O que acontece com o corpo quando se tem leucemia?

Perguntado por: lmachado . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

A leucemia, popularmente conhecida como “câncer no sangue”, geralmente não apresenta sintomas em seus estágios iniciais. Conforme avança, a doença pode apresentar sangramentos e manchas roxas pelo corpo, por exemplo, que também podem ser consequência do tempo seco ou de uma pancada.

As manifestações clínicas da leucemia aguda são secundárias à proliferação excessiva de células imaturas (blásticas) da medula óssea, que infiltram os tecidos do organismo, tais como: amígdalas, linfonodos (ínguas), pele, baço, rins, sistema nervoso central (SNC) e outros.

Quais são os sintomas da leucemia? Infecções graves recorrentes, anemia, cansaço, palidez, falta de energia, hemorragia na gengiva, sangue na urina e hematomas pelo corpo são possíveis sinais da leucemia. O sangue é formado por glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

Ao discutir como é a sensação de dor nos ossos na leucemia, tendemos a lembrar os pacientes de que a dor nos ossos é mais comum em áreas onde há uma grande quantidade de medula óssea. Com leucemia, os pacientes com câncer costumam sentir dores nos quadris, nas pernas e no esterno.

Ou seja, conforme a quantidade de células doentes vai aumentando, elas vão fazendo mais pressão e essa pressão é a responsável por gerar as manifestações do câncer. Justamente por esse motivo, os primeiros sintomas de leucemia costumam ser palidez, fadiga, sangramentos, dor nos ossos e febre.

- O diagnóstico de leucemia aguda leva a uma corrida contra o tempo. É uma doença que chega sem aviso, pode ser muito agressiva e matar em semanas ou mesmo dias - afirma a hematologista do Hospital Moinhos de Vento Cláudia Caceres Astigarraga.

Todos os pacientes que tiveram leucemia mieloide crônica devem evitar o tabagismo, uma vez que o fumo aumenta o risco de muitos tipos de câncer e pode aumentar ainda mais o risco de um segundo tipo de câncer. Para ajudar a manter a boa saúde, os ex-pacientes também devem: Atingir e manter um peso saudável.

A hemoglobina, as plaquetas e se há presença dos blastos. Caso o resultado do hemograma indique que o nível de hemoglobina está baixo (menor que 12g/dl), plaquetas baixas (menor que 100.000/mm³) e mais de 20% de blastos, há uma grande probabilidade de ser uma leucemia aguda.

Aproximadamente 30% dos pacientes com SMD podem evoluir para leucemia mieloide aguda (LMA), um tipo de câncer no sangue ainda mais agressivo. Por isso, as SMDs podem ser conhecidas como “pré-leucemia”.

Com o passar do tempo, a destruição da medula pelos leucócitos doentes começa a impedir a produção de hemácias no sangue, provocando a anemia. Normalmente, se identifica primeiro a anemia e depois, a partir de diversos exames, pode-se chegar ao diagnóstico de leucemia.

Os principais sintomas da leucemia são anemia, cansaço, palidez e fadiga, queda de imunidade, baixa na contagem de plaquetas, infecções persistentes, febre, hematomas, sangramentos espontâneos, aumento do baço e fígado ou manchas vermelhas na pele, que podem ser característicos em diversas outras doenças.

Como ocorre a leucemia? A leucemia ocorre quando os glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, perdem essa função e começam a dividir-se de maneira descontrolada. Ela se inicia sempre na medula óssea, tecido localizado no interior dos ossos e responsável pela produção das células sanguíneas.

Leucemia e mielofibrose são duas neoplasias que possuem diversas diferenças por conta das características genéticas de cada uma delas. Inclusive, há diferenças significativas entre os pacientes da mesma patologia. Ou seja, nem sempre duas pessoas com mielofibrose, por exemplo, têm a doença com aspectos idênticos.

Já a dor óssea, mais comum na leucemia, pode acontecer em qualquer parte do corpo: pernas, braços, mandíbula, costelas.

Regra geral, os sintomas de trombocitopenia só ocorrem quando os níveis de plaquetas estão muito abaixo do normal:

  • Aparecimento de nódoas negras com facilidade e hemorragias anormais.
  • Elevada perda de sangue com um pequeno corte.
  • Sangramento nasal ou das gengivas.
  • Hemorragia abundante durante a menstruação.

A fase crônica da leucemia mieloide crônica é considerada a mais estável e se caracteriza pelo aumento do número de glóbulos brancos. Os sintomas podem ou não estar presentes, sendo que quando eles estão, geralmente são: perda de peso, cansaço, anemia, aumento do baço e perda de apetite.