O que acontece com o corpo quando a gente dorme?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Enquanto dormimos, além de haver uma diminuição do ritmo cardíaco, a respiração fica mais lenta e mantém-se regular. Uma das principais funções do sono é economizar energia. É por isso que a temperatura do corpo diminui até 10%.

Conforme explica o médico, durante o sono a temperatura corpórea cai naturalmente para 1 grau a menos do que o normal. Em um clima mais frio é possível manter a temperatura nesse índice, o que contribui para uma boa noite de sono. Por outro lado, no calor fica mais complicado manter a temperatura corpórea baixa.

O que acontece é que, durante a noite, o nosso corpo fica menos exposto ao que pode ocasionar um espirro, mas o cenário pode mudar caso esteja em um ambiente repleto de sujeira, tendo em vista que a respiração continua normalmente neste período do dia.

Sim, a alma pode deixar o corpo momentaneamente e voltar depois. Há uma série de questões de “O Livro dos Espíritos” que tratam dessa questão. Os benfeitores explicam que, durante o sono, por meio do sonambulismo ou pela mediunidade, um Espírito encarnado é capaz de se desdobrar.

O cérebro cumpre dois processos corporais durante o sono: um deles alerta, o outro insiste no sono. Isto depende de duas hormonas: a melatonina (do sono) e a orexina (a que desperta). Aos 20 anos, a orexina não se sobrepõe à melatonina até meados de manhã.

Acredita-se que o sono REM desempenha um papel fundamental no processamento de experiências emocionais da vida acordada, contribuindo fortemente para a consolidação da memória emocional, segundo diz o artigo O papel funcional do sonho nos processos emocionais, uma revisão da literatura acadêmica publicado na revista ...

Em entrevista à revista New York, Natalie Dautovich, professora de psicologia e porta-voz da National Sleep Foundation, dormir com os pés descobertos ajuda a evitar o excesso de calor no corpo, fator que atrapalha o descanso. A explicação, segundo a especialista, estaria na conexão entre o sono e a temperatura.

Ou seja, existem crenças que vão mais longe e acreditem que dormir com os pés virados para a porta atrai, de alguma forma, a morte. Voltando ao feng shui, os especialistas nesta prática de bem estar acreditam, também, que ter a cama nesta posição é desfavorável à circulação de energias.

Pesquisas mostram que o cérebro é capaz de processar informação e se preparar para ações durante o sono, tomando decisões efetivas enquanto inconsciente.

Uma pessoa dorme em média 1/3 de sua vida.
Isso quer dizer que, se uma pessoa viveu 80 anos, ela dormiu cerca de 26 anos.

Segundo pesquisadores americanos, a alma humana estaria localizada no cérebro.

Sem dúvidas esse é um sonho que tira o sono de qualquer um, mas fique tranquilo. Sonhar com a própria morte é um bom agouro. Significa que você entrará em uma nova etapa da sua vida. Mudanças estão por vir.

A despersonalização é um transtorno que faz com que um indivíduo tenha sua percepção sobre si mesmo alterada. Caracteriza-se por sensações de irrealidade, apatia, amnésia, impressão de que está separado do corpo, perda do controle, ataque de pânico, depressão, ansiedade, sono, estresse, cansaço e outros.

Como a paralisia do sono acontece
Quando dormimos, o cérebro desativa algumas de nossas funções motoras para evitar que nos movimentemos durante a noite, especialmente enquanto estamos sonhando – o que poderia resultar em ameaças a nós mesmos, como acontece com os sonâmbulos.

Durante a noite, o fluxo sanguíneo no cérebro aumenta e as células cerebrais diminuem de tamanho. Isso acontece para permitir que substâncias nocivas acumuladas durante o dia possam ser eliminadas. Uma delas é a beta-amilóide, que também é conhecida como “proteína do Alzheimer”.

O melhor desempenho físico, em geral, é atingido entre 16h e 20h", diz Louzada. Os ciclos variam em cada pessoa e também de acordo com a idade.

Do ponto de vista da ciência, os sonhos são, em sua maioria, ligados a acontecimentos do nosso dia a dia. Quando possuem conteúdos desagradáveis, considerados pesadelos, sinalizam que passamos o dia ansiosos ou preocupados e, esses pensamentos negativos, resultam em instabilidade no sono.

Isto sugere que as pessoas que frequentemente se lembram dos sonhos podem dormir menos bem. Resumindo, o facto de uma pessoa se lembrar de um sonho não é indicativo de um sono de qualidade, podendo significar que simplesmente acordou na hora certa para se lembrar, o que pode estar associado a múltiplas doenças.