O que acontece com o Jônatas filho de Saul?

Perguntado por: abarros8 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

O exército filisteu encurrala os homens de Israel. Na sequência, as flechas dos inimigos acertam Malquisua, Abi e Jônatas, que morre nos braços de Saul. Assim, o rei de Israel perde os três filhos na mesma batalha.

Jônatas e Davi tinham uma amizade forte e verdadeira, de modo que Jônatas o amava como a si mesmo. Eles fizeram um pacto fraternal após Davi ter derrotado o gigante Golias, e lhe deu como presente sua própria capa de príncipe e sua armadura (1Sm 18:1-4).

Saul teve uma concubina Resfa.
Saul tivera uma concubina chamada Resfa, filha de Aiá.

Betsabá viveu uma tórrida história de amor com o rei Davi e foi decisiva para o coroamento de seu filho, Salomão. Ela foi uma das mulheres mais gostosas e mais poderosas do Velho Testamento. Teve a seus pés Davi, o herói judeu que matou o gigante Golias e depois se transformaria em rei de Israel.

Reis: Virgem, mulher de Jônatas ri à toa com visão de 'aquilo maravilhoso' · Notícias da TV.

31:1–5.

Jônatas não era apenas leal. Ele reconhecia que Davi era o escolhido de Deus para reinar sobre Israel. Vale lembrar que Jônatas era o sucessor natural ao trono, portanto, humanamente falando, uma amizade com Davi era completamente improvável.

Davi desmascara Mical e ordena que ela fique presa até a morte.

Mical morre e Davi sofre com a perda | REIS - YouTube.

Ela foi fiel a Davi, onde arriscou sua própria vida para proteger Davi de ser morto pelo seu pai Saul. Os sonhos e expectativas de Mical com Davi foram desfeitas e frustradas pelo fato de Davi retornar para Jerusalém só depois de dez anos.

As árvores estavam cheias de mel, mas ninguém comeu nada porque eles estavam com medo do juramento de Saul. Mas Jônatas não tinha ouvido o seu pai dar a ordem ao povo. Por isso, estendeu o bastão que tinha na mão, molhou a ponta num favo e comeu um pouco de mel.

O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.

Mical, a primeira esposa de Davi
Vendo que Mical, sua filha mais nova, amava Davi, Saul tomado pelo ciúme e ira, fez disso uma oportunidade para colocar ele de frente com seus inimigos.

O texto bíblico traz alguns detalhes importantes que indicam claramente a distinção entre as duas mulheres. Em primeiro lugar, a respeito da origem das duas mulheres, o texto diz que Ainoã, a esposa de Saul, era filha de Aimaás — ou Aquinaás, dependendo da tradução.

Ele teve setecentas esposas, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres o levaram a afastar seu coração do caminho de Deus.

Frequentemente, as concubinas eram tiradas dentre as servas ou empregadas de uma família. Seu propósito era produzir herdeiros, e, se nasciam descendentes masculinos, seu status e posição social eram semelhantes às das esposas legítimas.