O que acontece com o fígado quando tomamos muito remédio?

Perguntado por: imachado . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

O fígado, responsável por metabolizar tudo o que é consumido, pode ficar sobrecarregado com a quantidade de medicamentos consumidos. Em casos extremos, é possível que o paciente desenvolva a hepatite medicamentosa, um problema de saúde que atrapalha o funcionamento do órgão.

As principais formas de desintoxicar o fígado são:

  1. Ingerir alimentos desintoxicantes. ...
  2. Beber sucos detox. ...
  3. Tomar chás detox. ...
  4. Beber água diariamente. ...
  5. Praticar atividade física regularmente. ...
  6. Dormir de 7 a 9 horas por noite. ...
  7. Evitar alimentos inflamatórios.

O fígado inchado normalmente não causa sintomas, no entanto podem estar presentes:

  1. Dor abdominal;
  2. Falta de apetite;
  3. Náuseas;
  4. Vômitos;
  5. Cansaço;
  6. Pele e olhos amarelados;
  7. Dor no momento da palpação.

A hepatite é a inflamação do fígado e pode ter origem viral. As hepatites A, D e E se manifestam em quadro agudo. As do tipo B e C são crônicas, mas o tratamento atualmente já conta com medicações eficazes. Assim como os vírus, o abuso de álcool e drogas também pode causar o problema.

A dor no fígado é uma dor localizada na região superior direita do abdômen e pode ser sinal de doenças como infecções, obesidade, colesterol ou câncer ou pode acontecer devido à exposição a substâncias tóxicas como álcool, detergentes ou mesmo medicamentos.

Confira algumas dicas para evitar problemas no fígado:

  1. Mantenha uma alimentação rica em nutrientes. ...
  2. Beba bastante água. ...
  3. Massageie a região. ...
  4. Não sobrecarregue o fígado. ...
  5. Considere o uso de suplementos.

Como desintoxicar o organismo de medicamentos
Na clínica médica é comum que seja utilizado a lavagem gástrica para retirar parte do medicamento no organismo, assim como o uso de carvão ativado e catártico salino (laxantes e purgantes salinos) para que o total conteúdo absorvido seja retirado do corpo.

Conclusão sobre tomar muito remédio
Como ficou claro, tomar muito remédio faz mal. Em especial, o uso indiscriminado de analgésicos e anti-inflamatórios para dores de cabeça pode mascarar doenças mais graves, como o bruxismo de vigília.

Sintomas de hepatite medicamentosa

  • enjoo;
  • vômito;
  • dor abdominal;
  • colúria (urina escura);
  • icterícia (pele e olhos amarelados).

Banana não faz mal para quem tem gordura no fígado. Muito pelo contrário! A banana é uma ótima fonte de nutrientes e ajuda, inclusive, na perda de peso. Substituir pães e alimentos gordurosos por banana e outras frutas como maçã, banana e mamão é ótimo para o bom funcionamento do fígado e outros órgãos.

O suco verde, que contém agrião e couve, pode ser tomado duas vezes ao dia. Aminoácidos como a leucina, encontrado nas carnes magras e castanha do Pará, E a cisteína da lentilha, do feijão branco e do grão de bico também fortalecem as enzimas limpadoras e ajudam a regenerar o fígado.

Não, o ovo não faz mal ao fígado pois é um alimento de fácil digestão. O que pode prejudicar o fígado é o modo de preparar o ovo. Se for feito com muito óleo e gorduras, o alimento pode tornar-se indigesto. O ideal é consumir os ovos cozidos.

Em circunstâncias comuns, o fígado leva cerca de seis meses para voltar ao peso normal depois que parte dele é extraída numa cirurgia, de acordo com avaliações feitas por exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética. Também foram testadas com sucesso substâncias farmacológicas.

Ainda assim, quando a doença dá sinais, eles costumam ser: Dor no lado direito do abdômen com irradiação para a região do ombro direito.

Dor. Normalmente a dor surge na parte superior do abdômen e atrás do estômago, do lado esquerdo, debaixo da costela, e a sensação é de ardência. A dor pode ser mais forte depois do paciente ingerir algum alimento, e costuma ser mais intensa se é ingerido alto teor de gordura.

Então, realmente existem chás que fazem mal ao fígado? Ao contrário do entendimento popular, a resposta é sim. O consumo excessivo de algumas ervas podem causar lesões ao fígado e prejudicar a realização de suas funções.
...

  • Chá verde.
  • Valeriana.
  • Sene.
  • Unha de gato.