O que acontece com o corpo depois de tomar refrigerante?

Perguntado por: imachado7 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Os refrigerantes podem levar a um aumento gradual da pressão arterial, especialmente devido as suas elevadas quantidades de sódio e de cafeína. Além disso, vários estudos indicam que o consumo excessivo de frutose, que é o açúcar presente nos refrigerantes, também é uma das principais causas de pressão alta.

Depois de seis meses, todos os três grupos haviam perdido, em média, de 2kg a 2,5kg Os dois grupos que cortaram as bebidas açucaradas, no entanto, foram mais propensos a perder ao menos 5% de seu peso inicial: isso ocorreu com 20% deles, contra 11% no grupo que recebeu apenas orientações sobre emagrecimento.

1º lugar: Refrigerante Diet
Segundo a nutricionista, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet.

Profissionais de saúde afirmam que ao beber um copo de 200 ml precisa é preciso beber 32 copos de água para reequilibrar o pH do seu corpo. Uma lata de refrigerante contém 320 ml e cerca de oito colheres de chá de açúcar. Isto equivale a 11 vezes mais do que se deve consumir diariamente.

Ainda, o refrigerante orgânico tende a ser mais saudável por não conter nem açúcar refinado, nem sódio em sua composição. Esses componentes, quando consumidos em excesso, podem trazer graves problemas de saúde, como obesidade, diabetes, pressão alta e doenças do coração.

Consumo de refrigerante em excesso faz mal à saúdeO consumo não deve passar de dois copos por dia.

O consumo da bebida pode causar osteoporose? O consumo de bebidas gaseificadas ou com cafeína não enfraquece os ossos nem causa osteoporose.

Causas de gordura no rosto
Envelhecimento, ingestão de álcool e estresse aumentam o problema, fazendo com que ligamentos faciais, cujo trabalho é segurar as bolsas de gordura no lugar, enfraqueçam. A gordura se reloca, causando dobras proeminentes e um queixo duplo.

“A Coca-Cola é, sim, capaz de causar dependência química e psicológica. A cafeína atinge o sistema nervoso, deixando a pessoa mais agitada, enquanto o açúcar desencadeia um efeito energético.

Portanto, consumir refrigerante diariamente e, principalmente, em alta quantidade pode ocasionar diversos males à saúde, como: obesidade, diabetes, hipertensão, cáries, gastrite e até mesmo câncer.

Embora saiba que o hábito não é nada saudável, ainda assim nunca conseguiu se livrar dele. É bom lembrar que o refrigerante possui uma grande quantidade de açúcar e sódio, uma combinação perigosa, já que em excesso eles podem causar diabetes e problemas relacionados à pressão alta.

Vale esclarecer que, na verdade, o refrigerante zero tem quantidade de sódio ainda maior que o convencional. Ou seja, apesar de algumas pessoas acreditarem que os refrigerantes zero têm o objetivo de serem mais saudáveis, eles continuam sendo ruins para a nossa saúde.

Experimente uma alternativa ao refrigerante

  1. Água com gás com infusão. Adicione fatias de suas frutas favoritas na água com gás para um delicioso substituto de refrigerante;
  2. Chá verde com gás. ...
  3. Kombucha. ...
  4. Água com hortelã e pepino. ...
  5. Chás de ervas ou de frutas. ...
  6. Água de coco.

Equivalências: 1 LITRO – equivale a 6 xícaras de chá (150ml) ou 4 copos (250ml)

Nossa meta era de que, até 2020, chegássemos à utilização de 1,68 litro de água para a produção de 1 litro de bebida. Porém, em 2018, não só atingimos como superamos a meta, com o índice de 1,64 litro de água utilizado para a produção de 1 litro de bebida.

Assim, é importante que a criança entenda que 1 litro equivale a 1000 ml. Para facilitar a relação, antes da atividade, utilize recipientes de 1 litro e copos de 200 ml, demonstrando que são necessários 5 copos de 200 ml para termos 1 litro.

Água gaseificada, extrato de noz de cola, cafeína, aroma natural, corante caramelo IV, acidulante ácido fosfórico, edulcorantes ciclamato de sódio (27mg), acesulfame de potássio (15mg) e aspartame (12mg) por 100ml, conservador benzoato de sódio e estabilizante citrato de sódio.

Os casos mais preocupantes foram o da Sukita Zero, que tinha 20 microgramas, e o da Fanta Light, com 7,5 microgramas. Os outros cinco produtos estavam abaixo desse limite. São eles: Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita.

“Beber refrigerante piora as úlceras estomacais porque essa bebida aumenta a produção de ácido clorídrico, prejudicando a cicatrização das úlceras. Além disso, trata-se de um líquido gasoso, que causa distensão gástrica e dispepsia (dor e sensação de peso no estômago)”, explica a gastroenterologista Amanda Medeiros.

Quando a cafeína está presente em grande quantidade, ocorre um aumento na diferenciação de osteoclastos, e com isso um aumento significativo na reabsorção óssea. Como consequência, temos uma redução da massa óssea e o aumento do risco de fraturas”, detalha.

Um dos riscos do consumo exagerado de refrigerante é a obesidade, que está relacionada com problemas graves de saúde, tais como câncer e diabetes.