O que acontece com o corpo quando a vitamina D está baixa?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

A deficiência de vitamina D enfraquece os ossos, tornando-os mais sensíveis e prejudicando a absorção de cálcio. Isso pode levar a uma situação de osteoporose e tornar as fraturas mais comuns e factíveis. Da mesa maneira, é possível perceber dores nos ossos e nas articulações.

Como aumentar a ingestão de vitamina D? Os raios solares são a melhor e mais fácil fórmula para absorção de vitamina D. O tempo médio de exposição ao sol para pessoas de pele clara é de 15 a 20 minutos, três vezes por semana.

Para produzirmos a quantidade ideal de vitamina D, recomenda-se nos expormos aos raios solares, sem protetor solar, por pelo menos 140 minutos por semana, sendo que esse efeito é acumulativo. Ou seja, podemos tomar 20 minutos de sol todos os dias ou 1h10 em dois dias da semana, por exemplo.

"Ela auxilia na absorção de cálcio a nível de trato digestório, auxiliando na formação e na manutenção de ossos e dentes. Também age no sistema muscular e imunológico, no processo de força muscular e resposta imunológica, respectivamente", conta o especialista.

A vitamina D está armazenada no tecido adiposo
Quem pensa que a vitamina D permanece no organismo até ao Verão seguinte, não pode estar mais enganado. Estima-se que a vitamina D permaneça no tecido adiposo entre três semanas e dois meses.

A deficiência de vitamina D causa cansaço, sono exagerado, enxaqueca e resfriados e gripes frequentes, as quais interferem na qualidade de vida. Da fadiga crônica surge a preguiça, frustração, desânimo e sensação de estar no piloto automático.

Infelizmente, nenhuma fruta contém vitamina D.
Basicamente, a vitamina D está presente apenas em alimentos de origem animal. A única exceção são os cogumelos1, que, assim como os humanos, conseguem sintetizar o nutriente quando ficam expostos ao sol.

A vitamina D só está presente em alimentos de origem animal, não sendo possível encontrá-la em fontes vegetais como frutas, verduras e grãos como arroz, trigo, aveia e quinoa.

O leite desnatado é um ingrediente que não só deixa a receita deliciosa como também mais nutritiva! Além de ser fonte de vitamina D, os minerais como cálcio e fósforo também estão sendo fornecidos.

Não há evidências de que tomar o suplemento pela manhã ou à noite seja melhor. Por isso, se você é uma pessoa que não sente fome pela manhã, por exemplo, é melhor deixar para ingerir o suplemento durante o almoço ou jantar.

O que fazer para recuperar a vitamina D
“Não é possível corrigir os níveis de vitamina D apenas por meio da alimentação. Os alimentos são responsáveis por apenas 10% da vitamina D presente no organismo e a suplementação contribui para normalizar os níveis dessa vitamina”, finaliza Albano.

Para aumentar os níveis de vitamina D, é indicada a exposição ao sol de braços e pernas antes das 10 horas da manhã, durante 15 a 20 minutos, três vezes por semana, sem protetor solar, pois fatores de proteção acima de 8 já impedem a produção do nutriente pela pele, segundo Cristiane Perroni.

Certifique-se de evitar doses excessivas de vitamina D. Geralmente, para pessoas com níveis adequados de vitamina D, tomar suplementos de 4.000 UI ou menos por dia é considerado seguro. Os profissionais de saúde podem prescrever suplementos de vitamina D para pessoas com insuficiência ou deficiência.

As evidências são positivas! Estudos identificaram que a vitamina D emagrece ao colaborar com a liberação de leptina. O hormônio, que controla a saciedade, não atua efetivamente sem a presença da vitamina D. Outras análises apontam a obesidade como uma causa da deficiência do nutriente.

A deficiência de vitamina B12 gera, por exemplo, cansaço, falta de ar, tonturas e palidez da pele.

Eles descobriram que a deficiência de vitamina D estava presente em pacientes com depressão e transtornos de pânico. Os resultados do estudo afirmam que as pessoas deficientes em vitamina D estão em maior risco de desenvolver depressão mais tarde na vida.

Segundo a nota publicada pela Sociedade, até então o valor normal era acima de 30 ng/mL. Porém, atualmente estão sendo aceitos valores a partir de 20 ng/mL. Ainda segundo o comunicado, pacientes que estão entre as dosagens de 20 a 30 ng/mL não necessitam de reposição da vitamina.

Não. Tomar sol é uma das principais formas de obter vitamina D no organismo. Alguns alimentos, como peixes gordurosos e óleo de fígado de bacalhau, possuem níveis desse nutriente. Incluí-los na dieta é uma boa ideia.

Top 10 Melhores Vitaminas D

  • Vitamina D-3 2000iu – Immuno Day.
  • Vitamina D-3 2000iu – Now foods.
  • Vitamina Ultra D3 2.000ui – Vitgold.
  • Vitamina D3 2000ui – Performance Nutrition.
  • Vitamina D 2000UI – Sundown Naturals.
  • VITAMINA D3 2000 ui – SINERGY.

suco de laranja

Qual suco posso tomar para reforçar a vitamina D? Uma excelente alternativa é consumir suco de laranja, preparado de maneira simples, com água e uma quantidade reduzida de açúcar. Além da laranja, outros alimentos que podem te ajudar com este tema são: ovo, bife de fígado e salmão.

A resposta a reposição da vitamina D varia de indivíduo para indivíduo. No caso da deficiência, o esquema preconizado é uma dose de ataque de 50.000UI/semana durante seis a oito semanas, seguida de reavaliação da dosagem no sangue.