O que acontece com o corpo quando parar de comer carne?

Perguntado por: acavalcante . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

A eliminação da carne vermelha reduz a quantidade de gordura saturada ingerida, associada a níveis mais elevados de colesterol. O acúmulo dessas gorduras, ao longo do tempo, pode favorecer o desenvolvimento de distúrbios e doenças cardiovasculares.

Dependendo do metabolismo, uma pessoa pode levar até três horas e meia para digerir um bife médio. "Mas isso não pode ser qualificado como bom ou mau. A riqueza de recursos que o corpo humano dispõe para digerir a carne é compatível com nossa aptidão.

“Quando diminuímos o consumo da carne e substituímos por alimentos de origem vegetal, a densidade de alimentos aumenta enquanto a de calorias diminui, resultando em um consumo calórico menor. Isso pode auxiliar no processo de emagrecimento”, explica.

O nutricionista Fernando Meirelles, do Instituto Rana Saleh, explica que, apesar do ovo ser um excelente alimento, ele não tem o mesmo valor nutricional de outras proteínas de origem animal. “Analisando de forma comparativa, o ovo não possui uma concentração de proteína comparável às carnes brancas, como o frango.

Para saber se sua alimentação apresenta déficit de proteínas, você pode ficar atento a alguns sintomas como: fragilidade e perda de cabelo, linhas nas unhas (mãos e pés), pigmentação reduzida no couro cabeludo, pele escamosa, dores musculares, má cicatrização de feridas e edema (acúmulo anormal de líquido).

Estudos apontam que parar de comer carne pode diminuir em até três vezes o nível de colesterol no corpo, diminuindo o risco de ter doenças cardiovasculares. Por isso pessoas que tendem a ter problemas no coração são orientadas a reduzir o consumo de carne ou até a seguir uma dieta vegetariana.

4 razões para comer menos carne vermelha

  1. Aumenta o risco de doenças cardíacas. ...
  2. Aumenta o risco de câncer. ...
  3. Poderia aumentar a acidez do sangue. ...
  4. Poderia favorecer infecções intestinais resistentes aos antibióticos.

A carne é rica em proteínas
Ingerir uma quantidade boa de proteínas ajuda de diferentes maneiras, como reparar e fazer ossos, pele e cartilagem. Além disso, uma quantidade de proteína suficiente ajuda a construir e manter a massa muscular magra – que está associada à longevidade.

Na verdade o ideal seria que deixássemos de ingerir carne de modo geral, mas como a maioria de nós ainda sente necessidade desse tipo de energia, então o consumo é aceito fora dos tratamentos que envolvam energias espirituais.

Por alguns dias, um cardápio mais saudável, beber bastante água, evitar doces e bebidas alcóolicas podem ajudar a desintoxicar o organismo. Não há quem resista a um exagero à mesa de vez em quando. Situações como Natal, Ano Novo ou mesmo alguma festa mais farta no fim de semana são perfeitas para saciar a gula.

Sendo assim, o grupo dos carboidratos é aquele que é digerido mais rapidamente, levando em média apenas cerca de 2 horas. Já as proteínas podem levar de 2 a 4 horas para serem digeridas.

O que já se pode adiantar é que o pensamento é mito. O que precisa ser feito quando não se come mais carne é substituir por alimentos vegetais que deem os nutrientes necessários para o corpo funcionar bem.

Os cereais como aveia, quinoa, milho, amaranto, arroz, centeio e trigo são alimentos que substituem a carne de forma eficiente. São boas fontes de proteína e de vitaminas do complexo B, além de ferro e fibras. O consumo diário fornece energia, colaborando para manter o corpo e a mente saudáveis durante todo o dia.

As oleaginosas, como nozes, castanhas, amêndoas e pistaches, são fontes de proteínas e gorduras saudáveis. Têm menos calorias e gorduras saturadas do que a carne, mas também são menos ricas em proteínas. Possuem ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados, considerados gorduras saudáveis para o coração.

Carne leve e saudável
A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

Ovos são produtos de origem animal, mas se diferem da carne por conta da sua origem biológica. O que conhecemos como “carne” é o que corresponde às estruturas do corpo de um animal, como a pele, os tecidos, a gordura, os órgãos e outros. Os ovos, apesar de virem do animal, não fazem parte desse grupo.

Uma das principais doenças causada pela deficiência de proteína é a Kwashiorkor, também chamada de desidratação intermediária. Quando essa doença existe no corpo, a pessoa lida com anorexia, dermatoses ulceradas, aumento do fígado e também irritabilidade.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

A PROTEINÚRIA CAUSA SINTOMAS? Pessoas com uma pequena quantidade de proteinúria geralmente não apresentam sinais ou sintomas. No entanto, alguns pacientes apresentam edema (inchaço) na face, nas pernas ou no abdômen se perdem grandes quantidades de proteína na urina.