O que acontece com o corpo com a falta de carboidratos?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 13 votos

Eliminar totalmente os carboidratos da dieta pode causar sintomas como dores de cabeça, falta de energia, alterações de humor, dificuldade de concentração e ansiedade. O déficit do nutriente pode levar o indivíduo a consumir mais proteínas que o recomendado para promover a saciedade.

Função energética: Os carboidratos são utilizados pelas células para a produção de ATP, fornecendo, portanto, energia para a realização das atividades celulares.

Cortar o carboidrato da dieta é uma das formas de acelerar o processo de emagrecimento. Entretanto, esse é um nutriente importante e a interrupção abrupta do seu consumo ou feita de forma errada pode comprometer os resultados.

Entre os alimentos ricos em carboidratos complexos estão alimentos integrais, batata doce, batata inglesa, aveia, grão de bico, castanhas, inhame, mandioca, mandioquinha, lentilha, amendoim, cenoura e beterraba. Alimentos como a batata e a batata doce são ótimas fontes de carboidratos complexos.

Opções de café da manhã

  • Pão com queijo low carb. Existem diversas receitas de pães low carb para substituir o tradicional pãozinho pela manhã. ...
  • Iogurte natural com granola. ...
  • Crepioca low carb. ...
  • Creme de abacate. ...
  • Pão rápido de abóbora. ...
  • Pudim de coco e chia. ...
  • Omelete com queijo e espinafre. ...
  • Ovos mexidos com tomate.

Veja abaixo alimentos que não devem ser requentados. Arroz: a situação fica mais perigosa quando ele não é cozido integralmente e alguns grãos permanecem crus. Isso, associado a uma temperatura morna, aumenta o risco de contaminação por uma bactéria conhecida como Bacillus cereus, que possui rápida proliferação.

Alguns exemplos são as sementes de linhaça, aveia, gérmen de trigo, brócolis, abacate, maçã com casca, chia, banana, laranja, lentilha, feijão etc. Coloque esses alimentos no seu cardápio e você terá excelentes aliados para secar a barriga.

Os monossacarídeos são carboidratos simples, não sofrem hidrólise, como a glicose, a frutose e a galactose. São encontrados, principalmente, em frutas, no mel e no leite. Os monossacarídeos são os principais responsáveis pelo sabor doce dos alimentos.

O corpo armazena carboidratos em três lugares: no fígado, nos músculos (glicogênio) e no sangue (glicose).

Além da responsabilidade de liberar a glicose, o carboidrato disponibiliza energia para as células. Isso por se tratar da primeira fonte de energia celular e também por fazer manutenção glicêmica e metabólica para o perfeito funcionamento do corpo humano.

O ideal é reduzir seu consumo, cortando os carboidratos simples (açúcar, batata inglesa, arroz branco) e as farinhas refinadas, que aumentam a taxa de glicose no sangue, sendo os principais responsáveis pelo acúmulo de gordura no corpo.

A ingestão diária recomendada de carboidratos entre homens e mulheres é de aproximadamente 45-65% de sua ingestão calórica. Se você fizer uma dieta de 2.000 calorias, por exemplo, isso significa que você pretende consumir aproximadamente 225 a 325 gramas de carboidratos por dia.

Consumir uma preparação que contenha proteína, ou seja, carne vermelha, frango, peixe ou leite e derivados, ajudará a diminuir a sua carga glicêmica, fazendo com que não haja pico de insulina no sangue e, consequentemente, fome mais rápido, assim como o desejo de comer carboidratos.

Banana

1 – Banana
Não importa se é nanica, prata, da terra ou ouro, a banana é uma das frutas mais ricas em carboidrato. Uma de tamanho médio oferece 26,95 g da substância.

E quem deseja uma opção ainda mais saudável para o café da manhã pode apostar nos tubérculos para complementar essa refeição. Opções como batata doce, inhame e aipim (mandioca ou macaxeira) são alguns exemplos de alimentos que podem fornecer carboidratos complexos, vitaminas, minerais e antioxidantes.

Sugestão da nutricionista para um sanduíche saudável: frango desfiado, alface, cenoura ralada e um fio de azeite de oliva extravirgem. De acordo com a nutricionista, todos os tipos de raízes e tubérculos, como batata doce, batata baroa, inhame, aipim e inhaminho são indicadas para substituir o pão.