O que acontece com o feijão plantado no algodão?

Perguntado por: laragao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

A semente do feijão tem uma reserva de nutrientes em seu interior (o que ocorre em cerca de 90% das plantas) e, como sua casca é permeável, a semente absorve a água que foi colocada no algodão, que, com os nutrientes e a luz solar, criam o ambiente adequado para fazer o feijão germinar.

O feijão brota no algodão porque a água, a luz e o oxigênio despertam o embrião que está dentro do grão.

(2018), a germinação do feijão acontece quando ocorre o inchaço das sementes e os cotilédones do feijão chegam até a superfície do solo.

A germinação é o processo de retomada do crescimento ativo do eixo embrionário. Consiste da seqüência ordenada de atividades metabólicas, que inicia com a embebição das sementes, estabelece a retomada do desenvolvimento do embrião até a formação de uma plântula normal, depende de umidade, temperatura e oxigênio.

O feijão precisa de luz para o seu crescimento e desenvolvimento, e com luz e suprimento de água ele já consegue iniciar facilmente todo o processo de florescimento, mesmo que não esteja na terra.

3 dias

Se você não cobrir o pote, lembre-se de regar sempre que o algodão parecer seco. Cuidado para não errar na quantidade de água. Depois de instalar o feijão em sua mini estufa, é hora de esperar o trabalho da natureza se realizar. Um grão de feijão demora em média 3 dias para germinar.

Desde a semeadura até a colheita as variedades de feijão tipo II tem duração média de 82 a 95 dias. O período de florescimento para este tipo pode variar de curto e médio, sendo entre 10 a 15 dias. Tipo III tem ciclo de 85 a 100 dias, o que resulta em florescimento com período maior.

A água é o elemento crucial no processo de germinação, mas encharcar o pé de feijão não o fará crescer mais rápido – podendo inclusive atrapalhar o processo. A dica é regar todos os dias, mas aos poucos. Dessa forma, com cuidado, o processo de crescimento pode ser mais rápido!

As flores, já fecundadas, murcham as pétalas e ocorre a formação das primeiras vagens (canivetes). O crescimento é longitudinal. O estádio termina quando as vagens atingem o comprimento máximo. Essa fase começa com o enchimento dos grãos e o consequente aumento do volume das vagens.

Crescimento Vegetal: O feijão que germinou na claridade foi normal, enquanto o crescimento do feijão que germinou no escuro foi mais rápido, pois o grão foi à procura de luz solar para realizar a fotossíntese futuramente.

A cultivar tem ciclo abaixo de 65 dias (da semeadura à maturação dos grãos). Geralmente uma variedade de feijão possui ciclo de 90 dias, sendo as mais precoces com ciclo em torno de 75 dias. Este fato representa vantagem competitiva para o agricultor.

Na germinação, o embrião retoma seu crescimento ativo, sendo essa retomada dependente de fatores externos, como a presença de água e temperatura adequada. Quando a germinação acontece, a primeira porção a emergir da semente é a raiz. Posteriormente, surge o sistema caulinar.

É a partir da germinação que a planta se fixará no substrato e iniciará o seu desenvolvimento até se tornar uma planta adulta. Quando a germinação acontece, a primeira estrutura a emergir, na maioria das sementes, é a raiz. Ela é fundamental para fixar a planta ao substrato e garantir a absorção de água.

Têm crescimento indeterminado e, quando entram na fase reprodutiva, continuarão vegetando e emitindo novas folhas. Os tipos de crescimento indeterminado variam o quanto irão vegetar após a planta entrar na fase reprodutiva, variando assim a duração do ciclo e a uniformidade da produção.

A germinação pode ser dividida em três fases: embebição, indução do crescimento e crescimento do eixo embrionário.

1º - Brotamento: o corpo da planta pode desenvolve brotos, que, em determinado momento, separam-se e originam uma nova planta. 2º - Divisão binária: a célula divide-se em duas células-filhas. 3º - Fragmentação: a planta divide-se em fragmentos, dando origem a novas plantas idênticas.