O que acontece com o cabelo se não usar protetor térmico?

Perguntado por: isalgado . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Nesses casos, como o cabelo entra em contato com altas temperaturas, os danos podem ser inevitáveis, causando frizz, ressecamento e quebra nas pontas. Por esse motivo, o uso do protetor térmico se faz necessário para manter as madeixas bem tratadas, intactas ou mesmo ajudar a modelar os fios.

A resposta é sim. Os Cremes para Pentear de DaBelle possuem ativos de proteção térmica para ferramentas de calor.

Uma das receitas de protetor térmico caseiro que mais se destaca é feita com a mistura de creme de pentear, água termal, óleo de argan e soro fisiológico. Essa misturinha é usada em um borrifador, tem validade de um mês e deve ser armazenada na geladeira durante esse período.

Como usar protetor térmico para cabelo
“Cabelos cacheados e crespos, geralmente, se dão bem com protetores térmicos antifrizz, que ajudam a proteger contra a umidade. Aposte nas versões em mousse e sérum”, explica Eron.

Você não é fã de deixar o cabelo secar naturalmente? É melhor repensar esse hábito: o secador, chapinha e outras ferramentas de calor - mesmo que ajudem a modelar os fios - podem ressecar e danificar o cabelo. Por isso, é sempre bom dar um descanso às madeixas e sair com elas ao natural, viu?

Antes de partir para a chapinha, é importante lavar e secar bem os fios - de preferência -, com o secador. Shampoos e condicionadores específicos para cabelo liso, como os da linha Liso e Solto, de Plant, ajudam a reduzir o frizz e a garantir maciez.

O uso pode ser diário? A regra em relação ao protetor térmico é clara: a aplicação do produto deve ser feita antes de usar qualquer ferramenta de calor. Se você faz uso diário de secador, chapinha, babyliss ou difusor, então, deve ser usado todos os dias. Caso contrário, não há necessidade.

"Para cabelos finos e ralos, os protetores térmicos em spray são as melhores opções para não pesar nos fios. Para cabelos cacheados, mais densos e volumosos, o ideal são os protetores térmicos com textura em creme, mousse ou óleo", explica.

Como explicamos aqui, chapinha é coisa séria, por isso nunca passe ela se os seus cabelos estiverem sujos, molhados ou com resíduos de produtos como o creme, por exemplo. Existem produtos específicos que pode passar nos fios e depois passar a chapinha, esses precisam possuir tecnologia termoativo.

Essa classe de cosmético possui princípios ativos que ajudam a reduzir o frizz, selam as pontas e, ainda, atuam como protetores térmicos, formando uma camada que alinha as cutículas capilares. O resultado de seu uso é um cabelo mais alinhado, com movimento e umidade.

Quanto tempo dura o efeito do protetor térmico no cabelo? O protetor térmico tem uma ação de cerca de duas horas.

A aplicação de óleo em cabelos molhados não proporciona tanto brilho, mas traz outros benefícios: ajuda no desembaraço dos fios e oferece proteção térmica antes do secador. Em cabelos secos, o efeito de brilho é maior e você terá uma melhor proteção contra frizz, raios UV e poluição.

Conheça as diferenças entre os protetores de cabelo. A principal função do leave-in é dar acabamento e tratar o cabelo enquanto esse está secando ou já seco mas, diferente do que algumas pessoas pensam, nem sempre esse produto tem proteção térmica.

Enquanto o termoativado é um tratamento que depende do calor, o protetor térmico, como diz o nome, é o produto que protege o seu cabelo dos danos do calor – opacidade, ressecamento e fios quebradiços estão entre eles!