O que acontece com o corpo após o desmame?

Perguntado por: icaetano . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Como o leite já não é retirado com regularidade, as glândulas mamárias distendem e a produção de leite diminui gradualmente. As mamas tornam-se ingurgitadas com a compressão dos vasos sanguíneos, restringindo o fluxo de sangue e de oxitocina para as células mioepiteliais.

Na mãe, o desmame abrupto pode precipitar ingurgitamento mamário, bloqueio de ducto lactífero e mastite, além de tristeza ou depressão, por luto pela perda da amamentação ou por mudanças hormonais.

Sim, é isso mesmo! Enquanto a amamentação ajuda a perder os quilos, parar de dar o peito pode colaborar com o aumento de peso. Isso acontece porque, durante o aleitamento, o gasto calórico aumenta bastante: são de 900 a mil calorias que vão embora por dia. Afinal, para produzir tanto leite é preciso muita energia.

Além de consumir alimentos ricos em fibras, a dieta pós-parto também deve ter vitaminas, ferro e minerais. “O segredo é evitar industrializados, ultraprocessados, açúcar, gorduras ruins e calorias vazias. Encha o prato de alimentos naturais e nutritivos, depois fracione as refeições adequadamente”, aconselha Berkowitz.

O desmame, enquanto perda do objeto mítico de satisfação (seio materno) assume importância à díade por confrontar o bebê com perdas necessárias à conquista progressiva de laços sociais, enquanto para a mãe expressa a retomada de aspectos constitutivos da sua própria sexualidade - considerando-se as repercussões na ...

Puerpério é o período que se inicia logo após o parto. Entre 45 e 60 dias, o corpo da mulher passa por transformações para retomar ao seu estado anterior, antes das transformações causadas pela gestação. Esse tempo pode ser mais longo em mulheres que amamentam por um período maior.

O problema é que muitos pacientes acabam se sentindo desestimulados por causa desses efeitos adversos e interrompem abruptamente o tratamento, sem consultar o médico especialista. O que pouca gente sabe é que essa classe de medicamentos demora, em geral, de 4 a 6 semanas para começar a fazer efeito.

Realizar o desmame de forma abrupta não te fará bem, pelo ingurgitamento, dor e até infecção, e também não fará bem ao seu bebê, que sentirá a mudança. Caso esse processo seja feito muito rapidamente, a criança pode sentir e refletir isso em seu comportamento, com ansiedade, raiva, despertares.

Não passe alimentos amargos ou azedos nos seios
Um truque usado para o desmame é usar substâncias com sabores ruins nos seios para afastar a criança. Porém, isso não é adequado já que o bebê tem o momento da amamentação como algo prazeroso e uma mudança abrupta pode causar traumas no pequeno.

Aqui estão mais alguns benefícios que a abordagem de desmame conduzido pela criança oferece ao seu bebê:

  • Controle total da alimentação;
  • Desenvolvimento de habilidades motoras;
  • Alimentação autorregulada;
  • Diminuição do risco de comportamentos obesogênicos (hábitos que podem estimular o excesso de peso).

Apesar de a amamentação contribuir para a perda de peso no pós-parto, sozinha ela não é garantia de emagrecimento. Por isso, se você alimentar bem, de forma saudável e praticar exercícios, o seu corpo irá se adequar às novas mudanças e ajudará no retorno ao peso que você deseja.

Algumas formas de fazer o desmame gentil são:

  1. Diminuir a quantidade das mamadas. ...
  2. Diminuir a duração das mamadas. ...
  3. Pedir para outra pessoa dar as refeições ao bebê ...
  4. Não oferecer a mama. ...
  5. Dar suporte emocional à criança.

Conclusão: amamentar realmente emagrece. A mulher que amamenta seu bebê exclusivamente no peito pode perder até 500 gramas por mês, voltando rapidamente ao corpo que tinha antes de engravidar.

A relactação é empregada para possibilitar a alimentação do bebê quando a amamentação não pôde ser realizada inicialmente. “É o caso dos bebês prematuros, que não puderam ser amamentados logo ao nascimento", explica a médica. Outra indicação é para quando, por questões de saúde, as mães tiveram que parar de amamentar.

Em suma, de acordo com estudos realizados pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, comprovaram que o ato de amamentar emagrece porque a produção de leite no organismo ocasiona em uma grande quantidade de queima de calorias.

Depois do parto, as tentativas de perder peso podem ser prejudicadas pela falta de exercícios e também pela falta de sono. A pesquisa também mostrou que o peso de uma mulher um ano depois do parto é um forte indício de como será seu peso 15 anos depois.

Voltar amamentar depois de ter parado totalmente não é fácil, mas com determinação, paciência e muito amor é possível sim.

Pegue-o no colo, conte uma historinha na hora de dormir, dê a comida, assista ao lado dele o seu desenho preferido, e reinvente novos momentos. Novos caminhos, novas necessidades físicas e emocionais, novas “criações”.

A amamentação prolongada não é ótima apenas para o bebê - é excelente para você também. Continuando a amamentar depois dos seis meses, você diminui para a vida toda o risco de desenvolver doença cardíaca,27 diabetes tipo 228 e câncer de mama,29 ovários30 e útero".