “Nosso Lar”, mostrada em filme. Podemos, portanto, orar pelos espíritos, onde estivermos. O lugar não importa, desde que a prece seja sincera.

Durante o sono, o Senhor trabalha a nosso favor e mesmo quando não conseguimos dormir, Deus pode ter um propósito em manter-nos acordados. O Salmo 3, verso 5, diz assim: “Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta”. Existe na realidade duas bênçãos sobre o sono: a de dormir e a de acordar.

Nas primeiras 24 horas da morte, o corpo pode ser preservado exclusivamente em áreas de refrigeração. Após esse período, é necessário que ele passe por algum tipo de embalsamento, ou seja, um conjunto de técnicas que busca remover os fluidos naturais do corpo, adiando o processo de decomposição.

2) Putrefação
Acontece que esses microrganismos começam a digerir as proteínas ali presentes e passam eliminar gases, gerando esse resultado. Essa é a fase que costumam chamar de decomposição efetiva. Ela pode durar entre 25 e 48 horas.

O que acontece 24 horas após a morte? Depois que morremos, o corpo começa um processo de decomposição, que aos poucos vai avançando e progredindo com o decorrer do tempo. Então ocorre a putrefação, que atinge o seu pico depois de 24 horas do falecimento.

Para que os lábios permaneçam cerrados durante o velório, eles são suturados às gengivas.

Ao desencarnar rompem-se os três plexos (cerebral, solar e funcional) e o espírito, juntamente com o perispírito, se desliga do corpo físico. O desencarnado entra numa outra frequência, diferente da frequência da matéria, e é transportado para um outro local. Chegando lá será bem recebido.

O espírito se encontrará bem se ele for bom, e se encontrará mal se ele for mau. Ele será luz se existir luz em si, e será escuridão caso seu interior seja obscuro. Ele estará bem se for uma alma pura, e estará em sofrimento se for uma alma atormentada.

A resposta é: depende. No mínimo 24 horas, 36 horas.

A doutrina espírita nos ensina que a partir do momento em que a alma se une ao corpo começa a concepção. Entretanto, ela não se completa senão no momento do nascimento.

Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais. Ele é conhecido como o Consolador, Ele pode acalmar nossos temores e encher-nos de esperança. Por meio de Seu poder, seremos santificados se nos arrependermos, recebermos as ordenanças salvadoras e guardarmos nossos convênios.

Como o corpo físico acabou, o espírito estará em outra dimensão, então nada que seja feito como colocar flores, objetos e velas no túmulo não tem importância. O que é importante são as preces, a lembrança sincera, amor e oração. Túmulos suntuosos realmente não importam e não fazem a diferença para quem parte.

Mundo espiritual
Acredita-se que após 72 horas da morte, o desligamento entre o espírito e o corpo se deu por completo. Por conta disso, a cremação pode ocorrer sem maiores problemas, já que o corpo é apenas matéria, mas o espírito, imortal.

Mas o conceito geral de espírito e alma, inclusive dos dicionários de outras línguas, espírito e alma são a mesma coisa. E o espiritismo, a religião que mais estuda espíritos, ensina o que recebeu e recebe dos próprios espíritos: a alma é o espírito encarnado, e o espírito é a alma desencarnada, ou seja, a mesma coisa.

Assim como fazer a oração da manhã ajuda você a começar bem o dia, orar antes de dormir é fundamental para uma noite tranquila e protegida, e você ainda acordará muito mais disposto. Conforme afirma o escritor Paiva Netto, “quando se ora, a Alma respira, fertilizando a existência humana.