O que acontece com o corpo se comer linhaça todos os dias?

Perguntado por: egonzaga6 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Rica em ômega-3, fibras e proteínas, a linhaça é considerada um alimento funcional graças às suas propriedades antioxidantes e anticancerígenas, que ajudam a evitar uma série de doenças por combater as inflamações, regular os níveis de colesterol e diminuir a absorção de açúcar e gorduras.

A semente de linhaça ajuda a emagrecer, previne doenças cardiovasculares, substitui outros alimentos, deixa suas refeições mais nutritivas e saborosas, além de ser uma fonte de magnésio, que ajuda a controlar a diabetes.

Quando consumido em grandes quantidades, o óleo de linhaça pode causar gases, cólica e diarreia. Como esse óleo pode diminuir a capacidade de coagulação do sangue, pessoas que estejam tomando medicamentos ou suplementos anticoagulantes, devem conversar com um médico antes de usar o óleo de linhaça.

Após o preparo, o ideal é tomar a água de linhaça 30 minutos antes do café da manhã, para assim usufruir de seu efeito supressor do apetite. Além disso, você pode incluir a linhaça em outras refeições, como: Adicionar uma ou duas colheres de sopa da semente em vitaminas ou smoothies.

Além disso, a quantidade recomendada para se obter os benefícios da semente de linhaça é de 1 colher de sopa por dia.

A linhaça ajuda a emagrecer por ser rica em e ômega-3, uma gordura boa que ajuda a reduzir a inflamação no organismo e favorecer a perda de peso. Além disso, essa semente é fácil de ser consumida e pode ser utilizada mesmo por toda a população, ajudando também a controlar problemas como colesterol alto e diabetes.

A dieta recomenda a inclusão de duas colheres de sopa ou dois copos de cerca de 50 ml (geralmente utilizados para consumir café) de sementes de farelo de linhaça diariamente.

Ajudam a controlar o apetite: devido ao alto teor de fibras solúveis, a chia e a linhaça ajudam a aumentar o tempo de transito intestinal, retardando o esvaziamento gástrico e promovendo saciedade, tão importante para o controle do apetite.

Como consumir a linhaça
O consumo da semente inteira é ideal para aproveitar todo o teor de fibras. Já na semente triturada ou moída é possível aproveitar apenas parte das fibras – além das vitaminas, minerais e o óleo presente em seu interior, que será liberado.

Considerações. Para quem tem o objetivo de emagrecer e/ou cuidar da saúde, mais efetivo do que escolher entre chia ou linhaça é aproveitar os benefícios de ambos nas refeições. Por isso, repetimos que vale a pena manter tanto a chia quanto a linhaça na dieta.

Benefícios da Linhaça para o cabelo;
Equilibra o PH – Evita a oleosidade evitando as capas e ajuda o cabelo a crescer. Regula as glândulas sebáceas – Devido a grande concentração de ácidos graxos ômegas 3, esse ativo funciona. evitando os tão temidos radicais livres sobre as células.

De acordo com especialista a linhaça possui as seguintes contra-indicações: obstruções digestivas e íleo paralítico. A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo em sua composição.

O certo é consumir a semente de linhaça crua, integral, previamente hidratada e triturada somente na hora do seu consumo. Nestas condições haverá benefícios e segurança total no consumo diário.

Um dos cereais que podem te ajudar no combate a insônia é a linhaça. Por ser rica em vitamina B6, ela ajuda a converter o triptofano em serotonina, um neurotransmissor que atua no cérebro regulando a primeira fase do sono.

O primeiro passo é deixar as sementes de molho durante 12 horas na água. Depois desse período a linhaça fica com uma textura cremosa. A semente hidratada tem a vantagem de que após algum tempo em contato com a água ela começa a germinar, e portanto os nutrientes são melhor absorvidos.

Qual é melhor: marrom ou dourada? As duas têm o mesmo valor nutricional, mas a dourada tem um sabor mais suave e a casca menos rígida, o que facilita a absorção dos nutrientes pelo organismo.

O mesmo estudo mostrou que a linhaça marrom tem uma concentração substancialmente mais alta de antioxidantes. De fato, em comparação com outras sementes semelhantes, como sementes de chia, as sementes de linhaça douradas são sempre as mais baixas em antioxidantes.

“A linhaça e a folha de amoreira são citadas na literatura, pois contêm grandes quantidades de fitoestrógenos, que são moléculas que possuem o efeito do hormônio estrógeno no organismo e ajudam a aliviar os sintomas da menopausa”, explica Bruno.