O que acontece com o corpo se comer só proteína?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Assim, consumir proteína demais pode sobrecarregar os rins, possivelmente causando a formação de cálculos renais, ou seja, de pedras nos rins. Não só, o fígado é outro órgão que também pode sentir os efeitos do consumo excessivo de proteína.

Algumas pessoas recorrem a dietas restritivas em proteína para perder peso, ganhar massa magra ou melhorar o desempenho da musculação, mas esse excesso pode sobrecarregar o rim, entupir artérias e até mesmo prejudicar o coração, como alertou o endocrinologista Alfredo Halpern no Bem Estar desta quarta-feira (3).

Frutas também possuem proteínas

  1. Goiaba. A goiaba é considerada a fruta mais rica em proteínas. ...
  2. Abacate. O abacate é outra fruta conhecida por ter concentrações significativas deste macronutriente. ...
  3. Damasco. Damascos frescos também são considerados uma boa fonte de proteína. ...
  4. Kiwi. ...
  5. Amora. ...
  6. Laranja. ...
  7. Banana.

Os alimentos proibidos durante a dieta da proteína são as fontes de carboidratos, como cereais e tubérculos, como pão, macarrão, arroz, farinha, batata, batata doce e mandioca. Além de grãos como os feijões, grão de bico, milho, ervilha e soja.

A resposta é simples, carboidratos não engordam. O que engorda é SUPERÁVIT CALÓRICO, ou seja, comer calorias mais do que você pode gastar, seja alimentos ricos em gorduras, proteínas ou carboidratos.

"A pesquisa vem para dizer que tem uma proteína produzida pelo exercício que coordena isso. Então, quando a gente faz exercício, nós produzimos uma proteína chamada interleucina-6 e ela é responsável por coordenar esse aumento do nosso metabolismo nesse gasto energético", aponta o professor.

Uma pessoa que deseja ganhar massa muscular, além de praticar exercício, precisa incluir proteína em todas as refeições e de forma variada. Diversificando as fontes proteicas, nós temos acesso aos diferentes tipos de aminoácidos e todos eles são importantes para a adequada formação dos músculos", ressalta.

Devemos seguir a recomendação da RDA (Recommended Dietary Allowance) que é de 0,8g/Kg por dia de proteínas, ou seja, 12 a 15% das necessidades calóricas diárias.

  1. Fadiga. A fadiga excessiva ou crônica é o primeiro sinal de falta de proteína. ...
  2. Fraqueza de cabelo e pele. Um segundo alerta sobre a falta de proteína no corpo é queda ou enfraquecimento do cabelo. ...
  3. Perda de massa muscular. Um terceiro sintoma está relacionado aos músculos. ...
  4. Doente com frequência. ...
  5. Digestão problemática.

Exagerar na quantidade diária de proteínas, em longo prazo, pode sobrecarregar as funções dos fígados e rins e trazer problemas nesses órgãos. Na contramão, comer pouco do nutriente também não trará grandes efeitos.

VEJA 5 ALIMENTOS PROTEICOS PARA O CAFÉ DA MANHÃ

  • Farelo de aveia. Um dos grãos integrais mais saudáveis que existem, a aveia é rica em nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, como proteínas, fibras, cálcio, fósforo, potássio, ferro e vitamina B1. ...
  • Iogurte integral. ...
  • Leite. ...
  • Tofu. ...
  • Ovos.

"Na ordem de maior quantidade de proteínas, no grupo dos vegetais, destaco o espinafre, a couve, brócolis, couve-flor, salsa e repolho. Eles são excelentes fontes de proteínas vegetais, sendo opções saudáveis e acessíveis pra incluir na alimentação.

Banana-Maçã
"É a campeã de proteínas e fibra em comparação as demais.

Tendo em vista as informações acima, podemos entender que a partir do ponto de vista calórico, o que engorda mais entre arroz ou feijão é o arroz.

O arroz é rico em uma proteína chamada lisina, enquanto o feijão contém muita metionina. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), um prato de arroz com feijão garante a absorção de mais de 80% dessas proteínas.

Uma unidade de ovo de galinha tem, aproximadamente, 6g de proteína. O alimento pode ser consumido diariamente, pois traz diversos benefícios para a saúde que vão além do aporte proteico. Rico em vitamina B12, promove a redução dos níveis de gordura e auxilia na formação de músculos.