O que acontece com o celular quando o IMEI é bloqueado?

Perguntado por: iibrahim . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

O bloqueio de IMEI (International Mobile Equipment Identity) impede que um celular perdido ou roubado acesse as redes móveis. No entanto, caso você recupere o aparelho, é possível desbloquear o IMEI para remover as restrições e voltar a utilizar o seu smartphone normalmente.

Não, alterar o número IMEI não desbloqueará o número, pois a única operadora é capaz de fazer isso. Se seu número for bloqueado após a ativação, você pode chegar à operadora para onde está bloqueado. O número IMEI original é obrigatório para desbloquear o telefone, pois seu hardware é codificado no telefone.

Quanto custa para desbloquear o IMEI de um celular? Não há nenhum custo para desbloquear o IMEI de um celular previamente bloqueado por perda ou roubo.

Parte 2: Alterar o Número IMEI do Android Sem Root

  • Acesse o módulo das Definições no seu celular Android.
  • Localize e pressione na opção Salvaguardar e Restar.
  • No menu seguinte, localize e pressione em Resetar Dados de Fábrica .
  • Na nova notificação clique em Criar Novo (aletório) Android ID.

Clientes de telefonia podem pedir que as operadoras Claro, Oi, TIM, Vivo façam o bloqueio do celular. O procedimento depende da tecnologia GSM e ocorre a partir do IMEI do smartphone, mesmo que a pessoa não o tenha em mãos.

Os sinais de que seu o número foi bloqueado por um contato

  1. 1º sinal: você recebe mensagens incomuns por seguidamente. Se você ligou para um número e recebeu como mensagem “esse número está indisponível” ou “temporariamente fora de serviço”, desconfie. ...
  2. 2º sinal: telefone não chama. ...
  3. 3º sinal: telefone sempre ocupado.

Não é possível rastrear um celular pelo IMEI. O código é utilizado pela operadora de celular só para realizar o bloqueio de rede de telefonia. Assim, o aparelho deixa de funcionar com chips da Claro, Vivo, TIM e qualquer outra empresa.

Para facilitar a recuperação dos itens, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) criou o sistema Alerta Celular em maio de 2021, com um banco de dados que agiliza na identificação de celulares recuperados em ações policiais.

Em caso de roubo, furto, perda ou qualquer motivo pelo qual o seu celular não está por perto, você pode acessar o código IMEI de forma remota.

Atenção! Não solicite o bloqueio do IMEI via online. Esta prática não é recomendada pela quantidade de fraudes existentes nesse sentido. Por isso, fale sempre com sua operadora para realizar essa ação.

Outro ponto importante é que muitos celulares possuem dois números IMEI. Um referente a cada slot de chip. Nesse caso, você deve fazer o bloqueio de ambos.

Se você tem dois números IMEI, o IMEI 1 geralmente estará pareado com o primeiro chip configurado no smartphone. Para confirmar, fale com sua operadora de celular. Se você tem um smartphone Pixel 3a ou mais recente, é possível usar dois chips: um físico e um eSIM.

toque na engrenagem de configurações; confira o IP exibido e depois toque em “Avançado”; clique em “Configurações de IP” e selecione “Estático”; digite o endereço de IP escolhido.

Faça o Boletim de Ocorrência
O primeiro passo é fazer o boletim de ocorrência online pelo crime de roubo de celular. O procedimento não garante que seu aparelho será recuperado, mas oferece ao dono do aparelho maior segurança caso o telefone seja usado de forma ilícita.

Isso quer dizer, na prática, que esse aparelho, uma vez bloqueado fica inutilizado. Qualquer chip de qualquer operadora que for inserido nesse aparelho bloqueado não vai funcionar. Acreditamos que essa medida vai ajudar a reduzir os índices de roubos e furtos de equipamentos de celular”, explicou.

O estudo do Sinditelebrasil detalha que celulares bloqueados servem apenas para proteger os dados do dono do aparelho. Mas os telefones continuam em funcionamento e têm apenas a linha suspensa. Dessa forma, o aparelho ainda pode ser usado para acessar a internet e aplicativos, bastando estar conectado a uma rede wi-fi.

Dessa maneira, todos os registros de conexão podem ficar disponíveis por até um ano e dois meses: uma conexão iniciada em janeiro de 2020 ficará registrada, no mínimo, até janeiro de 2021, ou março de 2021 se houver solicitação das autoridades.

Com o código de IMEI em mãos, o proprietário que teve seu aparelho celular roubado ou furtado, perdido ou extraviado, possibilita que a Polícia Militar tenha mais agilidade para bloquear o aparelho celular e, com o uso de aplicativos, rastreá-lo, facilitando assim sua localização e impedindo o uso por pessoas indevidas ...

O WhatsApp em si não oferece uma forma de rastreamento para aparelhos, mas existe uma alternativa para tentar fazer isso. A maneira de rastrear celular roubado pelo WhatsApp é através da localização em tempo real que você pode compartilhar nas conversas pelo aplicativo, seja com alguém ou em um grupo.

A resposta é “não”. É possível descobrir a localização aproximada do aparelho mesmo após o sistema ser “formatado” (redefinido para os padrões de fábrica). O procedimento, nesse caso, seria através do IMEI, o número único de identificação do aparelho que é fornecido às operadoras.