O que acontece com o ímpio acontece com o justo?

Perguntado por: dqueiroz . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

2 Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.

Tudo sucede igualmente a todos: o mesmo sucede ao justo e ao perverso; ao bom, ao puro e ao impuro; tanto ao que sacrifica como ao que não sacrifica; ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.

Ninguém tem poder para evitar a morte — O ímpio não se dará bem; ele se volta ao prazer e não pode encontrar sabedoria. 1 Quem é tal como o sábio? e quem sabe a interpretação das coisas? A sabedoria do homem alumia o seu rosto, e muda-se a dureza do seu rosto.

Enquanto que impio pode ser sinônimo de cruel, a palavra ímpio designa alguém que não tem fé, que é incrédulo, podendo ser usada também para se referir a um herege. O ímpio é o oposto do justo. O justo ama a Deus e faz o bem. Ele faz o que é certo, obedecendo a Deus e agindo de forma correta com outras pessoas.

O Salmo 112.4 diz: "Ao justo, nasce luz nas trevas; ele é benigno, misericordioso e justo". A Bíblia também diz que não há nenhum justo na Terra. É verdade, ninguém é justo pelo seu próprio mérito ou virtudes. Todos somos pecadores, mas, quando convidamos Jesus para entrar na nossa vida, Ele nos declara justos.

Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme. Provérbios 29:2.

16 Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal.

Nós não precisamos ser justiceiros nem fazer justiça com as próprias mãos, mas o nosso coração não pode se calar diante de qualquer injustiça. “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”. A justiça vem junto da misericórdia.

Deus é bom para Israel — Os iníquos e os ímpios prosperam neste mundo — Eles serão consumidos de terrores na vida futura — Aqueles que confiam no Senhor serão recebidos em glória. Salmo de Asafe.

Ainda há outra vaidade que se faz sobre a terra: há justos a quem sucede segundo as obras dos ímpios, e há ímpios a quem sucede segundo as obras dos justos.

A atitude correta diante de Deus deve ser aceitar os dons que Ele nos dá e colocá-los em ação para Ele. Querido Deus, preciso de Tua presença para me guiar a fazer o que é certo e para aprender a não depender de mim mesmo.

17 Não sejas demasiadamente ímpio, nem sejas demasiadamente tolo; por que morrerias antes de teu tempo? 18 Bom é que retenhas isso, e também disso não retires a tua mão; porque quem ateme a Deus escapa de tudo isso.

Ezequiel foi levado para a Babilônia antes da queda e destruição completa de Jerusalém, de modo que fala desse evento como algo no futuro. Nas profecias dos capítulos 6–7, o Senhor condenou especificamente a idolatria de Israel e disse que Jerusalém seria destruída para que os judeus soubessem que Ele era o Senhor.

O salmista inicia declarando que Bem-aventurado é o homem que, primeiro, não anda no caminho dos ímpios, ou seja, não participa das idéias dos ímpios, suas ações não são inspiradas em princípios mundanos, maldosos e astutos; segundo, que não se detém no caminho dos pecadores, ou seja não participa dos seus projetos, ...

Os ímpios são aquelas pessoas deliberadamente perversas. Essas pessoas estão ativamente envolvidas com o mal. O justo não anda segundo o conselho dessas pessoas porque ele é guiado pela Palavra de Deus. O salmista também diz que o homem justo “não se detém no caminho dos pecadores”.

Mesmo entre crentes, podemos encontrar “rodas de escarnecedores”, onde umas pessoas zombam de outras. Por isso, a solução não é ficar completamente isolado. Mas podemos tomar algumas atitudes para não cair nesse erro: Mudar o assunto – quando conversa se vira para a zombaria.

Leia com atenção, e depois é só partir para a ação!

  1. Seja cristão para que outros abracem a fé Certamente, você já ouviu aquela tão conhecida frase que diz: “Seja a mudança que você quer no mundo”. ...
  2. Procure agir naturalmente. ...
  3. Não force a evangelização. ...
  4. Fale com mansidão. ...
  5. Seja amigo e não um inquisidor. ...
  6. Saiba ouvir as pessoas.

A ação justa deve ser corajosa, não se deixando intimidar com o poder dos que agem de maneira injusta. A ação justa é regrada, comedida, pensada com critério. Ou seja, precisa ser conduzida pela razão. Equilíbrio e ponderação são marcas importantes da ação justa, para que haja igualdade nas decisões aplicadas pela lei.