O que acontece com o corpo depois dos 35 anos?

Perguntado por: lconceicao . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

A perda de densidade óssea começa aos 30 e por volta dos 35 o seu corpo está a perder mais do que aquilo que consegue substituir. Também irá sentir uma redução do tónus muscular o que pode ter um efeito negativo na sua força e equilíbrio.

Com a alteração desses hormônios, há prejuízos na absorção de cálcio, resultando na perda de massa óssea, diminuição da massa muscular, redução da lubrificação da vagina e do desejo sexual. A alteração hormonal faz também com que as mulheres tenham mudanças no humor, podendo ter alguns sintomas depressivos.

A boa notícia, é que é possível brecar essa perda de massa mudando seu estilo de vida. E ainda, é possível sim ganhar massa muscular depois dos 30 anos tomando alguns cuidados.

A campeã de envelhecimento é, sem dúvida, a pele das mãos. Afinal, elas estão expostas a todas as circunstâncias e dificilmente são protegidas do sol com um bom bloqueador solar.

Segundo Dra. Carla, a pele já é madura a partir dos 25 anos, quando ela começa a perder o viço e elasticidade. Por isso, os primeiros cuidados com cremes anti-idade são recomendados já nessa idade.

Manter uma rotina de limpeza e hidratação diária também é fundamental e uma dica de ouro de como deixar o rosto mais jovem. Maquiagem, poluição e outros fatores externos, como a incidência de luz solar, são atributos que interferem na saúde e na textura da pele.

A velocidade do envelhecimento do tecido cutâneo nada tem a ver com o fato de a pele ser mais ou menos oleosa, por isso a afirmação "pele seca envelhece mais rápido que pele oleosa" não passa de um mito.

Aparentar ter mais idade seria causado, em parte, por uma variação genética, explica um estudo divulgado nesta quinta-feira e que estabelece, pela primeira-vez, um vínculo entre a percepção do envelhecimento e um gene específico.

Como resultado, algumas mudanças podem começar a ser observadas, como desaceleração do metabolismo, perda progressiva de massa muscular, redução na produção de colágeno, aumento do apetite, tendência ao acúmulo de gordura, aumento ou diminuição do fluxo menstrual, alterações de humor e líbido”, afirma a ginecologista.

As meninas costumam iniciar a puberdade entre os 8 e 13 anos de idade. Ao final desse período, por volta dos 18 anos, a maturação sexual está completa. É nesse momento que podemos observar, além do desenvolvimento físico, o amadurecimento mental e social dos indivíduos.

A média é de 3 a 6 meses para alcançar um físico definido e magro. Contudo, esse tempo varia de acordo com o seu biotipo, a sua carga genética e se você está ou não com sobrepeso.

A força muscular máxima é alcançada por volta dos 30 anos e mantém-se mais ou menos estável até a quinta década de vida, quando o declínio se inicia. Entre os 50 e 70 anos, existe uma perda de aproximadamente 15% da força muscular por década e, após os 70, a redução da força muscular passa a ser de 30% em cada 10 anos.

A perda de massa muscular é um evento natural que acontece com o envelhecimento. O evento é conhecido como sarcopenia, uma síndrome caracterizada pela redução de força e massa muscular. Ela pode se iniciar a partir dos 30 anos, e aos 50 anos ela se intensifica.

Ganhar massa muscular depois dos 30: aposte nas proteínas
De fato, a proteína é o nutriente fundamental tanto para o crescimento quanto para a recuperação dos músculos. Veja exemplos de alimentos ricos em proteína: Proteína animal: carne de vaca, carne de frango, peixe, salmão grelhado, queijos, ovos, laticínios.

Graças ao avanço da neurociência, entretanto, foi descoberto que o cérebro é o órgão humano que menos envelhece. Só que isso não minimiza a necessidade de cuidados e hábitos capazes de cooperar na diminuição desse desgaste.

Assim, para evitar o envelhecimento precoce e manter a pele do rosto e corpo mais firme e e hidratada por mais tempo, é recomendado focar em atitudes como ter uma alimentação rica em vegetais, beber muitos líquidos, sempre remover a maquiagem e fazer limpeza e tratamentos de pele, por exemplo, pois além aumentarem os ...

Descubra quais agentes podem alterar a qualidade da pele
- Extrínsecos ou externos: o principal deles é a exposição à radiação ultravioleta. Além disso, a poluição, a má alimentação, o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas em excesso também colaboram.

Em geral, os rostos que têm uma estrutura óssea muito angulosa, com maçãs e o ângulo da mandíbula muito marcados, "tendem a envelhecer melhor, porque têm uma estrutura óssea mais forte". Embora a reabsorção óssea ocorra tanto nos homens quanto nas mulheres, o impacto no rosto delas tende a ser mais visível.

As Linhas e marcas de expressão são os primeiros sinais que a sua pele está envelhecendo. Começam a surgir entre os 20 e 30 anos, pois é nessa idade que começamos a parar de produzir colágeno e a perder substâncias responsáveis pela firmeza e elastina da pele.