O que acontece com o corpo quando sonhamos?

Perguntado por: rnascimento . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Os músculos ficam ainda mais relaxados, a atividade cerebral fica muito lenta, e há uma redução dos movimentos oculares. É muito difícil acordar neste momento. A fase N3 ocupa de 20% a 25% do sono. Sono REM: No sono REM, como o próprio nome já diz, nossos olhos se movem rapidamente, e o cérebro fica muito ativo.

Sabemos que durante o sono, o espírito ao se afastar do corpo, permanece ainda ligado a ele por um cordão de prata, de forma que é capaz de passar para os registros das memórias consciente e inconsciente as informações que capta no plano espiritual.

Sonhos são definidos como atividades mentais ativadas pelo inconsciente quando as pessoas estão dormindo. O sistema límbico (hipocampo e amígdala) presente no cérebro é responsável por essa atividade, esta mesma região cerebral comanda a construção da memória.

Sonhos premonitórios são aqueles que são concretizados na vida real. Você já sonhou com alguma situação e depois ela realmente aconteceu? Então, se você já passou por isso é porque você teve a experiência de um sonho premonitório, que também podem ser chamado de precognitivo.

40 minutos

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos. O enredo de um sonho está vinculado com os nossos medos, preocupações, desejos, etc.

Isso acontece porque durante esse momento, os músculos, que já estavam relaxados, não respondem às informações enviadas pelo cérebro”, explica a Dra. Gisele Serpa.

Nesse caso também é possível recorrer a ações mecânicas, como apertar o próprio braço. Afinal, nos sonhos não é possível sentir dor.

Isso é conhecido popularmente conhecido como Sonho Lúcido. É a capacidade de manter um certo nível de consciência durante o estado onírico e a possibilidade de lembrar do ocorrido em vigília. Hoje em dia há técnicas que dizem capazes de gerar este fenômeno e diversas pesquisas e até tecnologias ligadas a isso.

Sim, a alma pode deixar o corpo momentaneamente e voltar depois. Há uma série de questões de “O Livro dos Espíritos” que tratam dessa questão. Os benfeitores explicam que, durante o sono, por meio do sonambulismo ou pela mediunidade, um Espírito encarnado é capaz de se desdobrar.

A projeção da consciência é uma experiência tipicamente subjetiva, descrita muitas vezes como uma sensação de flutuar como um balão e, em alguns casos, de ver o próprio corpo físico, olhando-o pelo ponto de vista de um observador (autoscopia).

A alma tem três aspectos ou níveis, chamados Nefesh, Ruach e Neshamá. Na hora da morte os dois níveis mais elevados deixam o corpo. O mais baixo, Nefesh, passa por um processo de até 11 meses para se desprender do corpo.

Em geral, isso estará atrelado a algumas situações específicas, como idade muito avançada, algum tipo de transtorno mental ou trauma que tenha afetado as regiões do cérebro envolvidas organicamente na produção onírica.

De acordo com especialistas, essas tramas misteriosas são normais e podem ser o jeito do cérebro processar informação estressante que adquiriu durante o dia. Também é possível escapar para capítulos passados e menos angustiantes de nossas vidas.

Drauzio – Existem pessoas que não sonham? Flávio Alóe – A não ser que estejam sob medicação ou tenham alguma doença orgânica, todas as pessoas sonham de quatro a seis vezes numa noite normal de sono. Os antidepressivos podem inibir o sono REM no início do tratamento, mas aos poucos ele vai sendo recuperado.

Sonhos Proféticos
Estes são mais raros, pois aparecem como uma premonição do futuro. Nada muito grandioso, apenas pequenos acontecimentos, como prever que algum objeto vai quebrar ou que você passará por uma rua em específico.