O que acontece com o cérebro quando aprendemos um novo idioma?

Perguntado por: dilha3 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Um dos maiores benefícios para o cérebro em aprender um idioma é que a memorização da gramática e do vocabulário, bem como o aprendizado de novas regras possuem efeitos positivos na retenção cognitiva diária. Assim como exercitar o corpo, treinar o cérebro oferece benefícios consideráveis à saúde.

Uma pesquisa feita com 172 hiper poliglotas constatou que o cérebro consegue manter, em média, entre 5 a 9 línguas ativas na área da memória. As outras informações ficam guardadas em outras áreas, como se fossem arquivos de computador.

As pesquisas sobre como as pessoas multilíngues fazem malabarismo com mais de um idioma em suas mentes são complexas, e às vezes, contraintuitivas. O que acontece é que quando um indivíduo multilíngue quer falar, os idiomas que ele conhece podem estar ativos ao mesmo tempo, mesmo que apenas um seja usado.

Os 5 idiomas mais fáceis de aprender

  • Inglês.
  • Francês.
  • Espanhol.
  • Italiano.

Aumenta a inteligência
Aprender outro idioma também ajuda a despertar a criatividade do aluno. Inclusive, auxilia o cérebro a processar informações sensoriais, o que quer dizer que o indivíduo pode estar mais sintonizado com seu ambiente e captar informações, de modo mais ágil e atento.

Infelizmente, isso ainda não demonstra que seja possível aprender alguma coisa do nada durante o sono. Inclusive, para a memorização efetiva durante a noite é preciso que tenhamos tido um contato prévio enquanto acordados com o conteúdo que desejamos aprender.

Um levantamento realizado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), e publicado na revista Cognition, aponta que a idade ideal para o aprendizado de uma segunda língua é por volta dos 10 anos.

Aprender uma língua só ouvindo é um processo frustrante. Aprender uma língua só ouvindo é mais eficiente se a língua alvo é similar à sua nativa (Por exemplo: seria mais fácil aprender espanhol dessa forma do que inglês). O aprendizado ativo é muito mais recomendado do que apenas ouvir.

Além de conseguir integrar-se a outras culturas e países, saber uma língua diferente oferece a possibilidade de acessar conhecimentos acadêmicos, como materiais e textos em idiomas estrangeiros. Ou até mesmo, a possibilidade de assistir a uma palestra ou fazer um curso online em uma universidade renomada.

Para ser considerado um é necessário dominar vários idiomas, sabendo ler, escrever, falar e compreender todos eles. As pessoas que possuem estas habilidades também são chamadas de plurilíngues ou multilíngues.

Especialistas afirmam que aprender uma segunda língua torna a criança mais inteligente e faz com que as habilidades cognitivas dos pequenos sejam melhores. Além disso, aprender inglês desde cedo faz com que a criança seja mais criativa em suas tarefas, contribuindo para o desenvolvimento dela.

Confira a seleção abaixo com os idiomas mais difíceis do mundo para brasileiros!

  • 6 – Russo. Esse idioma europeu com cerca de 166 milhões de falantes nativos faz parte da ramificação leste da família eslava. ...
  • 5 – Vietnamita. ...
  • 4 – Coreano. ...
  • 3 – Japonês. ...
  • 2 – Mandarim. ...
  • 1 – Árabe.

De acordo com o britânico, uma pessoa consegue falar de 50 a 100 línguas, mas o mais comum é que sejam aprendidas, no máximo, seis.

“Um hiperpoliglota é alguém que fala mais de seis línguas.”

Manter a mente ativa aprendendo e aprimorando outro idioma é um grande exercício de prevenção e ainda te traz grandes oportunidades na vida pessoal e profissional. Além de te ajudar com a concentração, te trazer mais segurança e melhora diversas outras funções mentais.