O que acontece com o corpo quando paramos de comer glúten?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Além disso, acontece a perda de peso, pois o organismo começa a absorver melhor os nutrientes que você ingere, o que também melhora bastante o dia a dia do seu sistema cardiovascular. Se você conseguir ficar 2 dias sem glúten, já vai sentir a diferença.

Na maioria das vezes, os alimentos que contém a substância são altamente calóricos, ricos em gorduras e carboidratos, como pizza e biscoitos. Portanto, ao cortar o glúten, você está por consequência eliminando também todos esses alimentos da sua dieta. Isso sim faz toda a diferença.

Quando comemos alimentos que contêm glúten, eles ativam uma proteína chamada Zonulina, que é a responsável pela regulação das junções apertadas do intestino. Essa Zolunina, quando liberada, dilata essas junções e permite que partículas maiores e toxinas cheguem à flora intestinal, aumentando a inflamação.

A ingestão abundante de água é outra forma de como desintoxicar o corpo do glúten. Pois, ela contribui na eliminação de possíveis toxinas do organismo como essa proteína, no caso dos celíacos. Além disso, o aumento do consumo de água evita a desidratação.

Anti-histamínicos
Tomar o anti-histamínico prescrito pelo médico é outro remédio indicado para ingestão acidental de glúten. Este medicamento é bastante utilizado no tratamento de alergias alimentares. Ele consegue bloquear a ação da substância histamina e aliviar o processo alérgico.

Doença celíaca
Além disso, quem sofre com essa doença sente desconfortos com gases, ânsia de vômito e até alteração de humor. Para acabar com esses problemas, o recomendado é cortar o glúten da alimentação, pois não existe uma cura para a doença.

Farinha de oleaginosas
As farinhas de oleaginosas – tais como amêndoas, macadâmias, nozes e castanhas (caju ou parra) – também são ótimas alternativas em substituição à farinha de trigo. Isso porque elas possuem uma gordura boa para nosso organismo e deixam a textura das massas mais leve e com sabor suave.

O glúten é o principal componente proteico do trigo e ele pode ser tóxico para os celíacos, para quem tem sensibilidade ao glúten e para quem tem alergia ao trigo. Isso porque o glúten causa uma inflamação crônica na mucosa do intestino delgado.

Uma das consequências do contato acidental com glúten é a distensão abdominal e o incômodo com gases. Tomar carvão ativado ajuda a reduzir esses sintomas.

A intolerância ao glúten pode se manifestar com irritações na pele, erupções e coceiras, principalmente no rosto e nos braços.

Mas afinal, ele engorda? Elaine explica que não. “As pessoas acham que o glúten engorda porque, quando tiram, perdem peso. Isso acontece porque as pessoas deixam de comer alimentos que engordam, como pão, macarrão, bolo, e passam a fazer opções mais saudáveis”.

O motivo dessas preparações estarem na lista de alimentos que estufam a barriga é que o trigo contém uma proteína chamada glúten. Dessa forma, quem tem a doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, tem grandes problemas digestivos. Os principais sintomas são inchaço, gases, diarreia e dor de estômago3.

O glúten é uma proteína vegetal presente no trigo, aveia, centeio e cevada. Em outras palavras, está presente em pães, bolos, biscoitos, macarrão, cereais matinais e também na cerveja. A nutricionista Carolina Mariano explica que quando ele cai no intestino delgado causa naturalmente um inchaço.

Causa alterações intestinais importantes, provocando gases, cólicas e diarreia de repetição, o que atrasa, inclusive, o desenvolvimento de crianças portadoras da alergia, por causa da interferência na absorção de nutrientes.